O pastor alemão é uma raça muito conhecida e famosa por ai. Mas também não teria como não ser! Esses cães super espertos são muito conhecidos por fazerem parte de corporações, como corpo de bombeiros e polícia.
Além disso, a raça pastor alemão é muito conhecida por serem excelentes cães de guarda. Aliás, a característica mais marcante desses animais é a pelagem preta que cobre o suas costas. Inclusive, é por conta dela que o pastor alemão também é chamado de capa preta.
Que tal conhecer um pouco mais essa raça? Você vai se encantar com as informações sobre o pastor alemão.
Índice
- Principais Especificações
- Características da Raça Pastro Alemão
- Cachorro Pastor Alemão
- História
- Personalidade do Pastor Alemão
- Saúde
- Cuidados
- Alimentação
- Pelagem
- Cores do Pastor Alemão
- Pastor Alemão Filhote
- Preço do Pastor Alemão
- Perguntas frequentes sobre o Pastor Alemão
- 1 – Os cães dessa raça são destruidores?
- 2 – Como a raça se comporta com crianças?
- 3 – Os cães dessa raça latem muito?
- 4 – A raça é agitada?
- 5 – Como é o pastor alemão com outros animais?
- 6 – O capa preta se dá bem com estranhos?
- 7 – O pastor alemão é um bom cão de guarda?
- 8 – O Pastor Alemão é de um único dono?
- 9 – Qual a expectativa de vida de um pastor alemão?
- 10 – O Pastor Alemão ajudou soldados na 1ª guerra?
- Fotos do Pastor Alemão
Principais Especificações
Características da Raça Pastro Alemão
Cachorro Pastor Alemão
O pastor alemão é um cão muito popular. Por isso, surgem sobre ele diversos fatos curiosos. Que tal saber de alguns? Veja só:
- Tamanha é a inteligência desse cão que ele aprende os comandos com, em média, 5 repetições;
- A raça é muito famosa na TV. Eles já participaram e protagonizaram diversos trabalhos. Os mais memoráveis são o “K – 9, um policial bom para cachorro”, o “Rin Tin Tin” e o “Eu sou a lenda”;
- O cão surgiu no final de 1800, mas a sua história vem desde o 7 a.C.;
- Max Von Stephanitz foi o responsável pelo desenvolvimento do atual pastor alemão;
- Em 1903, a AKC reconheceu a raça;
- Os pastores alemães são muito famosos por conta do seu faro aguçado;
- O pastor alemão já teve o seu nome mudado para Cão Pastor. Na Inglaterra, a raça passou a ser chamada de Lobo da Alsácia. A mudança se deu por conta da Primeira Guerra Mundial e a associação com os alemães;
- Em 1921 o cão voltou a ser chamado de pastor alemão na maioria dos lugares, com a exceção da Inglaterra que só adotou o nome novamente em 1977;
- Os filhotes de pastor alemão podem ser agitados e causarem danos a sua mobília, isso por conta da dentição que está em desenvolvimento;
- Os pastores alemães podem ser ótimos com crianças;
- O pastor alemão podem apresentar diferentes combinações de cores;
- Eles exigem exercícios físicos para extravasar toda a energia que apresentam. Caso isso não aconteça, eles tendem a ser destruidores;
História
O pastor alemão surgiu na Alemanha. Essa raça é derivada de outras mais antigas, que eram voltadas ao pastoreio. De fato, em primeiro momento esse cão foi idealizado para que trabalhasse com os rebanhos, sendo um pastor. No entanto, o destino da raça mudou no final dos anos de 1800, em um show de cães.
O cão, que tinha uma grande semelhança com um lobo, se apresentava de maneira flexível e poderosa. Além disso, mostrava uma grande inteligência, firmeza e resistência acabou chamando a atenção do capitão Mas Von Stephanitz.
O capitão ficou impressionado com a habilidade do cão de conduzir o rebanho sem receber qualquer tipo de treinamento, apenas aprendendo a direção correta. Sendo assim, o homem comprou o cão e começou a desenvolver o pastor alemão.
