O Mastim Napolitano sem dúvidas é um dos maiores cães que ainda existem atualmente. É impossível que você passe por um animal desses sem que note seu tamanho. E é claro que seu peso também impressiona.
Entretanto, apesar de seu tamanho, esse cão é muito amigável e carinhoso, principalmente com relação aos membros da sua família.
Mas se você quer ter um cão dessa raça, se prepare para investir muito no treinamento do animal, no que diz respeito tanto à tempo quanto dinheiro.
Então, antes de adquirir um Mastim Napolitano você precisa conhecer muito sobre a raça para que posteriormente você não venha a ter problemas de convivência e incompatibilidade.
Sendo assim, acompanhe esse material e aprenda muito sobre esse grandalhão tão amável.
Índice
- Principais Especificações
- Características da Raça Mastim Napolitano
- Cachorro Mastim Napolitano
- História
- Personalidade do Mastim Napolitano
- Saúde
- Cuidados
- Alimentação
- Pelagem
- Cores do Mastim Napolitano
- Mastim Napolitano Filhote
- Preço do Mastim Napolitano
- Perguntas frequentes sobre o Mastim Napolitano
- 1 – O Mastim Napolitano se adapta à viver em apartamentos?
- 2 – Esse cão convive bem com as crianças?
- 3 – O Mastim Napolitano late demais?
- 4 – O Mastim Napolitano fica bem sozinho?
- 5 – A raça tem muita perda de pelo
- 6 – O Mastim Napolitano baba muito?
- 7 – Qual é a expectativa de vida de um Mastim Napolitano?
- Fotos de Mastim Napolitano
Principais Especificações
Características da Raça Mastim Napolitano
Cachorro Mastim Napolitano
- O Mastim Napolitano possui uma descendência muito antiga, que remete aos tempos da Antiga Grécia;
- Na Roma antiga esses cães passaram a ser utilizados em competições. Dessa forma eles acabaram por adquirir uma fama errônea de cães agressivos;
- Na verdade os cães dessa raça são muito apegados ao tutor, além de serem bastante calmos e tranquilos;
- Mas se por um lado são calmos, por outro lado eles tem fama de serem mastigadores, mesmo depois de adultos. Por isso é preciso tomar previdências para reduzir esse comportamento do animal;
- Esses cães necessitam de quantidades enormes de alimento diariamente. Assim, se você quer mesmo ter um Mastim, se prepare para gastar muito com ração;
- Além disso o Mastim Napolitano saliva demais. Então prepare-se para ter sempre um pano em mãos para ficar enxugando sua boca;
- Esses cães são muito sensíveis ao calor. Por isso, é preciso tomar cuidado para que eles não sejam expostos à temperaturas muito altas para não apresentar eventuais problemas relacionados à isso;
- No Brasil esse cão ainda é raro e, por isso possui um valor bastante elevado com relação à outras raças;
História
O Mastim Napolitano descende do Dogue do Tibete e, está presente há aproximadamente 2 mil anos, sendo criados na Campânia até os dias de hoje.
A raça se desenvolveu na região de Nápoles na Itália, tendo recebido seu nome em homenagem ao local. Entretanto, durante muito tempo essa raça foi esquecida.
Mas em 1947 alguns criadores reiniciaram a reprodução de animais que sobreviveram em regiões próximas ao Vesúvio.
Seus criadores focaram em selecionar características que fossem propícias para a defesa e, ao mesmo tempo para companhia.
Desde então, em sua história esses animais foram utilizados em combates e guerras, além de ter auxiliado a polícia. Por outro lado eles foram também muito utilizados pelos mafiosos e ladrões.
Devido às suas características relacionadas à proteção e defesa de seu território, esses cães ainda são utilizados como guarda, mas estão se popularizando muito mais como cães de companhia.
O reconhecimento da raça ocorreu em 1949 pela Federation Cynologique Internationale (FCI). Mas foi somente nos anos 1970 que o Mastim Napolitano se popularizou na Europa.
