O Fila Brasileiro é o típico cão que marca para sempre a vida de seus donos e pessoas que convivem com eles, por serem animais grandes, tranquilos, mas ao mesmo tempo protetores.
E justamente por serem cães muito amigos e leais eles atraem muito a atenção das pessoas e conquistam seus corações.
Esses animais se tornaram muito conhecidos e importantes no Brasil e até mesmo no mundo.
Com origem no Brasil, como o nome da raça já sugere, esses cães são muito especiais.
Então, se você quiser saber mais sobre esses grandalhões maravilhosos, veja as informações completas sobre a raça e os principais cuidados que se deve ter com eles!
Índice
- Principais Especificações
- Características da Raça Fila Brasileiro
- Cachorro Fila Brasileiro
- História
- Personalidade do Fila Brasileiro
- Saúde
- Cuidados
- Alimentação
- Pelagem
- Cores do Fila Brasileiro
- Fila Brasileiro Filhote
- Preço do Fila Brasileiro
- Perguntas frequentes sobre o Fila Brasileiro
- 1 – O Fila Brasileiro costuma latir demais?
- 2 – O Fila é um cão destruidor?
- 3 – O fila é um cão agitado?
- 4 – O Fila Brasileiro é um cão adequado para a vida em apartamento?
- 5 – Essa raça convive bem com as crianças e bebês?
- 6 – Posso deixar o meu Fila Brasileiro sozinho em casa?
- 7 – O Fila Brasileiro convive bem com outros animais?
- Fotos de Fila Brasileiro
Principais Especificações
Características da Raça Fila Brasileiro
Cachorro Fila Brasileiro
- Esses belos cães tiveram origem no Brasil após a colonização portuguesa, quando diversas raças foram trazidas ao pais e foram sendo cruzadas ao longo do tempo;
- O Fila Brasileiro é um ótimo cão de companhia.
- Os Filas são ótimos companheiros, que podem chegar a pesar 70 kg!
- Essa raça não é adequada para viver em apartamentos e espaços pequenos porque tem necessidade de se movimentar bastante;
- Se deixados sozinhos por muito tempo, esses cães podem desenvolver ansiedade de separação;
- No final do século XX, o Fila Brasileiro ficou mais popular no país por aparecer no programa televisivo infantil da Xuxa;
- Com todo o sucesso que o “Txutxucão” teve nas telas, a raça acabou se tornando bastante conhecida como uma raça amável e doce;
- Com relação ao nome da raça. Ela deriva de “filar”, ou agarrar, prender, segurar;
- O Fila Brasileiro costuma ter muitos filhotes. Geralmente nascem de 10 a 12 de uma vez. Mas a cadela Jade bateu um recorde, parindo 25 filhotinhos;
- A raça Fila Brasileiro infelizmente é proibida em algumas localidades, como a Inglaterra, por exemplo.
História
O Fila Brasileiro é fruto de anos de cruzamentos naturais entre os cães que vieram com os colonizadores de Portugal. Isso porque eles precisavam de um cão que tivesse muita energia e que ao mesmo tempo fosse bastante vigoroso.
Assim, os primeiros cães dessa raça podem ser encontrados em registros históricos antigos de 1671. Entretanto, os dados exatos sobre a origem deste cão são desconhecidos. Apesar disso, existe um consenso de que a raça provém do cruzamento entre Bulldog, Mastiff e Bloodhound que são raças mais antigas.
De fato, a influência do gigante Inglês Mastiff é bastante marcante. Então, deles vieram o tamanho e a robustez do Fila Brasileiro.
Além disso, a cabeça grande e a curva da região traseira do corpo claramente são derivadas dessa raça ancestral.
Por outro lado, pode-se dizer que as bochechas caídas, e toda a pele solta são derivadas do Bloodhound.
Além disso, as vocalizações frequentes são comuns à ambas as raças em questão.