Von Stephanitz buscava desenvolver um padrão de estabilidade mental e utilidade. Assim, não demorou muito que ele alcançasse o seu objetivo. Sobretudo, o capitão não mediu esforços para conseguir uma linhagem que demonstrasse grande inteligência.
O temperamento e a eficiência do pastor alemão também eram grandes objetivos de Max. Afinal, somente com essas qualidades o cão seria útil ao homem. De fato, a beleza do animal havia ficado em último plano em seu caminho de desenvolvimento.
O pastor alemão foi reconhecido pelo American Kennel Club, o AKC, no ano de 1908. Seus mais de 100 anos de reconhecimento fazem com que a raça seja uma das mais populares. Outro ponto que causa a grande fama é a incansável divulgação dessa raça pelos clubes especializados.
Personalidade do Pastor Alemão
Apesar da expressão altiva e destemida, capaz de deixar qualquer um com medo, a raça é calma, equilibrada e muito alerta quando é necessário. No entanto, é muito raro serem hostis.
Aliás, outro ponto que influencia para que algumas pessoas sintam medo é o seu porte grande e a segurança e confiança que a raça transmite. A capa preta é muito imponente no pastor alemão, sem dúvida.
De fato, o pastor alemão não é uma raça que faz amigos rápida e indiscriminadamente – somente se forem treinados a aceitar e conviver amigavelmente com estranhos. Entretanto, eles são muito fiéis aos seus amigos e de um caráter incorruptível.
Sobretudo, outro ponto a ser mencionado é que o pastor alemão é uma raça ideal para conviver em família. Porém, não fique com ciúme caso o seu cão escolha o membro preferido e este não seja você.
Também, vale dizer que esses cães estão sempre prontos para uma atividade física, ou várias, e adoram agradar. Sobretudo, é indicado um treinamento básico para a obediência. Sem dúvida, isso ajudará a tornar o vínculo de tutor e cão ainda mais forte.
Saúde
Apesar da vivacidade e de uma saúde, em geral, muito boa, o pastor alemão pode apresentar alguns problemas de saúde. Mas, não se preocupe, basta ter atenção e manter as visitas ao veterinário sempre em dia. Confira quais são:
Problemas de Quadril
O pastor alemão está sujeito a má formação das articulações do quadril. Essa doença, também conhecida como displasia coxofemoral causa dor e pode, ainda, levar o seu cão à paraplegia.
De fato, essa doença se tornou mais comum devido às cruzas feitas de forma irresponsável. Por isso, muito cuidado.
Problemas na região do cotovelo
Muito cuidado com essa região. O seu pastor alemão pode desenvolver uma displasia de cotovelo. Ela é uma doença hereditária que se desenvolve nas articulações do cotovelo ao ombro. Inegavelmente, muitos cuidados são necessários, afinal afeta até mesmo a qualidade de vida do seu cão.
Problemas no coração
Infelizmente, como acontece com outra várias raças de porte médio e grande, o pastor alemão está sujeito a desenvolver doenças no seu coração. Elas podem ser causadas por uma má formação ou, até mesmo, herança genética.
Cuidados
Muito embora não pareça, ter um pastor alemão em seu lar não é uma tarefa nem um pouco complicada. Pode ser que você tenha pensado ser um desafio em primeiro momento devido ao porte da raça, mas não se preocupe: basta se ater a alguns detalhes e você terá um ótimo amigo.
Confira os cuidados que você terá que ter:
Exercícios e treinamento
O seu pastor alemão está sempre querendo aprender algo, afinal querem colocar seu cérebro em exercício. Aliás, essa raça demanda ação.
Assim, o adestramento se faz necessário. Pois, além de fazer com que o seu cão aprenda, ainda fará com que ele gaste a energia e não queira destruir a casa.
Lembre-se que o pastor alemão foi criado para ser cães de pastoreio. Sendo assim, são muito ativos e têm muita disposição. Sem dúvida, eles precisam eliminar as energias com atividades, como passeios, corridas e brincadeiras.
