Provavelmente, você já se perguntou como adestrar um cachorro ? Afinal, essa é uma preocupação comum entre tutores. Repassar alguns truques e orientações ao animal pode auxiliar na realização de algumas atividades diárias. Bem como é uma maneira de educar corretamente para que o convívio com as pessoas seja saudável. Vamos lá?
Índice
Como adestrar um cachorro em casa?
Assim, é importante frisar que você contar com o auxílio de um profissional experiente para essa tarefa. Ou ainda tentar repassar alguns comandos simples por conta própria e em um ambiente familiar ao bichinho.
Confira algumas dicas para ter sucesso na missão a seguir. Vamos lá?
1 – Comece cedo
Adestrar um animal ainda filhote demanda menos repetições. Afinal, treinar cachorros mais velhos é possível, só que consome mais tempo para corrigir hábitos já consolidados. Por isso, jamais use violência para tentar disciplinar um cachorro e não deixe um filhote com crianças pequenas sem a devida supervisão antes do período de adaptação.
2 – Convivência
Se o seu mascote vai passar muito tempo em casa sozinho, o ideal é selecionar um com personalidade tranquila e mais independente. Todavia, animais muito solitários tem dificuldade para se relacionar e podem ficar mais agressivos. Então, evite esses espaços de tempos longos e, qualquer dúvida, busque por adestrador profissional.
3 – Recompensa
Como adestrar um cachorro em casa não é uma tarefa de um dia para o outro. Por isso, você não deve erguer a voz quando o animal cometer um erro. Em contrapartida, o estimulo ao acertar pode acelerar o processo. Portanto, lhe de um biscoito ou um pouquinho de ração.
Todavia, estabeleça ainda uma rotina para alimentação no lugar de colocar comida no pratinho o dia inteiro. Caso ele tenha a comida sempre a vontade, não vai dar valor a recompensa.
4 – Tempo do ensino
Não adianta tirar mais do que alguns minutos para uma sessão de adestramento. Isso porque a concentração canina não dura muito. Para impedir essa falta de atenção, ensino o animal em um local com poucas distrações. Faça disso algo diário visando que a interação entre vocês se aprimore a cada dia.
5 – Truques moderados
Além do treinamento para um comportamento sadio por parte do cachorro (não atacar, fazer as necessidades no local certo), há ordens essenciais no dia a dia.
Portanto, você vai querer ensiná-lo a sentar, rolar, fingir de morto e dar a patinha. Mas, tenha calma. Algumas ações podem não ser habituais e as repetições podem cansar, machucar e estressar o bichinho.
Como adestrar um cachorro passo a passo
Agora que você já sabe o básico sobre como adestrar um cachorro, que tal acompanhar um passo a passo? Como citado anteriormente, é possível apostar nas recompensas para premiar comportamentos positivos com liberação de mais comida.
No entanto, dá ainda para estimulá-lo com frases como “bom garoto!” ou “muito bem” e carinhos. Esses gestos são fundamentais na hora do treinamento visando incentivar o pet a fazer os comandos até que se convertam em hábitos diários.
Ensinando o cachorro a se sentar
Para aprender a como ensinar o cachorro a se sentar, se deve pegar um petisco na mão e deixá-lo cheirar. A ação natural de muitos bichinhos é sentar, como se estivesse aguardando a refeição. Caso isso ocorra, fale algumas palavras de estimulo. Normalmente, essa é a primeira fase do adestramento canino porque muitas ordens dependem disso.
Se o animal não quiser sentar, há outras maneiras de ensiná-lo. Ainda com o petisco, coloque a sua mão na parte traseira da cabeça dele. O objetivo é que o animal siga o movimento de sua mão e se acomode. Quando ele se sentar, dê a recompensa.
Ainda assim, alguns animais podem não compreender. Para repassar ao cão que ele precisa sentar, puxe bem de leve o peito e simultaneamente pressione a traseira dele. Posteriormente, entregue a recompensa. No decorrer do adestramento, fale novamente o comando para sentar visando que o bichinho se adéqüe a ordem finalmente.
