O Labrador Retriever é com certeza um dos cães mais carinhosos e inteligente, caracterizando-se como o cão de companhia perfeito para qualquer família.
Apesar de ser um cão brincalhão, cheio de energia e ágil, ele também possui ótima capacidade de se adaptar à diferentes situações.
Por isso ele costuma ter uma ótima performance como cão de trabalho, resgate e também como cão-guia. Assim, como o Golden Retriever.
Além disso, esse cão se destaca também em competições esportivas e se mostra um exímio nadador.
Mas além de ter uma personalidade maravilhosa, esse cão é também muito belo e fofo. Assim, conquistam muita gente por onde passa.
Devido à união de todas as características positivas que um Labrador Retriever possui, a raça está entre as mais populares em diversos locais do mundo, incluindo o Brasil.
Se você estiver pensando em levar um cão dessa raça para a sua casa, conheça todas as suas características nesse artigo. Com certeza você irá se apaixonar ainda mais por essa que é uma das raças mais incríveis.
Índice
- Principais Especificações
- Características da Raça Labrador Retriever
- Cachorro Labrador Retriever
- História
- Personalidade do Labrador Retriever
- Saúde
- Cuidados
- Alimentação
- Pelagem
- Cores do Labrador Retriever
- Labrador Retriever Filhote
- Preço do Labrador Retriever
- Perguntas frequentes sobre o Labrador Retriever
- Fotos de Labrador Retriever
Principais Especificações
Características da Raça Labrador Retriever
Cachorro Labrador Retriever
- O Labrador Retriever já foi mais popular no Brasil, mas nos últimos tempos tem perdido espaço para algumas outras raças; Apesar disso, essa raça ainda está entre as mais populares do país;
- Muito tempo atrás esse cão ajudava os pescadores à puxarem suas redes;
- Inclusive ele é considerado exímio nadador, capaz de nadar por longas distâncias, até mesmo em águas geladas;
- Apesar de ser originalmente nadador, hoje em dia ele é muito mais utilizados como cães farejadores e cães- guia;
- Além disso ele costuma ter ótimo desempenho em atividades esportivas em geral, salvamentos e também é usado em diversos tipos de terapias;
- O Labrador Retriever tem um faro incrível, extremamente apurado. Por isso ele tem sido cada vez mais utilizado como farejador da polícia;
- Ele é capaz de encontrar pessoas soterradas em avalanches mesmo que estejam abaixo de uma camada de 6m de neve;
- Um cão dessa raça pode saltar à uma distância de até 8m;
- A boca do labrador é mole. Dessa forma, quando treinado eles é capaz de carregar um ovo sem que a sua casca se quebre;
- Na mesma ninhada podem nascer filhotes das três cores existentes;
- Se o Labrador Retriever já era uma das raças mais famosas dos Estados Unidos, depois do lançamento do filme “Marley e Eu” a raça se popularizou ainda mais;
- Recentemente, a raça é interpretada pelo cãozinho Zuma, um labrador marrom do desenho a Patrulha Canina, que por fidelização as características da raça é um cão de resgate aquático.
História
O Labrador Retriever descende do “Cão de Saint-Jones”, uma raça que habitava a ilha de Terra Nova no Canadá por volta do século XVIII.
Nessa época os cães eram criados especificamente para auxiliar os pescadores a puxar as redes, além de recuperar os peixes que costumavam escapar.
Posteriormente, por volta do ano de 1820 esses cães foram levados à Grã-Bretanha, quando visitantes britânicos se impressionaram com as suas incríveis habilidades.
Então, o conde de Malmesbury fez a aquisição de alguns exemplares para auxiliar na caça em pântanos existentes nos entornos de sua propriedade.
A partir daí seu filho deu início à criação da raça, dando-lhes o nome de Labrador. Mas o Kennel Club inglês fez o reconhecimento oficial somente em 1903.
Entretanto, em 1880 a raça quase foi extinta. Mas graças à admiradores ingleses ela foi salva.
Inclusive, em Terra Nova a raça realmente se extinguiu devido à proibições feitas pelo governo.