Aliás, quando um pastor alemão está entediado, fica muito tempo sozinho ou não recebe a devida atenção, ele pode agir por si só. Desta forma, o que haverá será a bagunça indesejada.
Higiene do Pastor Alemão
Não se preocupe, os banhos serão raros. O pastor alemão é, geralmente, um cão muito limpo, e por isso não demanda ser limpo com tanta frequência.
No entanto, será preciso que você escove ele ao menos 2 vezes por semana. Afinal, essa raça solta muitos pelos, que ficarão emaranhados aos outros caso você não o escove.
Manutenção das orelhas, olhos e dentes do Pastor Alemão
De fato, é muito importante que você fique atendo a higiene bucal do seu pastor alemão. Escove os dentes do seu cão regularmente para que ele não desenvolva problemas.
Aliás, fique atento as unhas do seu animal de estimação. Elas incomodam quando grandes demais. Mesmo que o seu cão as desgaste naturalmente, devido as caminhadas e corridas, ainda sim é muito bom estar atento.
Outros pontos de grande importância são, sem dúvida, as orelhas. Manter elas sempre limpas evita o acúmulo de cera ou de outros resíduos que possam causar algum tipo de inflamação no ouvido do pastor alemão.
Alimentação
Sem dúvida, uma alimentação equilibrada só oferece vantagens aos seus bichinhos de estimação. O pastor alemão não é exceção a essa regra.
É muito importante que o seu pastor alemão tenha a ração indicada para a sua raça. Sobretudo, apenas uma ração adequada fará com que os pelos do seu cão, bem como os dentes e a saúde, continuem ótimos.
Aliás, vale mencionar que não é aconselhável dar comida de humanos ao seu cão. Afinal, além do sal, os temperos podem fazer muito mal ao seu cão.
Então, não deixe de ir atrás do seu veterinário e perguntar qual a ração mais indicada ao seu cão. Não se esqueça que uma boa alimentação também faz parte dos cuidados com a saúde.
Pelagem
O pastor alemão possui o pelo semi-longo e bem assentado. Por isso é tão belo aos olhos de quem os vê. Além disso, como marca característica da raça, há também a famosa capa preta que é formada pela pelagem preta.
Para manter os pelos sempre limpos e sedosos, é imprescindível que você use um shampoo e um condicionador canino adequado para a raça. Assim, além de manter o seu cão cheiroso, ofertará também a saúde dos pelos do seu animal.
Que tal conhecer um pouco das cores do capa preta? Saiba mais ao ler o tópico abaixo.
Cores do Pastor Alemão
O pastor alemão é muito conhecido pela sua capa preta. Tanto que aqui no Brasil ele é chamado por alguns apenas de capa preta, ou então de pastor alemão capa preta.
De fato, sua principal característica fica mais acentuada quando há um bom cuidado com os pelos do seu animal. Com os pelos brilhantes e sedosos, não há como não focar naquele preto predominante.
Aliás, algumas cores de pelagem da raça ainda não são conhecidas pelo AKC. A pelagem mais pálida, desbotada ou, até mesmo, azulada, são algumas delas.
Veja as cores que o capa preta pode ter. Uma mais linda que a outra.
Preto com marrom avermelhado
O pastor alemão com essa cor é muito altivo. Ela ressalta as semelhanças da raça com um lobo. Não tem quem não ache a cor exuberante.
Preto com marrom
Assim como o cão com o pelo preto com marrom avermelhado, o capa preta preto com marrom também arranca suspiros dos amantes dessa raça.
Preto com amarelo
O preto com amarelo é uma cor muito conhecida da raça pastor alemão. No entanto, isso não quer dizer que não haja beleza. Na verdade, o contraste do amarelo com o preto dá um charme especial aos cães dessa raça.
Preto com cinza claro
Tão charmoso quanto as outras cores, o cinza claro com preto é outra cor reconhecida pela AKC. Os cães da raça dessa cor são muito fofos e, assim como os outros, são muito semelhantes aos lobos.