Ensinando o cachorro a dar a patinha
O modo mais simples de saber como ensinar o cachorro a lhe dar a patinha é esconder um petisco na sua mão e permitir que cheire. Assim, como ocorreu no processo para se sentar. O animal tentará apanhar o aperitivo de qualquer maneira, e usará a sua pata. Quando ele levar a pata até a sua mão, mostre que ele está certo e entregue a recompensa.
Para como adestrar um cachorro, se recorde de falar novamente o comando referente a dar a patinha. Mas saiba que essa ação é demorada, bem como os demais truques. Por isso, tenha calma e não se zangue se ele demorar a assimilar a ordem.
Ensinando o cachorro a se deitar
Você deve deixar o petisco bem a frente do focinho do bichinho e descer a sua mão até o chão. O cachorro vai acompanhar o seu movimento e deixar os cotovelos também no chão. Ao fazer isso, ele deve receber a sua recompensa. Além disso, você pode acrescentar algumas palavras de ordem para dispensar o petisco a longo prazo.
Ensinando o cachorro a ficar
Inicialmente, é preciso se sentar para dar a recompensa unicamente por ter chegado a essa posição. Faça com que ele não se mova por alguns minutos e gesticule para parar, exibindo a palma de sua mão para o cachorro com o comando referente a “ficar” escolhido. Gradativamente, você deve ir se distanciando.
É possível que você tenha de falar novamente o termo no decorrer do treinamento para que fique parado. Outra possibilidade é revezar essa ordem com frases breves de estimulado, como “bom garoto” ou “muito bem”.
Posteriormente, retorne e refaça o procedimento para mostrar ao animal a ficar. Caso ele tente te seguir, volte ao ponto inicial e refaça a ação.
Como adestrar um cachorro filhote?
Como citado anteriormente, é possível treinar cães de todas as idades. Só que o processo de como adestrar um cachorro deve iniciar ainda quando se é um filhote. Desta forma, dá para se ensinar muitas coisas úteis para que o cachorrinho não tenha e tampouco traga problema aos seus tutores.
O importante é que a pessoa entenda que podem ser necessários alguns meses para que o filhote assimile tudo. Só que um treino firme e afetuoso resulta em um animal muito bem comportado, tranqüilo e maturo.
Como adestrar um cachorro a fazer necessidades no lugar certo?
Como adestrar um cachorro filhote começa com a construção de uma rotina consistente para que entenda quando e onde precisa fazer as suas necessidades. Quando tiver o filhotinho na sua casa, leve para o quintal ou mande que para a rua quando sentir necessidade de se aliviar.
Afinal, os cães tendem a fazer necessidades até uma vez por hora nessa fase. Isso quer dizer que, no início, alguém terá de ficar por perto para levá-lo para passear frequentemente. Essa atividade deve começar o quanto antes. Já que quanto mais o tempo avança, se torna mais complicado de mostrar ao cachorro que não pode se aliviar dentro de casa.
Quando você ver o cachorro fazendo algo dentro de casa, é preciso chamar a sua atenção. Não se exceda na bronca ou pode assustar o pet, basta bater palmas e lhe parar. Assim, apanhe-o ou faça com que lhe acompanhe até o local onde deve fazer suas necessidades. De uma recompensa quando terminar no lugar adequado.
Ponto de necessidade
Para ter como adestrar um cachorro a fazer necessidades no lugar certo, se deve contar com um local específico. Porque isso fará com que o animal saiba que não se deve urinar ou defecar dentro de casa. Ao sentir vontade de se aliviar, ele saberá que deve ficar apenas naquele lugar.
Outra forma é fortalecer a linguagem ao dizer “cocô” ou “xixi” ao levá-lo até o ponto. Não se deve adotar esse termo em qualquer outro ponto. O ideal é que você tenha um canto do seu quintal ou casa para isso, mas levar o filhote sempre no mesmo lugar.
A partir daí, o cachorrinho vai ligar o cheiro do lugar com as suas necessidades. Assim, os cheiros podem fazer com que um cão tenha suas necessidades. Lembrando que alguns cachorros tendem a ir para o ponto de necessidade tão logo ganhem a rua, enquanto outros necessitam brincar e se movimentar um pouco antes disso.
