O Dogue Alemão é um dos maiores cães do mundo. Esta raça de cães com tamanho fora do comum pode ter uma saúde frágil e sua educação terá que começar absolutamente cedo, tanto por sua segurança quanto por seu conforto.
O Dogue Alemão, também conhecido como o “Apolo dos Cachorros”, fascina a todos com sua aparência enorme. Ele é brincalhão, extremamente amigável com toda a família e muito carinhoso com todas as pessoas ao seu redor.
Como o seu próprio nome já diz, sua origem é alemã, mas em todo o tempo de sua existência, esse cão tem encantado cada vez mais pessoas em todo o mundo.
E ai, que tal conhecer mais sobre esses grandalhões encantadores?
Índice
Principais Especificações
Características da Raça Dogue Alemão
Cachorro Dogue Alemão
- Quando está com as suas quatro patas no chão esse cão já é enorme, mas quando eles ficam em pé, são inacreditavelmente grandes, podendo passar dos 2 metros de altura;
- O Dogue Alemão Zeus, possui o título de cão mais alto do mundo, medindo 111,8 cm da pata até o ombro;
- Apesar da raça ser alemã, seu nome em inglês é “great dane”, que significa “grande dinamarquês”. Não se sabe bem o porque disso, visto que eles não possuem relação com a Dinamarca;
- Scooby Doo, um dos cartoons mais famosos do mundo é de fato um Dogue Alemão. E isso pode ser facilmente notado pelas características físicas do personagem e de seu carisma;
- Apesar do personagem Scooby Doo ser bastante medroso nas histórias, o Dogue Alemão é na verdade um cão muito corajoso;
- Como já foi dito, esses cães são gigantes. Mas eles apresentam comportamentos inerentes à cães menores, como o de pular no colo de seu tutor.
História
O Dogue Alemão, assim como o Doberman foi criado na Alemanha. Provavelmente o Dogue Alemão, também conhecido como “Apolo dos Cachorros” surgiu por meio de cruzamentos entre diversas raças como wolfhound irlandês e Mastiff Inglês.
Esses cães possuem uma incrível habilidade natural para a caça de animais grandes. Isso se deve à sua personalidade destemida, herdada de seus antepassados que eram cães de guerra e de caça.
Assim, em torno dos anos 1300 esses cães já apresentavam incríveis características como velocidade, força, coragem e resistência.
Assim, a raça foi se popularizando principalmente em meio à aristocracia rural, que os apreciava não somente para a caça, como também por sua força e graciosidade.
E em 1880, foi determinado por autoridades da Alemanha que essa raça só poderia ser referida como Deutsche Dogge, como ainda hoje é chamada em seu país de origem.
E praticamente nessa mesma época, a raça chega às Américas, atraindo muitos interessados em ter um cão da raça, assim como ocorre até os dias atuais. Além disso, um dos principais fatores que atrai muitos proprietários curiosos são os desafios envolvidos na criação desses gigantes de quatro patas.
Personalidade do Dogue Alemão
Apesar de seu tamanho, o Dogue Alemão é um companheiro incrível para toda a família. Esses cães são muito amigáveis, carinhosos e também extremamente pacientes, inclusive com as crianças.
A sua inteligência e obediência os tornam ótimos cães, que são facilmente treinados para se tornarem ainda mais perfeitos.
Apesar de parecerem lentos e pesados, esses grandalhões são muito ágeis.
Esse cão está sempre pronto para passear e se divertir ao lado de seu tutor. E pode-se dizer inclusive que as atividades físicas aproximam muito os donos de seus cães.
Mas como se já não bastassem todas as maravilhosas características citadas até aqui, o Dogue Alemão é um cão muito fiel e protetor. Assim, esse gigante sempre estará alerta para proteger todos os membros de sua família de qualquer ameaça que venha a perceber.
A raça faz jus à sua fama de forte, corajosa e confiável. E quando essas características são associadas à sua imponência e força, o Dogue Alemão ganha espaço entre os cães.
Como já foi citado anteriormente, esses cães são muito dóceis, carinhosos e protetores. Além disso eles adoram ter contato com as pessoas da família.
Sendo assim, essa raça é ótima também com as crianças. Entretanto, devido ao seu tamanho e peso, é necessário que as brincadeiras sejam supervisionadas, principalmente quando se trata de crianças muito pequenas.
Além disso, o Dogue Alemão costuma gostar muito de todas as pessoas, desde que elas não o provoquem. Dessa forma, geralmente esses cães são bastante amigáveis até mesmo com desconhecidos.
Já com animais de outras espécies, desde que eles sejam devidamente socializados e ensinados à tolerar a convivência, não deve haver maiores problemas com relação à isso.
