O São Bernardo é um cão imponente e gigante. Muitos até acham que ele tem cara de mau, mas ele é um cão amigável, sereno e carinhoso.
Além disso, cães dessa raça são leais e companheiros dos membros de sua família e, são capazes de fazer praticamente qualquer coisa para agradar e proteger à todos. Inclusive, com as crianças eles são muito pacientes e cuidadosos. Por isso são considerados cães babás.
Sendo assim, além de serem cães de companhia perfeitos, eles são também cães de guarda excelentes.
E aí, ficou curioso para descobrir mais sobre esse peludo gigante? Divirta-se com as informações sobre o São Bernardo apresentadas à seguir!
Índice
Principais Especificações
Características da Raça São Bernardo
Cachorro São Bernardo
- São Bernardo é uma raça gigante, que ao mesmo tempo que é bravo ao defender seu território, sabe ser carinhoso com a família;
- Cães dessa raça são muito utilizados em regates, inclusive em regiões frias e de montanhas cheias de neve;
- O incrível faro dos cães dessa raça possibilita que eles sintam o cheiro de uma pessoa soterrada mesmo que ela esteja sob uma camada de até 10 metros de neve;
- O cão Barry foi empalhado após sua morte e exposto no museu suíço devido à sua fama de herói; Isso ocorreu porque esse cão teria sido responsável por salvar pelo menos 40 vidas em sua história;
- Em três anos de existência do São Bernardo, aproximadamente 2.000 pessoas teriam sido salvas por esses heróis caninos de acordo com o American Kennel Club;
- Além disso esses cães já encontraram milhares de corpos;
- Você já deve ter notado que sobretudo em desenhos, os São Bernardo são retratados com um barril pendurado em seu pescoço. Nele seria colocado conhaque para aquecer as vítimas; Mas na verdade isso é mais uma lenda. O que realmente acontece é que o São Bernardo aquece a pessoa com a sua densa pelagem como um cobertor;
- Então, além de cães de salvamento, o São Bernardo se destacou também no cinema, como o incrível cão Beethoven;
- A aparição nos 5 filmes do cão, trouxeram maior visibilidade e fama à essa raça incrível e encantadora;
- Além disso o São Bernardo apresenta alguns recordes em sua história. Dentre eles, há o da cadela Mochi que possui uma língua de 18,58 cm; Esse fato consta registrado no livro dos recordes.
História
A raça São Bernardo se originou na região montanhosa, criada por monges da montanha no século XI que precisavam de animai para fazer a guarda e a defesa do monastério.
Isso ocorreu porque na época os cães que viviam na montanha não tinham a resistência necessária para sobreviver às baixas temperaturas do local.
Então, os monges começaram a fazer diversos cruzamentos na tentativa de melhorar as características desses cães, que passaram a ter melhor saúde, força e habilidade para os salvamentos.
Sendo assim, Os cães escolhidos na época para esses cruzamentos eram da raça Terra Nova, que tiveram as suas melhores características incorporadas no São Bernardo.
Isso pode ser notado nas semelhanças físicas entre as duas raças, que incluem a pelagem e o corpo avantajado.
Entretanto, com o tempo foi percebido pelos monges que os animais de pelagem mais longa tinham problemas com a neve, que acabava ficando presa aos fios.
Por isso, os cães de pelos mais curtos passaram a ser mais desejados, por se saírem melhor nesse ambiente tão complicado.
O cão nacional da Suíça
Mais tarde esses animais ficaram conhecidos como Cão Nacional da Suíça. Essa raça foi usada para fazer a escolta dos viajantes nas montanhas nevadas do país.
Além disso, eles foram também muito utilizados em salvamentos das pessoas que se perdiam ou ficavam presas sob camadas de metros de neve.
No passado esses cães fizeram parte da guarda de soldados da armada de Napoleão, o que ajudou a disseminar a fama desses cães. Dessa forma eles se tornaram conhecidos em toda a Europa.
Entretanto, foi somente no ano de 1887 que a raça foi reconhecida oficialmente, sendo atribuída à eles a sua origem suíça.
Ademais, no passado, os Monges das montanhas trabalhavam ajudando os viajantes que passavam pelas regiões montanhosas. Desse modo, eles faziam o salvamento das pessoas que frequentemente ficavam presas em avalanches.
Mas, por volta do ano de 1707, esses homens, cansados desse trabalho passaram a utilizar cães para ajudá-los.
Sendo assim, esses cães eram muito hábeis no desenvolvimento de suas tarefas na neve. Aliás, sua força e seu faro incrível possibilitavam a esses animais atuar de forma perfeita no salvamento dessas pessoas.