Refeições e passeios
Procure sair com o filhote a cada hora e depois das refeições. Além disso, faça com que ele passeia e faça as suas necessidades depois de despertar e antes de ir se deitar ou ficar sozinho por muito tempo. Assim, você deve alimentar o filhote nas horas de suas próprias refeições para estabelecer quando ele terá de se movimentar um pouco.
Socialização com outros cães
Como adestrar m cachorro filhote passa pela convivência com outros cachorros. Nos primeiros anos de vida, o animal não sabe que os seus dentes podem machucar outras pessoas e animais. Eles aprendem essa lição brincando, uma vez que quando um se fere, choraminga e se afasta. Essa é uma força de trabalhar para não incentivar essa pratica.
Evite as mordidas
Como adestrar um cachorro filhote para não morder? Simplesmente, brinque com o filhote até que ele lhe morda. Quando a sua mão for mordida, reclame alto, solte a mão e interrompa a brincadeira.
Assim, o animal entenderá que cometeu um erro e não terá mais a sua atenção. É provável que o bichinho tente compensar com carinhos e pode ser elogiado gentilmente. Posteriormente, volte a brincar e lhe compense quando não morder.
Nome do cachorro
O cachorro necessita saber como é o seu nome para que todo o processo seja bem sucedido. Diga o nome dele claramente e, sempre que lhe encarar, entregue um petisco ou faça um carinho.
Afinal, repita essa ação até que o animal entenda que precisa lhe encarar ao escutar seu nome. A partir daí, você pode incluir o nome dele antes dos outros comandos.
Ensinando a sentar
Em como adestrar um cachorro filhote, a boa notícia é que qualquer bichinho pode aprender esse truque. O intuito é fazer com que o animal ligue a ação de encostar o bumbum no solo com o ruído da ordem parar se sentar.
Diga de forma amigável, só que firme. Quando ele obedecer, de uma recompense. O ideal é repetir constantemente e reduzir os petiscos aos poucos. Tudo para que o pet entenda que pode sentar sem ser premiado.
Ensinando a ficar parado
Esse processo de como adestrar um cachorro é um mais complexo. Só que usa a mesma forma de ordem e recompensa citada acima. Diga ao seu cão para sentar e, posteriormente, fale “fica” e espere um pouco.
Caso o cachorro se movimente, fale para que se sente e repita. Quando ele permanecer imóvel, dê alguns elogios, carinhos e comida.
Quando ele aprender a ficar por cerca de 15 segundos, passe a ficar mais longe depois da ordem. Se ele lhe seguir, retorne e fale de novo para se sentar. Mas, volte a andar e compense o cachorro ao aprender.
Todavia, alguns cachorrinhos respondem melhor se você realizar um gesto com as mãos ao ditar uma ordem. Sempre que for mandar para que fique, deixe a mão no alto. Gradualmente, o cão vai entender que deve ficar sem a necessidade de escutar a palavra.
Ensinando a vir
Por isso, essa é uma função que funciona com uma pessoa para lhe ajudar. Assim, solicite que alguém segure o seu pet de um lado do recinto.
Portanto, encare o seu chão e lhe chame pelo nome. Quando responder, fale o comando para vir e ordene que o seu auxiliar solte-o. Então, fale o nome do cachorro de novo, entregue uma recompensa e faça carinho sempre que for até você.
Afinal, o ideal é repetir a ordem até que venha correndo até você. Se esforce para que a ordem seja dita com um sorrido no rosto, se portando de maneira animada e batendo palmas quando o animal fizer o caminho até você. Esses gestos são úteis para que a experiência do animal seja a melhor possível.
Além disso, é recomendado que o cachorro entenda que precisa ir até você sempre que for chamado pelo nome. Pois essa atitude é indispensável para impedir que ele se perca durante algum passeio ou se machuque em um imprevisto.
Ou seja, pratique o comando em diversas situações. Por isso, é importante que o cão saiba que deve ir até você sempre que for chamado para que ele não se perca ou se machuque em uma situação perigosa.
Sonia Armaroli says
Aqui é a Sonia Armaroli, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.