Saúde
O Dogue Alemão costuma ser um cão muito saudável e, em geral seus tutores não precisam se preocupar demais com a sua saúde.
Entretanto, sempre existem aquelas doenças que são mais frequentes na raça e que requerem um pouco mais de atenção.
Então, veja abaixo as principais:
Displasia coxofemoral
A displasia coxofemoral é uma das doenças mais comuns que atinge o quadril dos cães, especialmente de raças grandes.
Essa condição pode apresentar origem genética e se agrava com o passar dos anos. Então, o ideal é que o cão seja supervisionado por um veterinário para que essa condição seja detectada precocemente.
Assim podem ser administrados medicamentos próprios para reduzir a dor no animal. Além disso, selecionar os animais antes de realizar os cruzamentos pode reduzir em muito as chances de nascerem filhotes com essa condição. Pra isso, é importante adquirir apenas cães de criadores experientes.
Problemas no estômago
O Dogue Alemão pode apresentar alguns problemas digestórios simples como inchaços e flatulências.
Entretanto, é bastante comum na raça também uma condição grave, a torção gástrica, que pode ocasionar a interrupção do fluxo sanguíneo no abdome do animal.
Panosteíte
O crescimento dos animais dessa raça é bastante acelerado. Por isso os filhotes em fase de crescimento podem desenvolver um processo inflamatório doloroso conhecido como panosteíte.
Mas levando seu cão ao veterinário, ele poderá passar as recomendações adequadas tanto de medicamentos quanto de alimentos que podem ser bastante úteis para a redução dos sintomas relacionados à essa condição.
Peso
O Dogue Alemão é um cão gigante e bastante pesado ao mesmo tempo. Então, é muito importante ter um cuidado especial com o seu peso. A obesidade pode atrapalhar muito a vida do animal, reduzindo a sua qualidade e expectativa devido ao desenvolvimento de problemas de saúde.
Desde que sejam observadas essas condições, esses cães podem ter uma vida bastante saudável e feliz. Entretanto, apesar de todos os cuidados que você possa ter com seu cão, geralmente a vida do Dogue Alemão não é muito longa, girando em torno de 8 a 10 anos.
Sendo assim, não deixe de levar o seu animal frequentemente ao veterinário e cuidar muito bem dele para que vocês possam viver o máximo de tempo possível juntos.
Cuidados
Todos os cães precisam de cuidados. Mas no caso do Dogue Alemão, é necessário que o tutor esteja atento à algumas condições específicas.
Veja abaixo quais são as principais:
Treinamento
Esses cães possuem todas as carcterísticas desejáveis por quem quer treinar seu cão, como inteligência, obediência e grande capacidade de aprendizado.
Por outro lado, esses grandalhões podem muitas vezes também apresentar grande sensibilidade. Sendo assim, é necessário que o adestramento seja realizado de maneira muito paciente e tranquila.
O ideal é que esse processo seja iniciado o mais cedo possível para que ele se torne o mais natural possível.
Exercícios
Esses cães são fortes, ágeis e foram criados para a caça. Então, seu tipo físico e sua personalidade exigem altas doses de atividade física diária.
Assim, quando são filhotes, a demanda pode ser de até 90 minutos por dia e, esse número vai diminuindo conforme os anos vão se passando.
Espaço
Como você pode imaginar, devido ao seu tamanho avantajado e sua necessidade de movimentação, o Dogue Alemão precisa ter bastante espaço à sua disposição para que consiga viver adequadamente.
Apesar de serem cães que gostam muito de ficar dentro de casa ao lado de seus donos, eles precisam de espaço para se movimentar.
Além disso, o ideal é que o piso do local seja áspero, de forma que o animal consiga se equilibrar adequadamente. Inclusive, se o chão for muito escorregadio, é possível que as patas do animal fiquem até mesmo deformadas com o tempo.
Também é necessário que o local onde o Dogue Alemão se deita seja forrado para que não ocorra a formação de calos devido ao atrito do chão com os cotovelos do animal.
Frio
Apesar de serem cães resistentes, esses gigantes podem ser friorentos. Então, é ideal que o dono lhe ofereça cobertores e até mesmo roupas adequadas e confortáveis para que eles se sintam melhor.
Higiene do Dogue Alemão
Escovação dos pelos do Dogue Alemão
Com relação à pelagem, os cuidados com o Dogue Alemão são bastante simples, afinal, os pelos do animal são muito curtos, além de naturalmente lisos e brilhantes.
Entretanto, as escovações precisam ser realizadas frequentemente para a remoção de pelos mortos que podem se acumular no corpo do cão, porque as quedas de pelo às vezes são intensas.
A queda se intensifica mais ainda no outono e na primavera. Sendo assim, é ideal que as escovações sejam ainda mais frequentes.
