A raça Greyhound é muito famosa por seus membros serem muito rápidos. Sabe aqueles cães de corrida que aparecem na televisão? Pois é, são eles! Olhar para um cão dessa raça correndo é incrível. Eles são tão velozes que saem do chão ao correr. Apesar de esbeltos, eles são muito fortes.
Mas, não se engane pensando que a única qualidade desses animais é a velocidade. Eles são também muito gentis e amigáveis. São muito apegados aos seus tutores, por isso são considerados ótimos companheiros. E isso se aplica também às crianças, com quem esses cães são muito cuidadosos e carinhosos.
Outro engano que muita gente comete é pensar que devido à sua agilidade esses cães são agitados. Mas pelo contrário, eles são geralmente tranquilos e apreciam muito passar horas deitados aos pés de seus tutores.
Além de tudo isso, esses cães são também muito inteligentes e obedientes. Por isso, são facilmente adestráveis.
Então, se você estiver pensando em arrumar um companheiro canino fiel, inteligente e carinhoso, o Greyhound pode ser o cão certo para você. Acompanhe esse material e conheça mais sobre essa raça incrível e peculiar!
Índice
- Principais Especificações
- Características da Raça Greyhound
- Cachorro Greyhound
- Historia do Greyhound
- Personalidade do Greyhound
- Saúde do Greyhound
- Cuidados com o Greyhound
- Alimentação do Greyhound
- Pelagem do Greyhound
- Greyhound – Cores
- Greyhound Filhote
- Greyhound Preço
- Perguntas frequentes sobre o Greyhound
- Fotos de Greyhound
Principais Especificações
Características da Raça Greyhound
Cachorro Greyhound
- Apesar de sua magreza, o Greyhound é muito forte e veloz;
- Além disso cães dessa raça podem apresentar problema genético que interfere na produção de miostatina, que faz com que o cão se torne excessivamente musculoso; Apesar de parecer que o cão será mais forte, isso não é bem verdade, visto que o músculo cardíaco sofre hipertrofia e acaba sendo prejudicado. Por isso esses cães tem a expectativa de vida reduzida.
- Talvez você já tenha visto por aí uma foto que circula de uma cadela dessa raça que tem o corpo extremamente forte. Ela ficou conhecida como “o cachorro bombado”;
- O Galgo Inglês geralmente é muito apegado ao seu tutor, mas ao mesmo tempo tem um instinto muito forte de fuga.
- Essa raça canina é a mais veloz do planeta e um dos animais mais rápidos entre todos os existentes;
- Sua forma física se assemelha aos campeões da velocidade, os guepardos. Mas enquanto o felino chega à uma velocidade de 115km/h, o cão chega à 68km/h.
- Aliás, o recorde de velocidade para essa raça pertence à um Greyhound de corrida, que ultrapassou a marca dos 72km/h;
- Devido à toda essa capacidade os Galgos foram selecionados durante toda a sua história para participar de corridas caninas, em que inclusive os homens apostam fortunas;
- No passado, o rei Henrique VIII adotou um Greyhound como símbolo pessoal, colocando o cão até mesmo no brasão da família York.
- O marido da rainha Victoria, príncipe Albert tinha um Greyhound preto e branco que era o seu cão favorito; O cão real era preto e branco e se chamava Eos. Ele foi criado pela família real desde os seus seis meses e, está presente inclusive em obras artísticas da família;
- Na Casa Branca também já ocorreu a passagem de um Greyhound. O 19º presidente norte americano Rutherford B. Hayes, foi por muito tempo tutor de um cão dessa raça que se chamava Grim.
Historia do Greyhound
Primeiramente, os primeiros cães do tipo do Greyhound de quem se tem registro são do tempo do Egito antigo, Grécia e Roma. Assim, o nome da raça deriva de “gradus” em latim que quer dizer “grau elevado”. A derivação pode vir também do grego “graius”.
A família dos cães Sighthounds foi a primeira do mundo à ter sido selecionada artificialmente pelo homem. Isso ocorreu para que esses animais fossem capazes de perseguir a caça, alcançando-a facilmente devido à sua velocidade.
Dessa forma, nasce o Greyhound como conhecemos atualmente, que foi o primeiro protótipo de sighthound. Os Galgos fizeram muito sucesso na Grã-Bretanha na época dos saxões em que esses cães eram apreciados tanto pela nobreza por sua capacidade de caça, quanto pelos plebeus por ser capaz de ajudar na captura de alimento.
Entretanto, no ano de 1014 foram estabelecidas leis florestais que impediam que os plebeu mantivessem a criação de cães Greyhound, a não ser que eles estivessem com problemas de locomoção. Dessa forma somente a nobreza poderia criar esses animais em suas florestas reais. Incrivelmente essa lei vigorou durante longos 400 anos.
