O Cavalier King Charles Spaniel é um cachorro que teve sua origem em meio à realeza da Inglaterra e, foi selecionado especialmente para viver elegantemente no colo dos seus donos.
Sem dúvidas esse é um cão aristocrático, muito carinhoso e amigável, que se mostra um excelente animal de companhia.
Se você estiver pensando em adquirir um bom cão, que te acompanhe em tudo o que você for fazer, esse pode ser o cão adequado para você.
Mas antes de adquirir o seu Cavalier King Charles Spaniel, é muito importante que você conheça a raça em detalhes e se certifique de que vocês realmente combinam e podem ser bons companheiros!
Índice
- Principais Especificações
- Características da Raça Cavalier King Charles Spaniel
- Cachorro Cavalier King Charles Spaniel
- História
- Personalidade do Cavalier King Charles Spaniel
- Saúde
- Cuidados
- Alimentação
- Pelagem
- Cores do Cavalier King Charles Spaniel
- Cavalier King Charles Spaniel Filhote
- Preço do Cavalier King Charles Spaniel
- Perguntas frequentes sobre o Cavalier King Charles Spaniel
- 1 – O Cavalier King Charles Spaniel late demais?
- 2 – A raça costuma ser destruidora?
- 3 – O Cavalier King Charles Spaniel é agitado?
- 4 – O Cavalier King Charles Spaniel lida bem com a solidão?
- 5 – Esse cão solta muito pelo?
- 6 – O Cavalier King Charles Spaniel é inteligente?
- 7 – O Cavalier King Charles Spaniel é fácil de educar?
- 8 – O Cavalier King Charles Spaniel é um bom cão de guarda?
- Fotos de Cavalier King Charles Spaniel
Principais Especificações
Características da Raça Cavalier King Charles Spaniel
Cachorro Cavalier King Charles Spaniel
- O Cavalier King Charles Spaniel tem como ancestral os Spaniels Toy que muitas vezes apareceram em pinturas dos artistas Van Dyck e Gainsborough.
- Essa raça teve a sua origem dentro da família real britânica, sendo o cão favorito do rei Charles II. E é justamente em homenagem ao rei que esse cão passou a se chamar King Charles Spaniel;
- A raça passou a ser denominada Cavalier King Charles Spaniel, o maior nome de uma raça já visto;
- Com o passar dos anos eles foram adquirindo uma grande fama, fazendo aparições televisivas e sendo escolhidos como companheiros de diversos famosos;
- E a maior prova de sua fama foi quando uma cadelinha apareceu em Sex and the City, interpretando a cadela “Elizabeth Taylor”, que pertencia à Charlotte York;
- Cães dessa raça foram escolhidos como animal de estimação de famosos como Cláudia Jimenez, Miguel Falabella, Ronald Reagan (ex presidente norte americano), atriz Jennifer Love Hewitt e Courteney Cox;
- Por fim, uma curiosidade histórica é que a rainha Mary da Escócia tinha um Spaniel Toy que esteve ao seu lado durante o processo da sua decapitação.
História
O pequeno Cavalier King Charles Spaniel é um belo cão de companhia que teve sua origem na Inglaterra por volta de 1920.
Nessa época o americano Roswell Eldridge começou a procurar pequenos cães que apareciam em algumas pinturas antigas. E então, após encontrar o cão ideal, a raça passou a ser procriada e não parou mais.
Sabe-se que antes disso, esses cães eram originados por meio de uma raça asiática. Assim, essa raça deve ser resultado de cruzamentos entre spaniels e outras raças orientais, como é o caso do Chin japonês.
Pode ser também que o Spaniel tibetano tenha chegado à Europa por meio da Espanha.
Como você deve ter notado, o Cavalier King Charles Spaniel é uma raça que surgiu recentemente. Entretanto, o Spaniel Toy, anterior à ele data de séculos atrás, tendo feito parte do cenário real desde a metade do milênio passado.
Mas não se engane que por ter origem na família real esses cães sejam delicados e cheios de frescura. Pelo contrário, eles são exímios caçadores.
O Rei Charles costumava levar seus cães em suas caçadas reais. Assim eles ficaram muito conhecidos por essa característica.
A partir daí esses cães se popularizaram muito na Europa, principalmente na Grã-Bretanha e na França. Mas hoje em dia ele é tido muito mais como um cão de companhia do que de caça.
Na década de 1940 dois animais da raça Cavalier King Charles Spaniel foram importados da Inglaterra aos Estados Unidos. Mas a raça só foi oficialmente reconhecida pelo American Kennel Club no ano de 1995.
No Brasil essa raça nunca se popularizou, mas pode ser encontrado em nosso país alguns exemplares que foram importados.
Personalidade do Cavalier King Charles Spaniel
O Cavalier King Charles Spaniel é o companheiro perfeito para uma família. Isso porque ele é muito amoroso e tranquilo com as pessoas. Esse comportamento se estende a diversas situações.
Além disso esse cão sabe como agir às diversas condições. Assim ele consegue ser ativo e tranquilo ao mesmo tempo, se adaptando às pessoas que o cercam.
Inclusive, essa sua característica faz com que ele seja reconhecido como um excelente cão de terapia, assim como o Pastor Alemão, Labrador Retriever, Golden Retriever e muitos outros.
Nessa função o cão é capaz de fazer companhia, interagir amorosamente e distrair as pessoas amigavelmente. O Cavalier King Charles Spaniel é realmente bom em todas essas tarefas.
É justamente devido à essa enorme capacidade de adaptação que esse cachorro consegue viver em locais grandes ou pequenos, como apartamentos.
O importante para essa raça é que esteja sempre ao lado das pessoas que ama. Ele adora interagir com as pessoas.