Portanto, sua capacidade como farejador permitia que esses cães encontrassem pessoas desaparecidas sob camadas de neve de até 10m.
São Bernardo um cachorro resistente
Além disso, eles eram extremamente resistente às baixas temperaturas do local afinal, haviam sido selecionados justamente para isso.
Contudo, apesar de seu tamanho e de seu peso, esses cães tinham que ter muita resistência para que não se sentissem cansados demais para executar seu trabalho.
Mas nessa época os cães eram um pouco menores do que aqueles que são vistos atualmente.
E, apesar de serem muito úteis aos monges, a população canina do monastério passou por uma quase extinção por volta do ano de 1830.
Assim, isso se deu devido à uma série de fatores, que incluem acidentes, cruzamentos realizados indevidamente entre cães que possuíam semelhanças genéticas e diversas doenças.
Então muitos cães acabaram morrendo, o que quase extinguiu a população de São Bernardos que viviam na região dos Alpes Suiços.
Entretanto, por sorte alguns exemplares sobreviveram e começaram a ser levados à outras regiões da Europa, nas quais passaram a ser novamente reproduzidos. Assim a raça voltou a se desenvolver e se popularizou.
Isso foi fundamental porque nos próprio Alpes esses cães deixaram de ter tanta importância quanto tinham antigamente, afinal, hoje os acidentes são mais raros.
Atualmente eles são apreciados como maravilhosos cães de companhia e de guarda e possuem muitos amantes por todo o mundo.
Justamente por isso pode-se notar a existência de muito clubes voltados à essa raça, sendo o mais antigo o St. Bernards-Club da Basileia, que se originou no ano de 1884.
Personalidade do São Bernardo
Primeiramente, ao adquirir um exemplar de São Bernardo você precisa ter em mente que esses cães são muito mais do que animais domésticos.
Eles são companheiros fiéis e leais que te acompanharão e protegerão durante anos. Então, veja seu cão como um amigão e não como um animal qualquer.
Esses cães são mansos e bem tranquilos em maneira geral, mas podem se tornar agitados e até mesmo agressivos para a proteção do território e da família.
Assim. eles podem ser considerados animais possessivos, que se não forem devidamente controlados por um tutor que se imponha, podem acabar mandando no pedaço.
Então,se você pensa em ter um cão desses saiba que terá que se impor com firmeza , para que o cão compreenda que é você quem manda e não o contrário.
Por isso procure contratar um adestrador para o seu cão logo nas primeiras semanas de sua vida para que ele passe por treinamentos intensos.
Assim, com certeza você terá um cão mais equilibrado, que será capaz de te respeitar e conviver muito melhor com todos os membros da família.
São Bernardo é um cachorro inteligente
Apesar de ser muito inteligente, nem sempre o São Bernardo está tão disposto à aprender novos comandos.
Mas, tenha certeza que com jeito e carinho você vai conseguir ensinar tudo o que deseja ao seu cão.
E por falar em carinho, não é raro ver um grandalhão desses tentando atrair a atenção do dono para conseguir afagos.
Eles podem ser muito carentes e gostam bastante de contato físico com o tutor. Mas por serem bem grandes, você os verá normalmente deitados no tapete da sala.
Apesar de dormir muito e parecer preguiçoso, o São Bernardo também tem necessidade de fazer atividades físicas. Entretanto, em temperaturas mais elevadas ele provavelmente evitará movimentações mais intensas.
Ele necessita de bastante espaço para se exercitar e gastar suas energias. Mas feito isso, provavelmente ele terá que descansar e voltará a dormir.
O São Bernardo com crianças, desconhecidos e outros animais
Com as crianças ele é um cão muito cuidadoso e paciente. E isso se estende inclusive às crianças menores.
Contudo, é preciso ter cuidado devido ao seu tamanho e nunca deixar o cão e a criança sozinhos, sem supervisão.
Entretanto, com relação à pessoas desconhecias, o São Bernardo pode se mostrar bem desconfiado caso perceba uma “invasão” em seu território ou ameaça ao tutor.
Aliás, muitas vezes esse cão pode até mesmo ter reações mais agressivas e indevidas. Mas, caso o desconhecido seja considerado seguro, o cão com certeza fará amizade facilmente.
Por fim, com relação à cães e outros animais, o São Bernardo nem sempre é tão receptivo.
Por isso, é muito importante que seja realizado um trabalho de socialização com o cão desde as suas primeiras semanas.
Saúde
O São Bernardo é um cão gigante, que pode apresentar alguns problemas de saúde que geralmente estão relacionados justamente ao seu tamanho.
Em geral esses cães vivem apenas de 8 a 10 anos mesmo que sejam bem cuidados. Por isso, a atenção à saúde do seu cão é fundamental para que ele viva bem.