Alguns imigrantes italianos já haviam levado alguns exemplares para o país por volta de 1880. No entanto, nos Estados Unidos, o primeiro exemplar foi importado no ano de 1973 por Jane Pampalone.
Então, nesse ano ocorre a fundação do Neapolitan Mastiff Club of America (NMCA), mantendo os registros que já haviam na época para estabelecer as características do animal.
Posteriormente, nos anos de 1990 ocorreu também a fundação do United States Neapolitan Mastiff Club e do Neapolitan Mastiff Association. Mas a raça foi reconhecida pelo American Kennel Club somente no ano de 2004.
Tanto os clubes quanto o reconhecimento da raça possuem uma importância fundamental para a popularização desses cães, bem como a educação das pessoas à respeito deles.
Personalidade do Mastim Napolitano
Apesar de hoje em dia ele ser muito utilizado como cão de companhia, o Mastim Napolitano não nega a sua origem e é excelente cão de guarda. Isso ocorre tanto por suas características físicas quanto aquelas referentes ao seu comportamento.
E convenhamos que somente o tamanho desses animais e altura de seu latido já são capazes de assustar e afugentar qualquer pessoa ou ainda animais menores.
Além disso, esses cães são muito atentos com relação ao ambiente que os cerca, sendo capazes de detectar ameaças com muita facilidade.
Isso porque eles possuem tanto a audição quanto o olfato extremamente apurados, que os auxiliam à perceber que pessoas e outros animais estão se aproximando de seu território, com muita antecedência.
No mais, o Mastim Napolitano possui uma grande Inteligência. Entretanto pode ser um pouco difícil adestrar esses cães principalmente por causa de seu tamanho.
Sendo assim, aconselha-se que o adestramento seja realizado por um profissional da área, enquanto o animal ainda é filhote. Dessa forma o processo será bem mais simples e rápido.
Isso é extremamente importante porque apesar de serem tranquilos, esses cães podem também se mostrar agressivos dependendo da situação. Então é preciso controlar esses comportamentos desde cedo.
E se a família for composta por crianças, os treinamentos se fazem ainda mais necessários. Afinal, devido ao tamanho do cão, se ele não souber controlar seus comportamentos, podem acabar machucando os pequenos.
Mas de maneira geral o Mastim Napolitano se comporta bem na presença de crianças. Já com relação à pessoas desconhecidas, esses cães são um pouco desconfiados até que tenham a certeza de que a pessoa é confiável.
O mesmo ocorre com relação à outros animais. Portanto, se você tiver outros pets na sua casa, o ideal é que seja feito um trabalho cuidadoso de socialização.
Saúde
O Mastim Napolitano é um cão grande e forte, que no geral possui uma boa condição de saúde. Entretanto, existem algumas doenças que podem acometer os animais dessa raça com maior frequência. Veja agora quais são as principais:
Displasia de quadril
Essa doença pode ter origem genética e acomete muitos cães de diversas raças, como o Dogue Alemão, Boxer, Mastim Tibetano e muitas outras.
No caso do Mastim Napolitano isso pode se tornar ainda mais grave devido ao seu tamanho e peso.
Tal condição provoca dores no animal e impede que ele se locomova adequadamente. Além da displasia de quadril, é muito comum que animais dessa raça desenvolvam a displasia de cotovelo.
Cardiomiopatia
Essa condição também é bastante frequente nesses cães, e é caracterizada por uma dilatação anormal do músculo cardíaco. Como consequência o coração do animal adquire um tamanho anormalmente grande.
Devido à essa expansão, o músculo cardíaco se torna mais fino e também mais fraco, levando à insuficiência cardíaca.
Olhos de Cereja
Essa doença oftálmica é muito frequente nesses cães, ocasionada pelo inchaço da glândula presente na pálpebra do cão.
Por isso, os olhos se tornam inflamados e vermelhos e, para a reversão do caso geralmente é necessária uma cirurgia.
