Que você ama as raças de cachorro grande, pequeno, médio, de todo tamanho, isso a gente já sabe, afinal, você está aqui lendo esse texto.
Agora, se o seu coração bate mais forte por cachorros grandes e acha lindo quando toda aquela imponência e energia vem vindo em sua direção, pode comemorar. Você chegou no lugar certo. Ou melhor, no texto certo.
Preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber para cuidar muito bem do seu amigão.
Índice
Raças de Cachorro Grande
Antes de mais nada, precisamos dizer que existe um cachorro ideal para cada tipo de dono. Essa é uma máxima que acreditamos completamente.
Algumas pessoas, quando pensam em cachorro, criam logo na mente a imagem daquele mini serzinho que vive no colo e pode ser carregado até dentro da mochila.
Ao mesmo tempo, outras pessoas são simplesmente fascinadas pelo cachorros grandões. Adoram aquele jeito meio desajeitado quando eles correm, como se fossem destruir tudo pelo caminho. E, principalmente, todo o amor que eles demonstram.
Quem tem uma raça de cachorro grande sabe: o que eles têm de tamanho, eles têm de amorosos e parceiros dos seus donos. O seu jeitão divertido fazem com que, além de lindos, os cachorros grandes sejam a companhia ideal da família toda.
Fizemos uma listinha com as principais características dos cachorros de grande porte, que os tornam ainda mais apaixonantes:
- eles costumam ser mais dóceis, carinhosos e muito brincalhões. Quem tem cachorro grande sabe o cuidado e paciência que eles costumam ter com crianças, especialmente as menores.
- são muito obedientes e atendem aos comandos dos seus donos com mais facilidade que os cãezinhos menores. Por isso mesmo e também devido a uma aguçada inteligência, os cachorros de grande porte são mais facilmente adestrados.
- por terem normalmente mais energia, um cachorro grande costuma ser o seu companheiro ideal de aventuras. É aquele “cão pra toda obra”, seja para correr aos finais de semana, encarar um sábado de praia ou mesmo fazer uma trilha. Ele sempre vai estar disposto a te acompanhar.
- impõem respeito e são muito protetores. Não é à toa que os cachorros de grande porte costumam ser usados como cães de guarda. Eles farão tudo o que puderem para defender os seus donos.
Raças de Cachorro Grande: Cuidados com a alimentação
A indústria alimentar divide o porte dos cachorros em categorias, de acordo com o peso dos animais. Desta forma, são considerados grandes os cachorros que possuem mais de 25 kgs e gigantes aqueles animais que ultrapassam os 40 kgs.
Os cachorros de grande porte exigem um cuidado a mais com a alimentação, para garantir que, desde filhotes, eles recebam a quantidade de nutrientes necessários para o seu perfeito desenvolvimento.
Entretanto, é preciso ter atenção. Consumir a quantidade correta de nutrientes não significa se alimentar em quantidades exageradas.
Você sabia que, quando avaliamos a proporção do peso do animal em relação à necessidade diária de alimento ingerido, os cães pequenos precisam comer proporcionalmente mais que os cães de grande porte?
Além disso, para o seu amigão, o excesso de comida pode ser ainda mais prejudicial do que a falta, uma vez que contribui para aumentar a sobrecarga nas articulações, já comumente comprometidas nos animais grandes.
Qual a quantidade de comida ideal para as raças de cachorro grande?
A quantidade de comida ideal para o seu cachorro tem relação com o peso do animal. Deste modo, você poderá considerar como parâmetros médios os seguintes:
- Raças de Porte grande (animais que pesam de 25 a 40 kg): a ração diária deve corresponder a algo em torno de 280 e 400g, ou seja, entre 1200 e 1600 calorias diárias.
- Raças de Porte gigante (animais que pesam mais de 40 kg): nesse caso a ração deve significar entre 2000 e 4000 calorias, dependendo do peso e da atividade física do animal,. Isso significa algo em torno de 500 e 650g de ração por dia.
Ao mesmo tempo que esses parâmetros de quantidade diária ajudam a definir a quantidade de alimento que seu cachorro precisa, eles não devem ser considerados como números absolutos.
Isso porque, ao mesmo tempo que o porte e a raça influenciam no peso do seu animal, outros fatores super importantes também devem ser considerados na hora de calcular a quantidade de ração diária que seu animal precisa:
- idade: a fase em que o cachorro se encontra irá alterar a sua necessidade nutricional, interferindo na quantidade de comida que ele deverá receber para manter-se saudável.