A manutenção de fêmeas se tornou muito cara devido à aplicação de impostos. Portanto elas eram abatidas ao nascimento, o que impediu a reprodução da raça.
Com a sobrevivência da raça, ela se popularizou nos Estados Unidos e passou a ser reconhecida também pelo American Kennel Club no ano de 1917.
E por volta do anos de 1991 o Labrador Retriever foi tido como o cão mais popular no país.
No ano de 1997 o cãozinho chocolate Buddy passou a morar na Casa Branca como companheiro do então presidente Bill Clinton.
No mais, ele passou a ocupar o topo da lista também em outros países como Canadá e Inglaterra.
Atualmente, a raça está presente em todo o planeta, sendo muito popular em diversos países tanto como cães de companhia quanto como animais de trabalho e competições.
Personalidade do Labrador Retriever
Primeiramente, todos que conhecem um Labrador Retriever sabem o quanto esses cães são amáveis e costumam fazer amizade facilmente com qualquer pessoa.
De fato a docilidade é a principal característica dessa raça incrível, que apesar do tamanho, adora agradar à todos que o cercam.
Com relação à família, os labradores são extremamente carinhosos, fiéis e são capazes de fazer qualquer coisa para agradar ao tutor.
Apesar de dóceis eles são também protetores e, apesar de não possuírem características agressivas, estão sempre alertas à possíveis ameaças.
Além disso, eles estão entre os cães mais inteligentes do mundo, sendo capazes de aprender diversos tipos de comandos com muita facilidade.
Eles são bastante obedientes e, apesar de serem agitados, podem ser facilmente disciplinados com o adestramento adequado.
Dessa forma, se torna extremamente fácil adestrar um labrador. Isso aliado à sua personalidade, força e faro aguçado faz desses cães ótimos cães de resgate e farejadores da polícia.
Por fim, como são inteligentes e dóceis, o Labrador Retriever é o cão mais utilizado como guia para deficientes visuais.
O labrador retriever com crianças, estranhos e outros animais
O Labrador Retriever é um cão cheio de energia, que adora brincar inclusive com as crianças.
Além disso, eles costumam ser bastante cuidadosos e ter muita paciência com os pequenos, aceitando muito bem até mesmo as crianças menores.
Por isso esses cães são muito adequados para famílias que já tenham crianças ou para pessoas que pensem em ter filhos em um futuro breve.
Mas lembre-se de nunca deixar as crianças na presença de cães sem nenhuma supervisão. Afinal, apesar de serem bonzinhos, eles são grandes e podem acabar machucando acidentalmente o pequeno.
Com relação à pessoas desconhecidas, os labradores costumam ser bastante sociáveis. Assim, fazem amizade facilmente com qualquer pessoa.
Por fim, toda essa socialização se estende também à outros animais, mesmo que de outras espécies.
Saúde
O Labrador Retriever de maneira geral é um cão saudável, mas que pode apresentar alguns problemas principalmente genéticos.
E isso é um problema pois devido à popularização da raça, cruzamentos tem sido feitos sem nenhum planejamento e estudo, fazendo aumentar o número de cães com problemas de saúde.
Veja agora quais são as principais condições que podem acometer um cão dessa raça:
Displasia
No Labrador Retriever as displasias coxofemoral e de cotovelo são muito comuns.
Assim, essa doença faz com que o cão sinta fortes dores e apresente dificuldades para se locomover.
Por ter origem genética, os animais que tenham displasia não devem se reproduzir. Por isso é muito importante adquirir apenas animais de criadores experientes.
Problemas oculares
Em cães mais velhos é comum que ocorra o aparecimento de problemas de visão como a atrofia de retina e a catarata.
Então, caso você perceba alguma mudança nas atitudes do seu cão com relação ao modo que ele caminha ou ainda como ele interage com a família, é bom leva-lo para uma consulta com o especialista.
Otite
Por presentarem as típicas orelhas caídas, o Labrador Retriever frequentemente apresenta infecções do conduto auditivo.