Torção ou Dilatação Gástrica
A torção gástrica é uma condição muito frequente em raças de cachorro grande, podendo ocorrer tanto a torção total quanto parcial do estômago.
Isso ocorre geralmente quando os cães ingerem uma quantidade muito grande de alimento de forma rápida e, posteriormente se exercitam.
Assim o órgão pode girar dentro da cavidade abdominal, ocasionando a interrupção do fluxo sanguíneo. Isso pode levar o cão à morte.
Ectrópio
É muito frequente que a pálpebra do Mastim Napolitano vire, o que provoca a exposição da pálpebra interna. Isso pode provocar inflamações e infecções da região.
Osteocondrose Dissecante (OCD)
Nesta condição, ocorre um crescimento inadequado da cartilagem na articulação do animal. Isso faz com que a região se torne cada vez mais enrijecida, até que o animal não consiga mais se movimentar.
O mais comum é que tal fato ocorra no cotovelo e nos ombros do cão.
Problemas de Pele
O Mastim Napolitano apresenta uma grande propensão ao desenvolvimento de problemas relacionados à sua pele.
Isso ocorre principalmente devido às dobras do cão, que podem acumular sujeira e umidade que propiciam a proliferação de bactérias e fungos que causam infecções e inflamações.
Apesar dessas condições serem frequentes em animais dessa raça, isso não significa que o seu Mastim Napolitano necessariamente irá desenvolvê-las.
Além disso, se você estiver sempre atento ao comportamento do seu cão, será capaz de perceber sinais de que algo está errado com ele precocemente, o que ajuda no diagnóstico e tratamento.
Assim, se o seu cão for bem cuidado provavelmente ele terá uma expectativa de vida entre 8 e 10 anos.
Cuidados
Se você pretende ter ou já tem um Mastim Napolitano como companheiro é extremamente importante que conheça todos os cuidados que é necessário ter com a raça para que seu cão viva de forma feliz e saudável.
Então, veja abaixo as principais recomendações com relação à essa raça:
Exercícios
Primeiramente tenha cuidado com relação à exposição excessiva de seu cão às atividades físicas. Por ser um cão grande e pesado, atividades de alto impacto podem ter um efeito nocivo às suas articulações. Portanto evite corridas e saltos por exemplo.
No mais, seja ainda mais cauteloso com relação aos filhotes, pois atividades físicas intensas podem ser muito nocivas, prejudicando o crescimento do cão.
Então, em qualquer fase da vida de um Mastim Napolitano o mais adequado são caminhadas diárias com curta duração. Afinal, esses cães gostam muito mais de descansar tranquilamente ao lado de seus tutores.
Vale dizer aqui que o Mastim não é um bom nadador, então é melhor manter esse grandalhão longe de piscinas. Por fim, tenha cuidado com temperaturas elevadas, pois esses cães são muito sensíveis ao calor.
Higiene do Mastim Napolitano
Escovação dos pelos do Mastim Napolitano e pele
Primeiramente, é preciso ter muito cuidado com a pele desses cães porque suas dobras podem acumular umidade e sujeira.
Então, sempre que o cão tomar banho é preciso secar muito bem os seus pelos e sua pele para que a umidade não provoque a proliferação de microrganismos.
Além disso é necessário ter cuidado para que não ocorra o acúmulo de sujeira. Então, lembre-se de limpar e verificar frequentemente a pele do cão para ver se não está com nenhuma lesão ou vermelhidão.
Caso você perceba qualquer anormalidade, leve o animal ao veterinário.
Se a pele em si é muito delicada, seus pelos não requerem muitos cuidados. Por serem curtos, basta que seja feita uma escovação semanal para a remoção de pelos mortos.
Manutenção das orelhas, unhas e dentes do Mastim Napolitano
Como o Mastim Napolitano é um cão que se movimenta pouco, pode ser que suas unhas não sejam desgastadas naturalmente. Por isso é necessário que sejam aparadas mensalmente ou ainda conforme a taxa de crescimento.