Pastor Alemão Filhote
Os filhotes de pastor alemão são muito fofos. Geralmente, a fêmea começa a reproduzir a partir do terceiro cio. O tempo de gestação é de dois meses e a ninhada é de, em média, seis filhotes. As cadelas da raça apodem ter até duas gestações por ano.
A partir dos 30 dias de vida, os pequenos cães podem ser desmamados. Já aos 50, eles devem ser levados a um verificador de ninhadas para que o registro do filhotes seja conferido e, assim, eles sejam tatuados.
Aliás, é importante lembrar que um filhote come mais vezes ao dia, de 3 à 5. No entanto, a partir do 6 mês de vida desse pequeno cão, é possível alimentá-lo duas vezes ao dia.
Sobretudo, é preciso ter muito cuidado com relação as vacinas do filhote de pastor alemão. E, também, da vermifugação. A vacina contra a raiva, por exemplo, deve ser feita quando o filhote estiver com 5 meses de vida. Após isso, apenas uma vez ao ano.
Os filhotes precisam de mais horas de descanso do que um cão adulto, por isso é possível que você o veja dormindo com mais frequência. Além disso, recomenda-se que as brincadeiras não sejam tão desgastantes nos primeiros meses.
Ao levar um filhote pra casa, saiba que ele pode levar um tempo até se adaptar ao novo lar. Desta maneira, é extremamente importante que ele receba muita atenção e cuidado. Sobretudo, se sua casa tiver escadas, fique atento.
Também, tenha cuidado com os fios. Os pequenos adoram roer o que verem pela frente. Sem dúvida, você não vai querer que o seu filhote leve um choque.
Preço do Pastor Alemão
Se você ficou interessado por esse magnífico animal, é preciso saber que é necessário desembolsar de R$500,00 à R$5.000,00 para adquirir um. O preço vai depender do pedigree do pastor alemão, bem como a forma que foi reproduzido.
No entanto, ao comprar é muitíssimo importante que você procure saber mais sobre o canil responsável pelo filhote. Alguns não trabalham de forma regular e podem tentar enganar você.
Além disso, outra questão importante é avaliar a saúde dos pais do seu futuro filhote. Infelizmente, alguns canis deixam as fêmeas e os machos em péssimas condições, prezando apenas pelo dinheiro ganho e não o bem-estar do animal.
Desta maneira, tenha muito cuidado e pesquise muito antes de comprar um pastor alemão. Sobretudo, tenha em mente que, mesmo na internet, você pode ser ludibriado pelos espertinhos de plantão.
Perguntas frequentes sobre o Pastor Alemão
É claro que uma raça tão popular quanto o pastor alemão é rodada de dúvidas. Por esta razão foram reunidas as perguntas mais recorrentes sobre a raça. Saiba mais sobre o cão.
1 – Os cães dessa raça são destruidores?
Para essa resposta precisam ser analisados uma série de fatores que influenciam no comportamento do animal. Por exemplo, quando filhotes, os capas pretas adoram mastigar o que verem pela frente, especialmente por conta da dentição que está em desenvolvimento.
Além disso, outro fator que faz com que a destruição aconteça é a questão da atenção. O pastor alemão é uma raça que exige atenção, por isso fazem atos para tal.
Aliás, isso não acontece só quando filhotes, viu? Quando um pastor alemão fica sem ter o que fazer, o tédio bate na porta dele e, com isso, há o desenvolvimento de um comportamento que denota a ansiedade que o cão está sentindo.
Sendo assim, o seu capa preta pode destruir seus sofás, pés de cadeiras, fazer buracos no seu jardim ou latir para requerer atenção ou demonstrar o estresse. Desta forma, o ideal é que se tenha o adestramento.
2 – Como a raça se comporta com crianças?
Os pastores alemães adoram se divertir e têm muita energia para isso. Desta maneira, a raça adora crianças e ainda as protege contra tudo e todos.
No entanto, para que isso aconteça é preciso que um vínculo entre cão e criança seja pré-estabelecido. Ou seja, o cão não sairá brincando por aí com qualquer criança que aparecer.
3 – Os cães dessa raça latem muito?