As principais condições que atingem essa raça são:
Displasia Coxo femoral
Essa má formação e encaixe inadequado da cabeça do fêmur no osso da bacia é muito frequente na raça e também no Labrador.
Inclusive, atualmente os criadores tem feito uma ação para que os animais só sejam reproduzidos depois de passarem por três radiografias analisadas por juízes. Isso é necessário para reduzir a ocorrência da doença.
Displasia de cotovelo
Assim, como a displasia de quadril, a de cotovelo também é hereditária e provoca muitas dores no animal, atrapalhando a sua movimentação.
Essas condições reduzem muito a qualidade de vida dos animais por provocar fortes dores.
Câncer ósseo
Em cães com mais de cinco anos de idade, é comum o aparecimento de câncer ósseo que provavelmente tem origem hereditária.
Então, as dores e a prostração podem ser sinais de que a condição se encontra em um estágio avançado.
Por isso é muito importante que seu cão seja acompanhado durante toda a sua vida por um veterinário.
Torção Gástrica
O tamanho do São Bernardo favorece que ocorra a famosa e tão temida torção gástrica que pode levar o animal à morte se não for socorrido à tempo.
Portanto, o cão não deve comer muito rápido e nem fazer atividade física após a refeição para evitar que a condição se manifeste.
Epilepsia
Essa condição é muito frequente em algumas linhagens e São Bernardo, provocando convulsões que podem ser graves.
A condição deve ser controlada com o uso de medicamentos, mas o ideal é que a reprodução já seja feita de modo à evitar esse problema que possui origem genética.
Cuidados
O São Bernardo é um daqueles cães que devem ser criados com muito amor e carinho devido às suas características de companheirismo e amizade.
Entretanto, o tutor desse cão deve ter em mente que eles geralmente deixam rastros por onde passam, seja com suas enormes patas, pelos ou saliva.
Sendo assim, esses gigantes demandam bastante cuidado, atenção e sobretudo tempo e paciência de seu dono.
Então, veja agora quais são esses cuidados tão importantes que se deve ter com um animal dessa raça.
Exercícios
O São Bernardo possui moderada exigência por atividades físicas. Assim, uma caminhada longa e brincadeiras no jardim já são o suficiente para acalmar esse gigante.
Então, o ideal é que o cão seja criado somente em casas grandes que disponham de bastante espaço para o cão se movimentar.
Isso é muito importante porque essa raça tem facilidade para engordar. Portanto as atividades físicas frequentes são importantes para que isso não ocorra.
Por fim, os cães que ficam muito confinados ou prostrados se tornam entediados. Por isso passam a apresentar comportamentos indevidos de agressividade e destruição.
Escovação dos pelos do São Bernardo
A pelagem longa e densa do São Bernardo necessita de escovações frequentes. Então, o ideal é que isso seja feito pelo menos uma vez por semana para evitar a formação de emaranhados de pelos.
Mas se você achar que a queda se intensificou, aumente as escovações. Assim, isso ajudará tanto à remover pelos mortos quanto sujeiras que podem provocar dermatite no animal.
Unhas
Caso não se desgastem durante as caminhadas diárias, as unhas do São Bernardo devem ser regularmente aparadas por um veterinário ou profissional de pet shop.
Unhas compridas podem provocar dores em seu cão e atrapalhar a movimentação correta e natural dele.
Dentes
O São Bernardo é um cão que baba muito por ter as bochechas caídas. Então você deve estar sempre atento à saúde dela. Por isso é necessário fazer limpezas frequentes.
Inclusive você pode ter que enxugar a região diversas vezes ao dia para evitar o mau cheiro.
Então, aproveite esse fato para já escovar os dentes do seu peludo diariamente. Dessa forma evita-se o acúmulo de placas e tártaro.
Orelhas
As orelhas caídas do São Bernardo facilitam o acúmulo de sujeira que consequentemente facilita a proliferação fúngica e bacteriana que podem ocasionar inflamações e infecções no local.
Para evitar que isso ocorra, faça limpezas pelo menos uma vez por semana e esteja sempre atento aos ouvidos do animal.
Caso perceba qualquer coisa diferente, como coceira e vermelhidão, o cão deve ser levado ao veterinário.
Alimentação
Como você já deve ter percebido, o São Bernardo é um cão muito grande, portanto ele também come bastante!
Então, a alimentação desse cão vai demandar muito dinheiro. Por isso é importante que você pense nisso antes de comprar seu filhote.
Isso porque o cão precisa ter acesso à um alimento de qualidade para que receba todos os nutrientes necessários para o seu perfeito desenvolvimento.