É muito importante que o corte seja realizado de forma cuidadosa, preferencialmente por um profissional experiente para que o cão não seja ferido.
Além disso, é necessário ressaltar que o Mastim Napolitano saliva muito e, como sua boca é caída, a região pode ficar com mau cheiro. Por isso é muito importante fazer a limpeza dos dentes frequentemente.
A escovação frequente dos dentes do cão pode ajudar à manter a área mais limpa, além de evitar acúmulo de tártaro.
Portanto, procure escovar os dentes do seu cão pelo menos duas vezes por semana. Mas se for possível, o ideal é que a escovação seja realizada diariamente.
E devido às suas orelhas caídas, o Mastim Napolitano pode apresentar inflamações e infecções do local com certa frequência.
Por isso é preciso ter uma atenção especial com o conduto auditivo do cão, fazendo a verificação frequente. Se você notar qualquer problema, deverá levar o cão à um especialista.
Por fim, não se esqueça de realizar limpezas semanais com a ajuda de algodão e uma solução específica para esse fim.
Alimentação
Antes de mais nada, deve-se ressaltar que o Mastim Napolitano é um cão gigante, que possui necessidades elevadas de nutrientes para que possa se desenvolver adequadamente.
Por isso é de suma importância que lhe seja oferecido um alimento balanceado e de boa qualidade, que seja suficiente para suprir todas as necessidades nutricionais do animal.
Esse cão precisa ter um excelente desenvolvimento ósseo. Por isso precisa ter acesso à grandes quantidades de cálcio.
Para que essas necessidades sejam supridas, o ideal é que o tutor escolha uma boa ração, preferencialmente super premium. Elas são elaboradas para serem nutricionalmente completas.
Além disso é possível fazer a suplementação de alguns nutrientes. Mas para isso é preciso consultar um veterinário especialista em nutrição animal para que ele faça as prescrições adequadas.
Tanto as suplementações quanto a ração propriamente dita devem ter suas quantidades diárias recomendadas com base nas características do cão como peso, idade e nível de atividade física.
Portanto, o ideal é que o cálculo seja feito individualmente para cada cão. Mas se isso não for possível, você também encontra a recomendação média informada na embalagem do alimento.
E prepare-se porque um Mastim costuma ingerir em média 2,5Kg de ração diariamente! Então o investimento na alimentação do animal com certeza será enorme.
Com relação às porções, divida a quantidade diária recomendada em duas ou três porções. Jamais dê toda a quantidade diária de uma só vez, pois o cão pode ter uma torção.
Por fim, mantenha sempre água limpa e fresca à disposição do cão, pois o Mastim Napolitano sente muito calor e tem muita sede.
Pelagem
A pelagem do Mastim Napolitano é curta, mas bastante densa. Além disso, os seus pelos são muito finos e lisos.
Esse cão não costuma ter muitas perdas de pelo e não exige muitos cuidados extras com a sua pelagem.
Cores do Mastim Napolitano
Apesar do Mastim Napolitano azul ser o mais comum entre todos, essa raça pode apresentar diversas variações com relação às suas cores.
Assim, você poderá encontrar cães dessa raça que vão desde o cinza (azul), até tigrados, pretos, cremes e fulvos.
Mas as cores aceitas para essa raça são:
- Preto
- Tigrado
- Azul
- Cinza
- Fulvo
- Creme
Mastim Napolitano Filhote
Primeiramente é necessário ressaltar que esses cães não são muito frequentes no Brasil. Portanto é preciso ter muito cuidado com relação à origem do seu cão.
Assim, é de suma importância que você pesquise muito bem à respeito do criador de quem você irá adquirir seu cão.
Jamais compre animais de criadores sem experiência, pois eles não possuem o conhecimento necessário para a realização de cruzamentos de forma correta.
Isso coloca em risco a saúde e a vida tanto dos animais adultos quanto dos filhotes que vão nascer.
Após escolher o canil do qual irá comprar seu pequeno Mastim, observe que eles devem ser deixados por 60 dias na companhia da mãe, para que sejam amamentados.