Por fim, é válido ressaltar que para a remoção de pelos mortos de seu cão não é necessária a utilização de uma escova. Isso pode ser feito com uma luva de borracha se você preferir.
Manutenção das orelhas, olhos e dentes do Dogue Alemão
O corte das unhas é primordial para que a movimentação do cão não seja atrapalhada. Mas muitas vezes ele não é necessário porque as unhas podem se desgastar naturalmente.
Entretanto, caso isso não ocorra, os cortes podem ocorrer mensalmente, com a utilização de um material adequado e por um especialista.
O ideal é que os dentes do Dogue Alemão sejam escovados 3 vezes por semana para evitar a proliferação bacteriana, bem como o mau hálito.
Mas para que os efeitos sejam ainda melhores, a escovação pode ser diária, realizada com a ajuda de uma escova e pasta específicas para cães.
É muito comum o surgimento de infecções de ouvido caso haja acúmulo de sujeira na orelha do cão. Por isso as o dono deve averiguar e limpar o local ao menos uma vez por semana com a ajuda de um algodão embebido em solução específica para este fim.
E caso haja aparecimento de alguma anormalidade, é necessário levar o cão para uma consulta com o veterinário de confiança.
Alimentação
A dieta do Dogue Alemão (cão adulto ou filhote) deve ser específica para cães gigantes. Você deve levar em consideração suas necessidades nutricionais específicas, bem como alguns suplementos extras que são benéficos para a raça.
A raça Dogue Alemão é uma das maiores do mundo porque é considerada um cão gigante.
A curva de crescimento mostra como, muito rapidamente ele atinge um peso considerável, resultando em um trabalho bastante intenso para os ossos e articulações.
O rápido desenvolvimento do Dogue Alemão torna ainda mais importante a sua tarefa de cuidar de sua dieta, especialmente quando ele ainda é um filhote. Por isso, cuidar dele durante os primeiros meses de vida é fundamental para uma boa saúde.
Nota-se também que a dieta do cão varia de acordo com a fase de crescimento em que é encontrada. As necessidades nutricionais de um filhote, um cão adulto ou um cão mais velho não são as mesmas.
O tamanho e o peso de um Dogue Alemão adulto oscilam entre 80 a 90 cm e 54 a 90 kg. Quanto às fêmeas, seu tamanho varia entre 72 e 84 cm e seu peso é mais ou menos entre 45 e 59 kg.
O Dogue Alemão precisa de quantas calorias por dia?
Os requisitos de calorias do Dogue Alemão são particularmente altos. Isso é aproximadamente 2.480 calorias/dia para machos e 1.940 calorias/dia para fêmeas.
Outra informação importante diz respeito à não oferecer muitos petiscos para o seu grandalhão porque isso pode favorecer o desenvolvimento de obesidade.
O número de vezes que o Dogue Alemão come varia de acordo com a idade. Os filhotes precisam comer mais vezes durante o dia, enquanto os adultos são alimentados 2 vezes ao dia.
A quantidade de comida para o Dogue Alemão filhote
- 2 meses : 410 g machos, 350 g fêmeas
- 3 meses : 520 g machos, 430 g fêmeas.
- 4 meses : 615 g machos, 500 g fêmeas.
- 5 meses : 755 g machos, 580 g fêmeas.
- 6-7 meses : 860 g machos, 600 g fêmeas.
- 8-18 meses: 890 g machos, 610 g fêmeas.
Quantidade de comida para um Dogue Alemão adulto
De 18 meses até 20 meses, o Dogue Alemão já é considerado um adulto. Assim, suas necessidades calóricas serão reduzidas ligeiramente.
Confira a quantidade de comida a alimentar o Dogue Alemão por dia, de acordo com o seu peso:
- 45 kg: 500 g
- 50 kg: 550 g
- 55 kg: 590 g
- 65 kg: 650 g
- 75 kg: 720 g
- 80 kg: 775 g
Além disso, você não deve esquecer que o Dogue Alemão sempre deve ter muita água fresca à sua disposição. Recomendamos usar recipientes de qualidade e limpá-los regularmente para evitar o acúmulo de sujeira e bactérias.
Pelagem
A pelagem do Dogue Alemão é muito bonita devido ao seu brilho intenso. Além disso, os pelos são curtos e bastante densos.