Mas apesar de o Fila Brasileiro já ser uma raça consolidada na época, por volta de 1930 o então popular Dogue Alemão começou a ser misturado com os Fila.
Mas então percebeu-se que introduzir novas raças poderia ser prejudicial e, isso parou de ser feito.
Foi então que em 1968 o primeiro padrão oficial para esta raça foi escrito. E no mesmo ano a raça foi também reconhecida pela Federação Cinológica Internacional (FCI).
Então, a partir deste ano o Fila Brasileiro passou a ser reconhecido em todo o mundo e, em 1982 essa raça se tornou a mais popular do Brasil.
Desde então os padrões da raça são mantidos sem nenhuma alteração.
Personalidade do Fila Brasileiro
Primeiramente o Fila Brasileiro é um cão muito inteligente. E essa inteligência se relaciona também com o fato de que esses cães são muito fiéis às suas famílias. Por isso, ele acaba se esforçando para aprender e executar os comandos corretamente para agradar aos donos.
Entretanto, apesar de toda essa esperteza, esses cães podem ser um pouco teimosos quando são contrariados. Além disso, eles costumam testar constantemente os seus donos e as ordens que eles lhe dão.
É bastante importante que esses animais sejam adestrados desde cedo para que aprendam a se comportar adequadamente. Mas fora isso, o Fila Brasileiro costuma ser um cão bastante tranquilo, brincalhão e carinhoso.
Por outro lado esses cães são também corajosos, determinados e podem se tornar agressivos caso detectem alguma ameaça. Mas isso acontece porque são extremamente protetores e defendem seu território e sua família à todo custo.
Isso ocorre porque eles são gratos à sua família e expressam essa gratidão oferecendo amor incondicional aos seus donos.
Dessa forma, esses cães continuam até hoje conquistando muitas pessoas com seu jeito quieto, mas ao mesmo tempo fiel e sentimental.
A raça com crianças, estranhos e outros animais
O Fila Brasileiro é um grande companheiro que gosta de acompanhar seu dono em todos os momentos. E com as crianças isso não é diferente.
Esses cães adoram brincar com as crianças, tolerando-as muito bem. Inclusive eles são bastante cuidadosos com os pequenos. Mas mesmo assim, é preciso ter um pouco de cautela com relação às crianças menores. Como o cão é grande e pesado pode acabar machucando-as.
Entretanto, com relação à pessoas desconhecidas e outros animais, esses cães podem não ser tão amigáveis. Portanto, é recomendado que se tenha bastante cautela porque se ele achar que existe algum perigo, pode se tornar agressivo.
Porém, assim como ocorre com todas as raças, um bom adestramento pode ser bastante eficaz para ensinar esses cães a controlarem os seus impulsos.
Além disso, um bom trabalho de socialização realizado desde cedo pode trazer resultados bastante positivos à esses cães. Assim, com todas essas características excepcionais o Fila Brasileiro é capaz de conquistar todas as pessoas que convivem com ele.
Saúde
De maneira geral o Fila Brasileiro é uma raça bastante saudável. Assim, se você mantiver os cuidados básicos em dia, é muito provável que ele leve uma vida saudável e feliz.
Entretanto existem alguns problemas que podem aparecer com maior frequência nos cães dessa raça.
Confira os principais abaixo:
Obesidade
O Fila Brasileiro possui tendência à engordar bastante se o dono não tiver cuidado com sua alimentação e exercícios. E a obesidade facilita o aparecimento de doenças secundárias que podem reduzir muito a expectativa de vida do cão.
Problemas no ouvido
Como esses cães possuem a orelha caída, é mais fácil que ocorra acúmulo de sujeira que pode provocar infecções do conduto auditivo do animal com certa frequência.
Problemas de quadril
Por ser um cão grande e pesado, os problemas de quadril como a displasia coxofemoral pode acometer gravemente o cão. Mas se for diagnosticada desde cedo, os sintomas podem ser amenizados.