Isso ocorre porque o local fica mais abafado, provocando acúmulo de sujeira, que promove a proliferação de bactérias.
Assim, se perceber que seu cão está coçando muito o local ou ainda está com a cabeça pendendo mais para um lado, é bom consultar o veterinário.
Obesidade
O Labrador Retriever tem muita tendência à engordar e desenvolver a obesidade. Por isso, esteja sempre atento à aumentos em seu peso.
Se for necessário, peça para que um veterinário especialista em nutrição passe uma dieta mais adequada ao seu cão para que ele recupere a forma.
Então essas são as condições mais comuns às quais todo tutor de um labrador precisa estar sempre atento.
Assim, se notar o aparecimento de algum sinal diferente, o cão deve ser imediatamente examinado pelo especialista.
Dessa forma, cuidando bem do seu amigão ele poderá viver entre 10 e 14 anos de forma saudável e feliz.
Cuidados
O Labrador Retriever é um cachorro resistente, que não gosta de muitos cuidados. Ele quer mais é brincar e correr ao invés de passar horas em um pet shop.
Então, os cuidados que o seu tutor precisa ter com ele é básico, inerente à qualquer cão.
Exercícios
O Labrador Retriever é um cão muito ativo, que tem muita energia para gastar. Sendo assim, lembre-se de fazer com que o seu cão se exercite diariamente.
Caso isso não aconteça, o animal pode ficar entediado e começar a apresentar comportamentos indesejados como de destruição, por exemplo.
Higiene do Labrador Retriever
Escovação dos pelos do Labrador Retriever
O Labrador Retriever tem os pelos curtos, mas tem perdas consideráveis ao longo do ano.
Por isso se torna extremamente importante fazer escovações diárias para evitar que milhares de pelos se espalhem pelo chão da sua casa.
Para isso, você deverá utilizar uma escova adequada ou ainda uma luva de borracha que auxiliarão na remoção dos pelos mortos que permanecem aderidos ao corpo do cão.
Como o os cães dessa raça adoram carinho, esse momento pode até mesmo se tornar muito prazeroso para o cão e para seu tutor, desde que o animal seja acostumado desde novinho ao processo.
Manutenção das orelhas, unhas e dentes do Labrador Retriever
Unhas
As unhas do Labrador Retriever crescem em um ritmo bastante acelerado. Por outro lado eles se movimentam bastante então muitas vezes o desgaste ocorre naturalmente.
Mas caso isso não ocorra, é necessário fazer o corte frequentemente ou é provável que você esteja sempre arranhado visto que esses cães adoram brincar com seus tutores e muitas vezes acabam se empolgando demais.
Por fim, lembre-se de ter cuidado com o corte para não ferir o animal.
Dentes
Muitas vezes os tutores não dão muita importância à higiene bucal, mas a boca do Labrador Retriever é bastante sensível e é necessário ter cuidados especiais com ela.
Então, é recomendado que os seus dentes sejam escovados ao menos 3 vezes por semana. Mas se você tiver disponibilidade, o ideal é que isso seja feito ao menos 3 vezes por semana.
Dessa forma, evita-se tanto o mau hálito quanto o acúmulo de placas.
Orelhas
Por terem as orelhinhas caídas, os Labrador Retriever frequentemente apresentam infecções do conduto auditivo.
Portanto, antes de mais nada é preciso ter atenção para que a região não fique úmida, inclusive após os banhos. Então lembre-se de secar bem as orelhinhas após os banhos.
Além disso, verifique e limpe o conduto auditivo do seu amigão pelo menos uma vez por semana para evitar que ocorra o acúmulo excessivo de sujeira, podendo ocasionar problemas.
Por fim, se você perceber que o seu Labrador está coçando demais a região ou ainda qualquer odor desagradável ou secreção diferente, leve o cão ao veterinário.
Alimentação
O Labrador Retriever é um cão grande, forte e muito ativo. Por isso ele necessita de um alimento de qualidade para que se desenvolva adequadamente.
Portanto, se você tem um cão dessa raça, deverá escolher um alimento balanceado e completo que forneça todos os nutrientes de que o seu cão precisa.