- capacidade de reprodução: os animais que já passaram por um processo de castração gastam menos energia que os animais em fase reprodutiva, necessitando, portanto de uma menor quantidade de alimentos.
- grau de sedentarismo: assim como nós humanos, um cachorro que pratica muita atividade física necessita comer mais do que um cachorro sedentário, já que acaba gastando mais energia
Portanto, não esqueça de checar com o veterinário do seu pet qual a quantidade de alimento que deve ser oferecida ao animal.
E lembre-se de atualizar essa pergunta com o passar do tempo. Isso porque essa quantidade vai mudando à medida que o animal vai envelhecendo e adquirindo novos hábitos.
Atividade Física: cachorros grandes precisam se movimentar
Que todos os animais precisam se exercitar, você provavelmente já sabe. Mas, qual a quantidade de exercícios que o seu cachorro precisa para se manter física e psicologicamente saudável?
Você que ama as raças de cachorro grande já deve ter percebido que os animais de grande porte possuem uma necessidade ainda maior de praticar atividades quando comparados com cachorros menores.
Sim, eles precisam mesmo correr, extravasar toda a energia que eles têm de sobra. E esse é um tema que você não pode descuidar, para que seu cachorro não fique estressado.
Como ficar parado não é para essa turma, preparamos algumas dicas que você poderá adotar para garantir que seu cão está se exercitando adequadamente.
Passeios diários
Os cachorros de grande porte precisam, normalmente, sair para passear mais de uma vez por dia.
Você pode incluir no seu cronograma diário um passeio de manhã e outro à noite, quando chegar do trabalho, por exemplo.
Se a sua rotina de atividades não permitir sair mais de uma vez por dia, uma boa opção seria buscar ajuda de profissionais que passeiam com os cachorros. Isto é, os serviços de dog walker, cada vez mais comuns nas cidades brasileira
Brinquedos
A regra com os cachorros grandes é evitar o tédio, principalmente porque não queremos que eles comecem a destruir as coisas dentro de cada, por estarem incomodados com a falta de atividades.
Assim, espalhar brinquedinhos pela casa pode ser uma ótima alternativa para distraí-los durante o dia, principalmente se eles ficam sozinhos enquanto você trabalha.
O veterinário pode indicar quais os brinquedos que são seguros e recomendados de acordo com a idade do seu cão.
Corrida com o cachorro
Se você gosta de correr ou está querendo começar a praticar a atividade, saiba que pode ter a seu lado um excelente parceiro. Isso mesmo. O seu cachorro pode lhe acompanhar na corrida, o que fará muito bem para os dois. Ele, que manterá seu gasto de energia diário, e você que manterá a atividade física e a saúde em dia.
Mas, alguns cuidados devem ser respeitados. Converse antes com o veterinário para garantir que ele está apto fisicamente. Também é importante não descuidar da hidratação do seu amigo durante a corrida. Se você perceber no seu cachorro sinais de exaustão, faça pausas para que ele possa se recuperar.
Atividades ao ar livre
É importante que o seu animal tenha espaço para gastar energia. Dentro de casa ou do apartamento isso acaba sendo impossível e durante a rotina de passeios diários, o tempo pode não ser suficiente para que os cachorros brinquem o quanto precisam.
Por isso, inclua na agenda passeios semanais para lugares abertos, como parques ou praia, onde o seu cachorro terá espaço de sobra para correr e liberar a energia acumulada.
Nesses ambientes públicos não esqueça de usar a coleira, para garantir a tranquilidade das demais pessoas que frequentam o local.
Seja como for, o lado bom dessa história é que manter o seu cachorro ativo, como ele precisa, ajuda você também a afastar a preguiça e se manter em movimento, já que vai precisar de muito pique para acompanhá-lo.
Assim, diga adeus ao sedentarismo e deixe o seu cachorrão bem feliz. Ele certamente irá adorar fazer atividades físicas, principalmente, na companhia da pessoa que ele mais ama: você.
As raças de cachorro grande são agressivas?
Uma grande injustiça que cometem com os cachorros grandes é associá-los a temperamentos agressivos. Injustiça porque a maneira como um animal se comporta não é determinada pelo tamanho do cachorro.
Prova disso é que raças de cachorros grandes, como Golden Retriever e Labrador, por exemplo, costumam fazer parte de todas as listas que envolvam cães dóceis e amáveis.
Emílio Figueira, autor do livro Meu Pet no Divã, destaca que é mito achar que a raça pode interferir na agressividade de um cachorro.