Passado esse período ele poderá ir para a sua casa após ser devidamente vacinado e vermifugado.
No mais, ele deve ser consultado por um veterinário que avalie sua condição geral de saúde. Se o seu cão estiver bem, ele poderá ser levado para a sua casa. E, chegando lá ele passará a ser sua responsabilidade.
Então, você deverá ter todos os cuidados com relação à sua saúde. Não se esqueça de manter seu cãozinho sempre limpo, escovado e com a boca em ordem.
Tenha cuidado para não brincar de forma brusca com seu cão, pois atividades de alto impacto podem prejudicar suas articulações.
Por fim, inicie o adestramento o quanto antes. Assim o seu Mastim Napolitano aprenderá desde cedo à controlar os seus instintos e se comportar de maneira mais adequada frente às diferentes situações.
Preço do Mastim Napolitano
O Mastim Napolitano é um cão raro, pouco presente no Brasil. Por isso o valor desse cão costuma ser bastante elevado.
Mas é importante ressaltar que se você quiser ter um desses cães, deve se conformar com os valores elevados e, jamais deve adquirir um cão que não seja de canil especializado na raça somente por ter um valor mais baixo.
Então, se você quiser ter um gigante desses, prepare-se para desembolsar um valor entre 4 mil e 6 mil reais.
Por fim, vale ressaltar também que apesar do investimento inicial ser elevado, esse é um cão que exige um alto valor mensal para ser mantido. Pois um Mastim Napolitano come 90kg de ração super Premium por mês!
Então, antes de adquirir um cão dessa raça, avalie se ele cabe principalmente em seu planejamento financeiro.
Perguntas frequentes sobre o Mastim Napolitano
Sem dúvidas o Mastim Napolitano é um cão exótico, que desperta a curiosidade de muitas pessoas.
Assim, é bastante comum que tanto os seus donos quanto as pessoas que pensam em ter um grandalhão desses tenham dúvidas com relação ao seu comportamento e características.
Então veja quais são as principais perguntas e as respostas para elas:
1 – O Mastim Napolitano se adapta à viver em apartamentos?
Esse cão é muito grande, pesado e precisa de locais espaçosos para que consiga se locomover adequadamente.
Além disso, em pequenos espaços eles podem acabar quebrando objetos com a sua cauda. Então, o Mastim Napolitano não é uma raça adequada para a vida em apartamentos.
Antes de levar um exemplar para a sua casa, é necessário que você analise muito bem se o tamanho do animal não será um problema para você e se o seu custo mensal é compatível com a sua vida financeira.
2 – Esse cão convive bem com as crianças?
Apesar de serem animais calmos, não é indicado que sejam deixados sozinhos com crianças muito pequenas devido ao seu tamanho.
Mas com relação à convivência em si, esses cães lidam bem com a presença dos pequenos.
3 – O Mastim Napolitano late demais?
A raça possui instinto de guarda. Por isso costuma latir bastante para dar alertas ao seu tutor. Mas em situações normais o cão costuma ser silencioso.
4 – O Mastim Napolitano fica bem sozinho?
Nenhum cão de companhia gosta de ficar sozinho. Entretanto, o Mastim Napolitano tolera a solidão por alguns períodos de tempo. Mas não exagere!
5 – A raça tem muita perda de pelo
Além de ter os pelos curtos, o Mastim Napolitano não costuma ter perdas significativas.
6 – O Mastim Napolitano baba muito?
Sim, com certeza a salivação excessiva é uma característica marcante dessa raça. Então prepare-se para limpar suas roupas e móveis quando o seu grandalhão se balançar!
Além disso, em passeios é aconselhado que você leve um pano para enxugar a boca do animal ocasionalmente.
7 – Qual é a expectativa de vida de um Mastim Napolitano?
Quando bem cuidados o Mastim Napolitano costuma viver entre 8 e 10 anos. Como eles são cães gigantes, não vivem muito.
Deixe uma resposta