Para isso você poderá contar com o auxílio do médico veterinário de sua confiança, ou ainda um criador ou especialista em nutrição animal.
Mas saiba que qualquer um desses profissionais provavelmente irá recomendar uma ração super premium, que já seja formulada para suprir as necessidades do animal.
Além disso, é necessário observar que existem alimentos adequados para cada uma das principais fases da vida do seu cão. Então, lembre-se de utilizar os alimentos para filhotes e idosos quando seu cão estiver passando por essas etapas.
Também, não se esqueça de que o Labrador Retriever tem uma forte tendência a engordar. Por isso você deve respeitar muito bem as quantidades de alimento recomendadas.
No mais, esse cão costuma ser muito guloso, sendo capaz de comer enormes quantidades de comida de uma só vez se não forem controlados.
Sendo assim, alimente seu cão duas vezes ao dia com porções bem controladas. Mas quando filhotes a quantidade diária de comida pode ser dividida em três porções.
E tenha cuidado com os petiscos, pois se forem ingeridos em excesso eles podem fazer com que o cão engorde. Portanto, opte por alimentos naturais como cenouras.
Por fim, não se esqueça de manter sempre água limpa e fresca à disposição do seu labrador.
Inclusive é bom observar que esses cães sentem muita sede e também tem o hábito de se molhar em dias quentes. Por isso eles derrubam seus potes de água com frequência.
Então mantenha sempre mais de uma vasilha com água e, opte por materiais mais pesados, que não virem com facilidade.
Pelagem
Apesar de sua pelagem curta, o Labrador Retriever é um cão que surgiu originalmente em uma região fria.
Portanto os seus pelos são densos, ásperos e o seu subpelo é bastante fechado e resistente à água.
Isso pode ser ótimo quando esses cães nadam ou se molham, mas quando você for dar banho em seu cão, perceberá que não é tão fácil molhar a sua pelagem para espalhar o shampoo.
Cores do Labrador Retriever
A coloração do Labrador Retriever possui um padrão genético bastante interessante, sendo inclusive matéria presente na maior parte dos livros de biologia.
Isso porque os cruzamentos são complexos, tanto que na mesma ninhada podem nascer exemplares pertencentes às três colorações. Mas não vamos nos aprofundar nisso aqui.
O mais importante que você perceba é que existem três cores disponíveis para essa raça, a preta, amarela e chocolate.
Sendo que a preta é sempre sólida e não apresenta variação. Por outro lado, a coloração amarela pode variar bastante do creme ao vermelho. No mais, o chocolate também pode variar um pouquinho, mas sempre será marrom escuro.
Como já foi dito anteriormente, os cruzamentos nessa raça são bastante complexos e por isso devem ser realizados somente por criadores experientes.
Isso porque é necessário ter muito conhecimento sobre essa raça para reduzir as chances de gerar animais com problemas genéticos ou ainda que possuam desvios comportamentais.
Além disso, podem nascer animais fora do padrão como os cães que possuem o focinho e os olhos claros.
Apesar de serem muito lindos, esses animais tem mais chance de ter problemas de saúde e estão fora do padrão.
Para que isso seja evitado, de tempos em tempos, deve ser inserido um Labrador Retriever preto na linhagem. Mas só isso não basta. É necessário também conhecer o genótipo de cada animal antes de realizar os cruzamentos.
Labrador Retriever Marrom (Chocolate)
Cães dessa cor podem possuir uma pequena variação em sua coloração, podendo ir desde um marrom um pouco mais claro até um tom bem escuro, que se aproxima do preto.
Mas de qualquer forma os animais sempre serão escuros, com pequena variação.
Labrador Retriever Preto
Cães dessa cor devem sempre ser inserido nos cruzamentos para “purificar “ a coloração.
Labrador Retriever Amarelo
Esse é o mais comum, que se popularizou muito. Provavelmente por isso eles são também os que mais apresentam problemas de saúde e desvios comportamentais.
Ou seja, ao longo do tempo foram realizados diversos cruzamentos não planejados, por pessoas inexperientes, o que trouxe uma série de problemas para a raça.