Cuidados
Apesar de ser um animal grande e pesado, os cuidados com o Fila Brasileiro são muito simples. Isso se deve principalmente ao fato de terem os pelos curtos, que são facilmente escovados.
Mas veja agora os principais cuidados que você deve ter para que seu cão se mantenha saudável:
Exercícios
Essa raça tem uma grande demanda por espaço porque precisa se movimentar e brincar livremente.
Além disso, por terem tendência à engordar, esses cães precisam de muita atividade física todos os dias. Isso colabora também para a manutenção de sua musculatura.
Higiene do Fila Brasileiro
Os banhos de seu Fila Brasileiro podem ser mensais em épocas mais quentes e bimestrais quando estiver mais frio.
Escovação dos pelos do Fila Brasileiro
Sua pelagem curta facilita tanto a limpeza quanto a escovação. Mas apesar de não formarem emaranhados, é aconselhado que os pelos desses cães sejam escovados semanalmente.
Manutenção das orelhas, olhos e dentes do Fila Brasileiro
Unhas
Por se movimentarem bastante, geralmente as unhas desses cães se desgastam naturalmente.
Entretanto, lembre-se de verificar constantemente se elas não estão demasiadamente cumpridas porque isso pode atrapalhar a movimentação do animal. Mas é necessário ter cuidado para não machucar o cão durante o corte das unhas.
Então, caso não tenha a prática necessária, leve seu pet ao veterinário ou banho e tosa para que isso seja feito por um profissional.
Orelhas
As orelhas do cão devem ser constantemente verificadas. E caso você note qualquer problema como mal cheiro ou vermelhidão, deve levar o cão imediatamente ao veterinário.
Mas mesmo sem que haja problemas, é necessário limpar a orelha do animal com uma solução adequada semanalmente para evitar o acúmulo de sujeiras que podem provocar infecções.
Olhos
Muitos cães possuem excesso de secreção nessa região. Portanto, é aconselhado que a região dos olhos seja limpa frequentemente com um algodão embebido em soro fisiológico.
Dentes
Para evitar o acúmulo de placas é necessário escovar os dentes do cão ao menos uma vez por semana. Para isso deve-se utilizar uma escova e pasta apropriadas.
Mas para intensificar os cuidados e evitar que surjam inclusive problemas de gengiva, você pode fazer a escovação diariamente ou pelo menos 3 vezes por semana.
Alimentação
Como você sabe, o Fila Brasileiro é um cão muito grande e pesado. Por isso o ideal é que a sua alimentação seja elaborada levando-se em consideração tanto a sua estrutura física quanto a sua idade.
Além disso, é necessário lembrar que essa raça possui uma forte tendência a engordar. Por isso é preciso ter cuidado com a qualidade e as quantidades de comida que são oferecidos à eles.
Muitos donos optam por fornecer alimentos não industrializados aos seus cães. Mas a comida caseira pode não conter todos os nutrientes de que o cão precisa e ainda pode fazer com que ele engorde demais.
Por isso, o melhor à se fazer é oferecer uma ração seca de qualidade super premium, que contenha todos os nutrientes necessários para que o cão se desenvolva forte e saudável.
Esse tipo de alimento já possui todos os nutrientes de que seu cão precisa, além de uma quantidade de proteínas adequada.
Mas lembre-se de respeitar as quantidades indicadas na embalagem e alimentar o animal apenas 2 vezes por dia quando adulto. Dessa forma você evita que ele desenvolva problemas com o sobrepeso.
Por fim, é recomendado que sejam fornecidos alimentos de acordo com a idade do animal.
Esse cuidado deve ser tomado especialmente com os filhotes e com os cães que possuem mais de 7 anos de idade.
Pelagem
O Fila Brasileiro possui os pelos lisos e rentes ao corpo. Devido à pelagem curta, esses animais não requerem cuidados específicos.
Sendo assim, uma escovação semanal é suficiente para remover os pelos mortos e manter o brilho da pelagem do animal.