Mas, mesmo após o termino dessa determinação, os Galgos continuaram sendo predominantemente cães pertencentes aos nobres. Isso porque começou a surgir a agricultura e também outros tipos de animais domésticos que seriam economicamente mais vantajosos. Então o cão veloz foi sendo deixado de lado.
O Greyhound e a nobreza
Na nobreza esses animais continuaram sendo muito queridos por sua capacidade de caça. E por volta dos anos 1800, foi o auge da raça porque a caça esportiva se tornou uma das práticas mais comuns entre os nobres.
Posteriormente, o Greyhound chegou ao Novo Mundo trazido da Europa por seus donos. No país eles começaram a se mostrar ótimos corredores de planície. Então, essa capacidade começou a ser cada vez mais explorada pelo ser humano, que inicialmente colocou o cão para correr em parques.
Mas algum tempo depois foram também criadas pistas específicas para que essas competições pudessem ser realizadas. Igualmente, Afim de estimular ao máximo a velocidade desses cães, foram criadas as iscas mecânicas que são muito utilizadas até os dias atuais.
Desde então a popularidade dessas corridas só aumentou e, esses animais começaram a ser cada vez mais selecionados para que fossem rápidos. Dessa forma, surgiram os cães que até hoje são imbatíveis no quesito velocidade.
Entretanto o ser humano não se limitou a explorar esses cães nas corridas e passou a fazer também com que eles participassem de rinhas. Então, a seleção artificial dos cães ganhou mais essa vertente, surgindo uma linhagem voltada para as brigas que era diferente daquela voltada para as corridas.
Personalidade do Greyhound
Apesar de uma linhagem desses cães ter sido selecionada para as brigas, de maneira geral o Greyhound é um cão carinhoso, meigo e muitas vezes até demasiadamente sensível.
Se engana quem imagina que esses cães são hiperativos, pois na verdade eles adoram ficar horas relaxando dentro de casa. Por isso geralmente a raça é comparada aos gatinhos domésticos. Aliás, muito apegados aos membros de sua família, os Greyhound são carinhosos e tranquilos com as pessoas.
Cães dessa raça possuem exímia inteligência, sendo capazes de aprender novos comandos de maneira rápida, sem maiores problemas. Eles geralmente estão dispostos a agradar o tutor, por isso são bastante obedientes.Dessa forma, adestrar o Greyhound é uma tarefa fácil se você tiver a paciência para fazer isso de forma tranquila e com muito carinho.
Aqui vale a pena ressaltar a importância de ensinar o seu cão a retornar até você quando ele é chamado. Isso porque os Galgos tem forte instinto de fuga e, se tiverem uma oportunidade com certeza saem correndo.
Assim, se o seu cão não for devidamente adestrado ele pode correr e devido à sua velocidade é possível que você não consiga recuperá-lo. Aliás, falando em corridas, essa prática esportiva pode ser uma ótima alternativa para entreter o seu Galgo e estreitar os laços de amizade e companheirismo entre vocês.
Mas, lembre-se de que esses cães se dão melhor em corridas rápidas, em que ocorre a explosão da musculatura.
O Greyhound com crianças, desconhecidos e outros animais
Com as crianças esse cão costuma ser muito paciente, cuidadoso e tranquilo. Mas os pequenos tem que saber respeitar os limites do cão.
Então, nada de deixar que brinquem de puxar o rabo e as orelhas do animal, por exemplo. O ideal é que as brincadeiras sejam sempre supervisionadas.
Com relação à pessoas desconhecidas, geralmente o cão Galgo as recebe muito bem. Assim, desde que o cão tenha sido bem socializado ele não deve ter problemas com as pessoas.
Por fim, com outros animais eles também costumam ser pacíficos. Entretanto devido à sua herança genética, o Galgo tem o forte instinto de perseguir sobretudo os animais menores.
Mas, isso pode ser facilmente resolvido com o adestramento que deve preferencialmente ser iniciado ainda nas primeiras semanas de vida do cão.
Saúde do Greyhound
Apesar de ser forte e resistente, o Greyhound pode ter algumas doenças que são frequentes na raça. Assim, é muito importante que você conheça cada uma delas e saiba como fazer a identificação dos sinais que indicam o seu aparecimento.
Veja a seguir quais são as principais e, caso perceba alguma coisa diferente em seu cão, leve-o imediatamente para uma consulta com o veterinário.
Torção Gástrica
Se você já viu um Greyhound , deve ter percebido como o seu tórax é bem marcado. Isso juntamente ao fato de o cão ser grande favorece muito a ocorrência da temida torção.