Labrador Retriever Filhote
Primeiramente, ao longo do texto foi destacada diversas vezes a enorme importância que existe em se fazer cruzamentos responsáveis dos cães Labrador Retriever.
Por isso, se você pretende adquirir um cão da raça, pesquise muito bem por um criador responsável, que seja bastante experiente e tenha muito conhecimento sobre esses cães.
Além disso, procure conhecer o local onde os animais são criados e, avalie muito bem a condição geral dos animais.
Assim você consegue evitar a compra de um animal com problemas de saúde ou que seja fruto de uma reprodução feita de forma ilegal.
Mas falando agora propriamente sobre os filhotes, se você já viu um deles deve ter se apaixonado, pois eles são extremamente fofos e engraçados.
Em cada ninhada geralmente nascem de seis a oito cães e, como já foi dito, eles podem ser das três cores disponíveis.
Após seu nascimento, eles devem permanecer com a fêmea por pelo menos 2 meses, para que estejam realmente prontos para se aventurar em uma nova casa.
Portanto, quando você for adquirir um cão desses, é necessário que ele já tenha sido devidamente vacinado e vermifugado.
Por fim, ao levar seu Labrador Retriever filhote para casa, lembre-se de tomar muito cuidado para que o cão não se machuque, pois eles são muito sapecas e tem muita energia.
Atenção à objetos e móveis, porque eles correm sérios riscos quando são deixados ao alcance de um filhote de Labrador.
Se você perceber que o seu cão está apresentando um comportamento destrutivo muito intenso, pode optar por contratar um adestrador que o ensine a se comportar melhor.
Preço do Labrador Retriever
Primeiramente, o Labrador Retriever ainda é uma das raças mais procuradas em diferentes locais do mundo, inclusive no Brasil. E isso tem um impacto sobre os valores cobrados por filhotes. Porque existem muitos criadores de fundo de quintal que vendem os cães por preços mais baixos.
Por outro lado, existem muitos canis especializados nessa raça que cobram valores bem mais elevados por esses cães.
Mas lembre-se de que o preço não é o fator mais importante. Preocupe-se com a saúde do seu animal. Então, pode valer a pena pagar um pouco mais por um exemplar criado de forma responsável.
Com relação aos valores, eles costumam variar entre R$400,00 e R$3.000,00. Se você achou o valor elevado mas deseja muito ter um cão desses como seu fiel companheiro, você pode procurar um para adoção.
Ha muitos cães dessa raça para adoção, devido ao fato de as pessoas não se adaptarem com sua personalidade, ou à sua necessidade por espaço.
Perguntas frequentes sobre o Labrador Retriever
1 – O Labrador late muito?
O Labrador Retriever geralmente não costuma latir demais. Mas ele é um cão bastante atento, então pode latir para se comunicar com seu tutor ou ainda mostrar que existe algo errado.
2 – O Labrador Retriever é um cão destruidor?
Apesar de sua fama, o labrador não é necessariamente destruidor. Mas quando ele é filhote geralmente apresenta comportamento de destruição acentuado.
Entretanto, os cães adultos dessa raça costumam ser mais calmos, tendo esse tipo de comportamento somente em algumas situações, como quando ficam entediados, são deixados sozinhos ou não se exercitam o suficiente.
3 – Essa raça é agitada?
O Labrador Retriever tem muita energia, principalmente quando são filhotes.
Entretanto eles costumam ser cães dóceis e calmos quando estão equilibrados. Assim, cães agitados demais provavelmente estão com algum problema de comportamento.
4 – O Labrador Retriever se adapta à casas pequenas e apartamentos?
Apesar de ser um cão grande, o Labrador Retriever se adapta bem à diversas situações, o que inclui morar em apartamentos.
Mas precisa de longos passeios diariamente para se manter feliz e saudável.
É provável que você tenha se apaixonado por essa raça incrível, mas antes de levar um exemplar para a sua casa, avalie muito bem se esse é o cão adequado para você.
Deixe uma resposta