Caso as escovações não sejam realizadas com frequência, o animal pode apresentar muita queda de pelos. Mas as escovações costumam amenizar muito o problema.
Cores do Fila Brasileiro
De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), o Fila Brasileiro pode apresentar coloração:
- Dourado: São admitidas diversas tonalidades de amarelo;
- Tigrado ou rajado: o fundo possui uma cor sólida e, há manchas pretas sobre ele.
Em ambos os casos é possível que o cão apresente marcações brancas em suas na ponta da cauda, peito e também nas patas.
Fila Brasileiro Filhote
Primeiramente, antes de você levar um filhote de Fila Brasileiro para a sua casa, é preciso ter a certeza de que esse cão pode se adequar à sua rotina.
Então, avalie se você tem espaço suficiente para a movimentação adequada do animal e, se está disposto à ter todos os cuidados necessário com esse cãozinho.
Acima de tudo lembre-se de que eles são pequenos somente enquanto filhotes pois logo se tronam grandalhões que chegam a pesar mais de 70kg!
Mas se você realmente estiver decidido de que está pronto para ter um Fila Brasileiro, procure por um canil especializado na criação da raça.
Como comprar filhote de Fila Brasileiro
Comprar cães em pet shops ou criadores inexperientes pode acabar te proporcionando grandes problemas no futuro, pois o animal pode apresentar sérios comprometimentos em sua saúde.
Assim que você pegar seu filhotão, leve-o imediatamente ao veterinário para uma consulta de rotina, e vermifugação e vacinação. Isso é essencial para garantir a saúde de seu cãozinho logo cedo.
O ideal é que sejam realizados alguns exames para determinar o estado geral de saúde do animal. Além disso, você deve iniciar o treinamento e socialização de seu cão o mais cedo quanto for possível. Desta forma você garante que desde pequeno ele aprenda a se comportar corretamente. E quando isso é feito logo, as chances de o cão responder bem aos treinamentos são maiores.
Também atente-se à grande necessidade de exercícios físicos que esses cães possuem para que se sintam bem. Então sempre que possível saia para passear com seu filhote de Fila Brasileiro e brinque muito com ele todos os dias. Assim ele crescerá forte, saudável e feliz.
Os brinquedos também podem ajudar a deixar o cão mais calmo. Dessa forma, deixe sempre alguns objetos seguros ao alcance do animal para que ele não precise roer os móveis da sua casa ou ainda os seus sapatos!
Por fim, é importante ter cuidado com a alimentação. Até os 12 meses é recomendado que seja oferecida uma ração para filhotes de qualidade.
A porção diária recomendada deve ser fracionada em três porções enquanto o cão não completar 1 ano de idade.
Também procure não deixar ração o tempo todo ao alcance do cão porque isso pode colaborar com a obesidade.
Água limpa e fresca também deve sempre estar à disposição do cão. Mas fique esperto porque essa raça adora se molhar e derrubar toda a água.
Preço do Fila Brasileiro
Se após ter lido todas as informações até aqui você ainda quiser ter um companheiro desses, precisa saber quanto terá que desembolsar.
Mas como ocorre com todas as raças os preços variam muito e, nesse caso costumam ir de R$500,00 a R$5.000,00.
Entretanto, tenha em mente que na maior parte das vezes o barato pode sair caro. Então procure por um criador renomado para adquirir seu filhote.
Assim você terá a garantia de que o cão é saudável, além de ser realmente de linhagem pura.
Perguntas frequentes sobre o Fila Brasileiro
É muito comum que tanto quem já possui animais dessa raça quanto quem pensa em comprar um filhote, tenham muitas dúvidas sobre o Fila Brasileiro.
Então, veja abaixo quais são as perguntas mais frequentes que as pessoas costumam fazer:
1 – O Fila Brasileiro costuma latir demais?
Essa raça não é conhecida por latir demais, mas ela é famosa pela vocalização. Ou seja, você deve se acostumar com os sons que esse cão emite.