Dogue Alemão – Cores
O Dogue Alemão é uma raça que apresenta uma diversidade de cores fantástica. Veja abaixo as principais colorações encontradas e suas características principais:
Tigrado
Essa coloração possui uma base que pode variar de dourado claro a escuro, com listras muito bem delineadas e intensas, que geralmente são pretas;
Preto
Esse tipo de pelagem é preta, muito intensa, que parece até mesmo acetinada dependendo da forma como é vista. Mas algumas vezes esses cães apresentam manchas brancas, apesar de não serem aceitos pelo American Kennel Club (AKC);
Arlequim
Essa coloração se caracteriza por uma base branca com marcas pretas irregulares distribuídas por todo o corpo do cão;
Merle
Apesar de essa coloração ser menos aceita, existem cães que possuem manchas pretas com uma base cinza.
Azul
Essa coloração deve ser azul aço pura, mas em algumas situações ocorre o aparecimento de indesejáveis manchas brancas.
Dourado (fawn)
É aceito que essa coloração vá de um tom mais claro até um tom mais escuro, além da máscara preta característica. Mas jamais são aceitos animais azulados ou acinzentados, por exemplo.
Dogue Alemão filhote
Ter um filhote de Dogue Alemão, é uma responsabilidade enorme, então, é necessário conhecer muito bem as características e necessidades especiais no novo membro da família.
Além de muito fofos esses cãezinhos são muito inteligentes. E é durante essa fase que esses animais farão descobertas sobre tudo o que os cerca e aprenderão muitas coisas.
Além disso, não se esqueça de que esses filhotes precisam de muita atividade física. Sendo assim, brincadeiras são muito bem vindas, além dos passeio diários após a liberação pelo veterinário.
Os filhotes precisam ser alimentados constantemente, principalmente quando são muito pequenos. Seguir os horários das refeições é muito importante para garantir um bom crescimento e não causar problemas de saúde.
- Filhotes de 2 a 3 meses se alimentam 4 vezes ao dia.
- Aqueles entre 4 e 5 meses podem receber 3 refeições.
- A partir dos 6 meses podem comer 2 vezes por dia, como quando são adultos.
Preço do Dogue Alemão
Se você ficou encantado por todas as características do Dogue Alemão e está pensando em levar um grandalhão desses para a sua casa, precisa se preparar com relação ao valor do animal.
Apesar de variar bastante, entre R$ 700,00 a R$ 5.000,00, é preciso se atentar à origem do filhote. Não compre um cão só com base em seu valor, pois isso pode te trazer mais prejuízos mais tarde.
Perguntas frequentes sobre o Dogue Alemão
É muito comum que as pessoas tenham muita curiosidade à respeito dessa raça tão peculiar. Então, acompanhe as principais perguntas que são feitas com relação ao Dogue Alemão.
1 – Esses cães latem muito?
Não. Além de serem tranquilos e dóceis, esses cães são também bastante silenciosos, latindo apenas quando existe realmente alguma ameaça.
2 – O Dogue Alemão é destruidor?
Em algumas situações esse cão pode sim ser um pouco destruidor. Mas geralmente isso se deve ao seu tamanho que faz com que ele esbarre nas coisas por ser um pouco desajeitado.
3 – O dogue Alemão sofre de ansiedade de separação?
Enquanto a maioria dos problemas de saúde do Dogue Alemão é considerada física, eles também podem sofrer de problemas mentais. A ansiedade de separação é uma preocupação comum para muitos donos dessa raça.
Os filhotes de Dogue Alemão são muito dependentes de seus donos, e sua felicidade e bem-estar serão o resultado disso.
A melhor maneira de impedir a ansiedade de separação é garantindo que seu amigo peludo receba muito amor e atenção diariamente.
3 – A raça é agitada?
Apesar de ter muita energia e do Dogue Alemão necessitar de uma razoável intensidade de atividades físicas diárias, ele é um cão bastante calmo.
E então, após ler todas as informações contidas nesse artigo, você acha que o Dogue Alemão é o cão ideal para você?
4 – Qual o tempo de vida de um Dogue Alemão?
O tempo de vida de um Dogue Alemão é de 6 a 10 anos. Embora isso possa parecer curto, lembre-se de que a maioria das raças de cães grandes tem um tempo de vida de 10 anos ou menos.
Isso ocorre principalmente porque os cães maiores envelhecem mais rápido em comparação às raças menores.
5 – Por que o Dogue Alemão não pode comer rápido?
O cólon do Dogue Alemão é particularmente longo, o que aumenta o tempo de trânsito e a fermentação intestinal, o que pode resultar em fezes mais úmidas.
Além disso, sua caixa torácica profunda representa um fator de risco adicional para torção gástrica, um problema comum em raças gigantes de cães. Por isso, comer muito rapidamente não é indicado para essa raça.
6 – Porque o Dogue Alemão é chamado de Dinamarquês?
O Dogue Alemão também é chamado de Dinamarquês, mas na realidade ele não tem origem dinamarquesa. Esse apelido vem do fato de ele ser muito popular na Dinamarca.
Deixe uma resposta