Se a ração seca for do tipo Super Premium, seu cão adulto deverá comer entre 500 e 600g ao dia, enquanto que a quantidade recomendada para filhotes varia de 90 a 600g.
As quantidades variam de acordo com o peso e a idade do animal e, devem ser divididas em 2 porções diárias.
É importante que o seu cão coma devagar e em porções pequenas para que a ocorrência de torção gástrica seja evitada.
Outra questão à ser observada é a obesidade, muito comum na raça. Tenha cuidado para não dar comida em excesso ao seu amigão. Não deixe comida à disposição dele o dia todo.
Por fim, não se esqueça da água, ela também é muito importante para a saúde e bem estar do animal.
Pelagem
A pelagem do São Bernardo possui duas variações, a de pelo curto e a de pelo longo. Entre elas existem algumas diferenças que podem ser observadas.
Assim, os cães de pelo curto tem a pelagem dupla. A pelagem é dupla, densa, lisa, subpelo abundante. Nos culotes, coxas e caudas os pelos são ainda mais densos.
Por outro lado, a variedade de pelo longo tem pelos retos, compridos, e subpelos muito densos. Nesse caso a pelagem é levemente ondulada e mais abundante nas ancas e na garupa.
Ademais, os membros anteriores possuem franja mais longa e a cauda emplumada. Na face e orelhas a pelagem é mais curta, marcando bem a expressão do animal.
Cores do São Bernardo
O padrão da raça permite algumas cores, mas a branca é a que predomina sempre. Além disso, a máscara escura deve ser bem desenhada e simétrica, marcando a face do animal.
Com relação às cores, as mais comuns são o castanho e avermelhado, que se distribui em grandes manchas ao longo do corpo do animal.
São Bernardo Filhote
Antes de comprar um filhote desta ou de outra raça é muito importante conhecer a reputação do criador.
Isso é muito importante para garantir que a reprodução tenha sido feita levando em consideração a saúde e bem estar dos animais.
Existem muitos criadores inexperientes que acabam fazendo de tudo visando apenas os lucros. Isso traz muito prejuízo aos cães.
Antes de levar o seu São Bernardo para a sua casa, tenha a certeza de que a sua saúde está em dia. Para isso exija um certificado de saúde ou leve seu cãozinho ao veterinário.
Quando seu filhote chegar em casa, ele vai precisar de todo o seu carinho e atenção. Então você terá que fazer a adaptação de sua rotina para suprir as necessidades do animal.
O SãoBernardo precisa brincar e receber muito carinho para que fique tranquilo. Se essas necessidades não forem satisfeitas, o resultado pode ser um cão triste, destruidor ou até mesmo agressivo.
Não se esqueça de que a personalidade do seu cão se formará nessa fase de sua vida. Por isso ela é muito importante.
E justamente por isso que você deverá iniciar o adestramento e socialização do cão ainda nas primeiras semanas de sua vida.
Se não for dominado, o São Bernardo pode tentar mandar em seu dono. Por isso, vá mostrando à ele quem realmente manda.
Isso é fundamental para construir uma relação de amor e amizade com esse grandalhão.
Por fim, receba seu cão em um ambiente que seja confortável e ao mesmo tempo seguro para ele. O São Bernardo adora a liberdade, mas garanta que ele esteja seguro e não escape.
Preço do São Bernardo
Primeiramente, os filhotes de São Bernardo devem ser adquiridos em um canil confiável.
Por isso o valor desse animal não é dos mais baixos. Um filhote da raça pode custar entre R$ 1.000,00 e R$ 7.000,00.
Mas lembre-se de que preço não é tudo, pois adquirir um bom exemplar, de uma boa linhagem é essencial para garantir a saúde do animal.
Perguntas frequentes sobre o São Bernardo
Se mesmo após ler todas as informações anteriores sobre o São Bernardo você ainda estiver curioso em aprender mais, veja agora as principais dúvidas que as pessoas tem à respeito dessa raça:
1 – O São Bernardo costuma latir demais?
Não, o São Bernardo costuma ser bem silencioso, se manifestando somente quando sente que tem algo errado e querem dar sinal disso.
2 – Cães dessa raça são destruidores?
O São Bernardo de maneira geral é um cão bem tranquilo. Apesar disso, eles conseguem destruir suas coisas e se quiserem. E se eles se sentirem sozinhos ou entediados, essa vontade pode se manifestar.
3 – O São Bernardo é um cão agitado?
Esses cães costumam ser calmos e serenos. Entretanto, eles tem bastante energia que deve ser consumida com atividades físicas diárias. Por isso, em geral eles precisam de espaço.
Deixe uma resposta