Entre as raças mais acometidas pela torção gástrica em cães podemos destacar:
Então, essa condição ocorre quando o cão se alimenta rapidamente de grandes porções ou faz atividade física após as refeições. Portanto, se a situação não for rapidamente identificada e o socorro do animal não for feito, dentro de algumas horas o cão pode ir à óbito.
Hemofilia
A hemofilia A é uma doença de característica hereditária que atinge muitos cães dessa raça. Isso faz com que eles sejam ainda mais sensíveis aos hormônios esteroides que lhes são fornecidos para que corram mais.
Então, essa condição é grave e se não for tratada desde cedo pode levar o cão à morte facilmente.
Fraturas, torções e luxações
Todo atleta está sujeito aos mais variados tipos de problemas ortopédicos e isso se aplica também aos cães. Por isso, é necessário ter muita atenção ao seu cão. Se ele começar a mancar ou tiver qualquer outra dificuldade de locomoção, é ideal que seja levado ao veterinário para que a condição seja investigada.
Além disso, vale dizer que a prevenção é a melhor opção. Assim, antes de expor o seu cão à atividades físicas de alta intensidade, faça todos os exames necessário para garantir que ele esteja apto à isso. Portanto, ao longo de toda a vida do animal o ideal é que esses exames sejam repetidos frequentemente.
Por fim, cuidando bem de seu Greyhound, com certeza ele terá uma vida longa, saudável e feliz ao seu lado!
Cuidados com o Greyhound
Se você tem ou deseja ter um cão Galgo precisa conhecer muito bem quais são os principais cuidados que animais dessa raça vão exigir de você. Então, veja aqui quais são eles e não se esqueça de coloca-los em prática com o seu amigão de estimação.
Atividades físicas
O Greyhound é um atleta nato que precisa de muito espaço para desenvolver suas atividades físicas diárias. Contudo, apesar de ele gostar de passar grande parte de seu dia relaxando tranquilamente, ele precisa caminhar, correr e pular livremente em alguns momentos de seu dia.
Por isso, além de disponibilizar ao cão espaço em sua casa, procure também leva-lo todos os dias para passear na rua. Mas não se esqueça de seu forte instinto de fuga. Então, jamais tire o seu cão da guia para garantir a sua segurança.
Escovação
Apesar da pelagem extremamente curta do Greyhound, os banhos frequentes e as escovações semanais são muito importantes para a sua higiene. Isso porque além de remover os pelos mortos, as escovadas levam embora também sujeiras que ficam aderidas à pelagem do animal.
Então, como os pelinhos do cão são muito curtos, prefira utilizar uma escova macia ou uma luva para fazer isso. Mas o ideal é que esse cuidado seja incluído na rotina do cão desde cedo, para que ele se acostume a isso e não fique agitado.
No mais, prefira escovar seu cão em momentos em que ele esteja mais preguiçoso e cansado.
Unhas
O Greyhound é um cão muito ativo, portanto as suas unhas costumam se desgastar sozinhas devido ao atrito com solos ásperos. Mas se por acaso você perceber que estão compridas, leve o cão ao pet shop ou veterinário para fazer o corte.
Dentes
Apesar de ser negligenciada por muitos donos, a saúde bucal dos cães é um cuidado muito importante que se deve ter com a sua saúde. Por isso, procure fazer a limpeza dos dentes do animal pelo menos duas vezes por semana com a ajuda de uma escova e pasta dental específica para cães.
Mas lembre-se de que assim como o cuidado com os pelos, a escovação dos dentes deve fazer parte da rotina do cão desde cedo para que ele se acostume à isso.
Orelhas
Os ouvidos do seu Greyhound devem ser verificados todas as semanas para garantir que não haja nenhum problema com eles. Sendo assim, se você notar algo diferente como cheiro forte ou vermelhidão, é ideal que procure um profissional para fazer exames específicos para o diagnósticos de infecções do conduto auditivo.
Além disso, é essencial que você mantenha as orelhas do animal sempre limpas. Para isso utilize uma gaze ou algodão com solução de limpeza específica. Então, lembre-se de fazer isso pelo menos uma vez por semana para evitar que bactérias e fungos se proliferem no local.
Alimentação do Greyhound
O Greyhound é um cão atleta que necessita dos nutrientes adequados para que seu incrível corpo e sua musculatura se desenvolvam de forma adequada. Dessa forma, a sua saúde e qualidade de vida são mantidos de modo que o cão cresça bem disposto, feliz e forte.
Então, você deve buscar por um alimento de boa qualidade, que contenha todos os nutrientes de que seu Galgo precisa.