Os estudos sobre comportamento animal mostram que a forma como um cachorro interage com o mundo está em grande medida associada à educação que este animal recebeu, bem como à genética do cachorro, que também tem influência no seu comportamento.
Além disso, uma série de fatores pode alterar o comportamento do seu animal, tornando-o mais agressivo, tais como:
- resposta defensiva a algo que ocorra perto do animal
- medo ou trauma anterior
- motivos territoriais
- stress
- alguma dor física
- ou uma combinação desses fatores.
Isso significa dizer que a forma como o cachorro responde une os impulsos naturais que esse animal já possui com o condicionamento criado pela maneira como ele foi tratado desde que era um filhotinho, bem como o que está ocorrendo no meio que o cerca.
Então, cachorros com respostas mais incisivas ao meio exterior, que sejam ensinados a “atacar” ao comando do dono, por exemplo, podem sim virar animais com atitudes mais violentas. Isso não significa que todos os cachorros dessa mesma raça, com históricos diferentes, se comportem da mesma forma.
Por esse motivo o adestramento dos animais é tão importante, uma vez que pode influenciar a forma como o seu animal irá se comportar ao longo da vida.
Principais doenças que os cachorros grandes sofrem
Os cachorros grandes, devido a seu porte físico e atividade física intensa acabam mais propensos a sofrer de determinadas doenças, quando comparados com cachorros menores.
Confira quais são as principais dificuldades relacionadas específicas às raças de cachorro grande:
- Dobermann: costumam sofrer de insuficiência cardíaca, principalmente quando ultrapassam os 8 anos de idade.
- São Bernardo: possuem dificuldades no sistema digestivo, principalmente a dilatação gástrica, causada pelo excesso de gases.
- Buldogue inglês: o porte físico pesado torna o acasalamento praticamente impraticável, assim como os partos precisam acontecer através de cesarianas, pois as fêmeas não conseguem parir naturalmente os seus filhotes.
- Dálmata: raça de cachorros que mais sofre de surdez, patologia que atinge quase 30% dos animais dessa raça.
- Rottweilers: 55% dos animais dessa raça chegam a sofrer de displasia nos cotovelos, deixando-os mancos.
- Golden Retriever: também são acometidos por displasia, principalmente nas patas traseiras, uma vez que o fêmur não se encaixa na bacia da forma que deveria.
Além dessas doenças, que aparecem com mais frequência em algumas raças específicas, observamos que muitos cachorros de grande porte podem desenvolver ao longo da vida doenças nas articulações.
Isso acontece porque os cachorros grandes costumam crescer muito rapidamente, o que acaba sobrecarregando as suas articulações durante o crescimento e o desenvolvimento do animal.
Isso acaba trazendo grande desconforto para o cachorro, como dores severas e dificultando os seus movimentos.
Dessa forma, para prevenir, a alimentação do animal deve ser bem equilibrada, uma vez que o sobrepeso e a obesidade, costumam seu umas das causas e acabam também agravando a dificuldade.
O tratamento normalmente envolve uma dieta específica, fisioterapia, medicamentos e até mesmo acupuntura para aliviar as dores. Nos casos mais graves a cirurgia pode ser a solução.
Tais doenças nas articulações aparecem com maior frequência em Pastores Alemães, Labradores, Dogues Alemães e Rottweilers.
Quer conhecer mais sobre as raças de cachorro de grande porte?
Quer conhecer melhor as características específicas do seu cachorro de porte grande favorito? Confira abaixo, no nosso guia de raças, tudo sobre o seu animal preferido.
Você encontrará a adaptabilidade de cada uma das raças ao espaço físico, a quantidade de energia, a necessidade de exercícios, aspectos psicológicos e muito mais.
- Greyhound
- Collie
- São Bernardo
- Pointer Inglês
- Pastor Australiano
- Malamute do Alasca
- Terra Nova
- American Staffordshire
- Labrador
- Mastim Napolitano
- Mastim Tibetano
- Weimaraner
- Dogue Alemão
- Fila Brasileiro
- Dogo Argentino
- Pastor Belga
- Cane Corso
- Akita
- Pastor Alemão
- Chow Chow
- Pitbull
- Bull Terrier
- Doberman
- Husky Siberiano
- Golden Retriever
- Rottweiler
Gostou? Comenta aqui embaixo qual das raças de cachorro grande é a favorita e o porquê. E continue acompanhando o Meu Amigo Pet para tirar todas as dúvidas sobre como cuidar do seu melhor amigo, mantendo-o sempre saudável e feliz.
Deixe uma resposta