Não, a raça tem como característica o seu equilíbrio e calma. Por isso, os cães dessa raça são bem silenciosos e só latem quando é necessário.
Porém, se o seu cão se sentir entediado e estar sem atividades físicas, ele pode latir para querer chamar atenção. Aliás, isso, além de afetar o comportamento do cachorro, também pode afetar a saúde.
4 – A raça é agitada?
Os cães da raça pastor alemão são muito agitados. Afinal, a energia faz com que o cão esteja sempre ativo. A raça adora atividades físicas, como correr e brincar.
De fato, ele é um cão que exige que se tenha exercícios físicos de forma regular. Sendo assim, é necessário que você tenha um pátio grande e tempo para brincar com o seu capa preta.
5 – Como é o pastor alemão com outros animais?
Apesar de ser um cão territorialista, a raça pode se dar muito bem com outros animais. Porém, para isso é necessário que se tenha um bom adestramento e um belo trabalho de socialização.
6 – O capa preta se dá bem com estranhos?
Os cães dessa raça são caracterizados pela fidelidade ao dono. Além disso, são visto como cães de poucas amizades. Desta forma, eles preferem se manter distantes dos estranhos, sempre atentos.
Entretanto, a inteligência desse cão é tanta a ponto de entender quais estranhos são amigáveis ou não. Por isso, podem ser muito agradáveis com as suas visitas.
7 – O pastor alemão é um bom cão de guarda?
O pastor alemão pode ser um ótimo cão de guarda. Isso porque, além de muito inteligente, leal e obediente, ele pode ser, também, ciumento. Isso, aliado à grande força, velocidade, faro e uma mordida potente fazem dele um protetor completo.
Um capa preta treinado pode ser um verdadeiro defensor do perigo em sua casa. No entanto, o adestramento precisa ser muito bem feito, afinal um mau treinamento pode trazer péssimas e graves consequências.
8 – O Pastor Alemão é de um único dono?
A raça é conhecida por seu apego a apenas uma pessoa. Por essa razão, ele é considerado um “cão de um único tutor”. Sua lealdade e devoção é tanta que esses cães devotam sua lealdade a uma pessoa só, embora protejam toda a família.
Então, apesar de se dar muito bem com a família, o pastor alemão tende a escolher o membro preferido.
9 – Qual a expectativa de vida de um pastor alemão?
A expectativa de vida dessa raça é de 10 a 14 anos. Porém, é necessário que se siga todas as recomendações e mantenha as idas ao veterinário em dia. A raça pode medir de 57 a 62 cm e pode pesar de 30 a 43 kg.
10 – O Pastor Alemão ajudou soldados na 1ª guerra?
Na Primeira Guerra Mundial a raça era responsável por ajudar aos soldados alemães com as entregas de alimentos e outros itens que eram necessários. A sua atuação foi tão comentada que na Segunda Guerra Mundial os pastores alemães foram muito procurados.
O cão é muito famoso também dentre os pelotões. A raça trabalha muito bem junto aos policiais e bombeiros, ajudando tanto no faro de drogas ilícitas ou fugitivos, quanto no resgate de vítimas e corpos;
REINALDO IVES DE OLIVEIRA says
Ai que saudades de meu cão, alias, acho que eu era mais dele.
Estava lendo e nem me aguentei, tínhamos um grande relacionamento, amigos mesmo e doze anos sempre juntos.
O Pastor Alemão é tudo isso. Acho que quanto mais se treina ele, maior o vinculo. Ele começa a interpretar até seus pensamentos. Muitas vezes me surpreendi com coisas que ele conseguia enxergar antes de eu começar a fazer.
Ideal para quem tem uma casa com terreno grande para corridas de alta velocidade livre de obstáculos.
Para quem não se importa com pelos nos ralos, alias, sempre com ralos com aquelas grelhas para os pelos não entrarem nas tubulações.
Um amigo cão que vale a pena ter e a dar muito carinho.
O meu me deixo aos 12 anos em meu colo.
Adorei a matéria, muito bem escrita e com boas fotos
Grande abraço a todos..