Assim, o ideal é que você ofereça uma ração do tipo super premium, que apesar de ter um custo mais elevado, é capaz de proporcionar muito mais benefícios ao seu animal. As quantidades diárias variam geralmente entre 90 e 300g, dependendo da idade, peso e nível de atividade física do cão.
De maneira geral esses cães não precisam de outros alimentos além da ração, mas se você quiser, existem vegetais que podem ser incluídos em sua dieta. Mas, nesse caso é ideal que você consulte um veterinário para saber quais são ao mais indicados e as suas quantidades.
Por fim, lembre-se de que os cães possuem o organismo e metabolismo diferente do humano. Por isso existem alguns alimentos que não devem ser consumidos por eles, como por exemplo café, chocolate e tomate.
Pelagem do Greyhound
A pelagem do Greyhoundé muito curta e rente ao seu corpo. Por isso esses cães precisam de atenção em climas mais frios.
Assim, como não contam com a proteção de um casaco de pelos eficiente contra as baixas temperaturas, o Galgo tem que ter acesso à outra ferramenta para se aquecer.
Além disso, eles também não possuem uma grossa camada de gordura capaz de reter o calor do corpo. Então, tenha atenção ao seu cão no inverno.
Por fim, vale ressaltar que os cuidados com a pelagem são essenciais, mas para isso não se pode utilizar uma escova dura. Isso porque o objeto pode acabar ferindo a pele do animal pela falta de proteção da pelagem.
Greyhound – Cores
O Greyhound possui coloração variada, que pode ir desde o preto e branco até o tigrado ou ainda o cão totalmente branco.
Assim, apesar dessas serem as cores mais comuns, tons de azul, fulvo e castanho também são aceitos dentro do padrão oficial da raça.
Greyhound Filhote
Primeiramente, lembre-se da importância de adquirir cães de raça somente em canis especializados na reprodução da raça. Portanto, isso é muito importante devido aos problemas de origem genética que o Greyhound pode apresentar comumente.
Além disso, lembre-se de que o Galgo filhote necessita de cuidado e atenção de forma diferente com relação aos animais adultos.
A necessidade de fazer exercício físico é uma realidade em todas as fases da vida dos animais dessa raça, mas a intensidade deve ser ajustada. Então, como estão no auge do desenvolvimento, os filhotes precisam se exercitar diariamente, mas é recomendado que isso seja feito com menor intensidade.
Assim, enquanto pequenos os cães devem ser estimulados com brincadeiras, caminhadas e corridas leves. Dessa forma eles treinam a musculatura com menor risco de lesões. Portanto, lembre-se de levar o seu cão à locais seguros, onde não haja risco de ele se machucar ou ainda sair correndo em disparada.
Por fim, o adestramento do filhote é essencial principalmente para que ele aprenda a voltar sempre que foi chamado por você. Como o instinto de corrida e perseguição nessa raça é muito presente, o seu cão pode sair correndo e não voltar mais.
Então é muito importante que você se preocupe com isso desde cedo para que vocês não tenham problemas.
Greyhound Preço
Se você se interessou por essa raça veloz e incrível, deve estar querendo saber quanto terá que gastar se quiser adquiri um exemplar.
Esse valor varia muito levando-se em consideração os pais, o sexo do animal e algumas de suas características.
Mas, de maneira geral um filhote custa entre R$1.400,00 a R$5.000,00. Contudo, lembre-se de que preço não é tudo. Assim, o importante é adquiri um exemplar de canil confiável, que garanta a procedência e a saúde do animal.
Perguntas frequentes sobre o Greyhound
Veja quais são as principais dúvidas que as pessoas costumam ter sobre essa raça peculiar que é o Greyhound.
1 – O Greyhound é recomendado para apartamento?
Não. Apesar de serem tranquilos, esses cães precisam de espaço para se movimentar e se exercitar.
2 – A raça convive bem com as crianças?
O Greyhound tem muita paciência com os pequenos, mostrando-se ótimos companheiros para elas.
3 – O Greyhound lida bem com a solidão?
Esse cão costuma se apegar muito à sua família. Por isso quando são deixados sozinhos acabam se sentindo mal e começam a ter comportamentos característicos da ansiedade de separação.
E aí, você tem energia suficiente para acompanhar esse cão em suas corridas? Será que ele é o companheiro ideal para você?
Pense muito bem em todas as características do animal antes de levar um filhote para a sua casa. Mas se vocês realmente combinam com certeza serão ótimos amigos!
Larissa says
Onde eu compro no Brasil? Em SP especificamente, pois só acho canis especializados em whippet ou galgo italiano