Mas ao mesmo tempo eles são protetores então, sempre estão alertas para proteger seu território e seus donos de qualquer coisa.
Então caso percebam alguma coisa diferente que considerem ser uma ameaça, eles podem sim começar a latir para avisar que algo está errado.
Além disso, o Fila Brasileiro pode latir para demonstrar também sua alegria, mas isso é menos comum.
2 – O Fila é um cão destruidor?
Apesar de não ser esse o perfil costumeiro da raça, o Fila Brasileiro pode se tornar destruidor quando se sente sozinho ou entediado.
Então, além de oferecer muita atenção e carinho ao seu cão, é necessário que você também gaste a energia dele.
Cães que fazem passeios diários e que brincam bastante costumam ser mais tranquilos.
Além disso, se por acaso o seu cão demonstrar um pouco mais de euforia mesmo assim, um bom adestramento pode ajudar a ensinar ao cão como controlar seus impulsos e se acalmar.
3 – O fila é um cão agitado?
O Fila Brasileiro é conhecido por ser um animal bastante sossegado. Eles são do tipo que fica deitado observando tudo o que ocorre ao seu redor. Mas ao mesmo tempo estão sempre alertas para combater o perigo.
Entretanto, não se esqueça que ser tranquilo não tem nada a ver com não gostar de atividades físicas. Então, você deve compreender que esses cães demandam exercícios físicos constantes para se manterem saudáveis.
Por fim, eles gostam muito de brincar e se divertir ao lado de sua família.
4 – O Fila Brasileiro é um cão adequado para a vida em apartamento?
Levando-se em consideração tanto o tamanho quando as exigências desse cão com relação às atividades físicas, é necessário ter muito cuidado ao levar um animal desses para viver em apartamento.
Isso porque o confinamento pode fazer com que eles sintam-se muito tristes. Então, eles não são cães indicados para apartamentos ou casas muito pequenas.
Entretanto, se por acaso você já tiver um Fila Brasileiro morando com você em um lugar pequeno, compense isso com muitos passeios e brincadeiras.
5 – Essa raça convive bem com as crianças e bebês?
Primeiramente, como foi descrito ao longo do texto, esses grandalhões costumam ser muito carinhosos e protetores com todos os membros da família. Assim, isso não é diferente com as crianças, com as quais esses cães adoram brincar.
Mas é preciso observar que por seu tamanho avantajado, o cão pode machucar a criança por acidente.
Além disso, é sempre aconselhado que o animal seja adestrado para reduzir as chances de apesentar comportamentos indesejados e inadequados.
6 – Posso deixar o meu Fila Brasileiro sozinho em casa?
Os cães de maneira geral são animais muito apegados aos donos e, isso é ainda mais intenso no caso do Fila Brasileiro.
Sendo assim, esses animais podem apresentar ansiedade de separação e depressão se forem deixados sozinhos por longos períodos.
7 – O Fila Brasileiro convive bem com outros animais?
Primeiramente apesar de não ser uma raça com boa fama no que diz respeito à convivência com outros bichos, tudo depende.
Porque se ocorrer uma boa socialização do cão desde cedo, ele pode aprender a lidar muito bem com a presença tanto de outros cães quanto de outras espécies.
Além disso, se o cão for levado à uma casa onde haja outros animais, ele aprenderá a conviver bem com eles desde o início. Mas de qualquer forma, o melhor é que o cão seja adestrado. Dessa forma ele será ensinado com relação às melhores maneiras de se comportar diante de diversas situações.
Então, agora que você chegou ao fim deste material e já sabe todas as características do Fila Brasileiro, é capaz de determinar se esse é o cão ideal para você. Portanto, pense em tudo, desde o tamanho do animal, passando pela sua personalidade e chegando aos níveis de atividade físicas exigidos.
E aí, esse cão pode ser o seu próximo companheiro?
Deixe uma resposta