Inclusive, essa raça de cachorro é conhecida por ser bastante carente e, por ter problemas se forem deixados sozinhos em casa por muito tempo.
Mas não se engane achando que esse cão é do tipo tranquilo que fica jogado em um canto da casa sem se mexer. Pelo contrário, ele tem muita energia e adora brincadeiras de perseguir coisas.
Sendo assim, o tutor de um cão dessa raça precisa dedicar muito tempo à ele para que a sua saúde mental seja mantida.
Com relação à sua inteligência, esse pequeno elegante é bastante inteligente e facilmente adestrável. Ele aprende rapidamente os comandos e adora agradar o tutor, o que ajuda muito na resposta aos treinamentos.
A raça com crianças, estranhos e animais
Primeiramente, o Cavalier King Charles Spaniel é um cão tido como político, que costuma lidar bem com todo mundo e com qualquer situação. Ele costuma agir de maneira agradável para conquistar as pessoas que cruzam seu caminho.
Então, se você sair com o seu cachorro, tenha a certeza de que ele tentará atrair a atenção de todos, e fará muitas amizades.
Dessa forma, esse cão não tem nenhum problema em lidar com pessoas desconhecidas, interagindo facilmente com qualquer pessoa. E com as crianças esse comportamento se repete. Ele adora o contato com os pequenos! A interação entre eles rende boas brincadeiras. E se a criança for da família do cão, isso pode levar à um forte laço de amizade que durará anos.
Por fim, seu relacionamento com outros animais também costuma ser bom. Desde que corretamente socializado quando filhote, essa raça de cachorro lida muito bem com a presença de outros cães e até mesmo com animais de outras espécies.
Saúde
O Cavalier King Charles Spaniel de maneira geral costuma ser um cão bastante saudável. Entretanto há algumas doenças às quais ele possui maior predisposição.
É muito importante que o tutor do animal as conheça para que seja capaz de identificar precocemente os sinais de que há algum problema.
Dessa forma, é possível encaminhar o cão rapidamente ao veterinário de confiança.
Displasia de quadril
A displasia de quadril é uma condição hereditária frequente em muitos cães, principalmente os de raça que passam por anos de seleção.
Essa doença é caracterizada pelo desgaste da cartilagem da articulação do quadril. Isso pode fazer com que o cão manque devido às fortes dores bem como instabilidade na região.
Com o passar do tempo, se o tratamento adequado não for realizado para reduzir a evolução da doença, o cão pode até mesmo perder os movimentos.
Problema cardíaco
É muito comum que o Cavalier King Charles Spaniel apresente sopro no coração. E isso se torna ainda mais frequente em animais mais velhos.
Então, se você perceber que o seu cão está mais cansado, tossindo ou ainda apresenta dificuldades respiratórias, é bom que você o leve para uma consulta com o especialista.
Outro sinal clássico dessa condição é a língua roxa, devido à redução da circulação sanguínea.
Sangue
O Cavalier King Charles Spaniel frequentemente apresenta trombocitopenia, que acarreta em redução da quantidade de plaquetas presentes no sangue do animal. Devido à isso, o cão pode geralmente apresentar sinais clássicos como dificuldade de coagulação sanguínea e hemorragia.
O cão que apresenta essa condição deverá ser acompanhado com bastante frequência pelo veterinário responsável.
É muito importante que o profissional seja de confiança e que tenha sido escolhido com muita calma. Afinal, ele será responsável pela saúde do seu cão durante toda a sua vida.
Se você tiver zelo com a saúde do seu amiguinho, provavelmente o seu Cavalier King Charles Spaniel viverá muito bem durante muitos anos, atingindo ou até mesmo superando a sua expectativa de vida que é de 9 a 14 anos.
Cuidados
Para conviver bem com o cachorro é fundamental alguns cuidados, pois assim o animal viverá de forma mais saudável.
Por isso, se você estiver pensando em adquirir um cachorro dessa raça, fique atento às necessidades dele e certifique-se de que você tem condições de supri-las.
Atividades físicas e passeios
Primeiramente, é necessário dizer que o Cavalier King Charles Spaniel não deve usar coleiras comuns devido aos problemas cardíacos. Então é recomendado o uso do arnês, mais conhecido como peitoral.
Isso é muito importante porque com certeza você vai precisar passear bastante com o seu amiguinho para que ele tenha todas as suas necessidades por atividades físicas satisfeitas adequadamente.
Como ele é muito ativo, é necessário um cronograma que envolva atividades físicas frequentes. Mas não precisa exagerar na duração das atividades, bastam 30 minutos diários para fazer o seu Cavalier King Charles Spaniel feliz.
Por fim, evite horários em que a temperatura esteja muito alta. Por possuírem focinho curto os cães dessa raça podem sofrer muito com o calor.
Higiene
Escovação dos pelos do Cavalier King Charles Spaniel
Quem tem um cachorro dessa raça deve estar ciente de que sua pelagem requer bastante atenção.
Então, os seus pelos finos, lisos e longos devem ser escovados no mínimo a cada dois dias, com o auxílio de uma escova de cerdas firmes ou ainda um pente próprio para cães.
Dessa forma, evita-se a formação de emaranhados que se formam com facilidade em animais dessa raça.
Unhas
É muito importante que você mantenhas as unhas do seu Cavalier King Charles Spaniel sempre bem aparadas para evitar que ele tenha dificuldades de locomoção ou se machuque ao se coçar.
Apesar de terem que ser aparadas, elas não podem ser deixadas muito curtas porque isso pode acabar machucando o cão.
Muito cães não gostam de cortar suas unhas, por isso o ideal é que o animal seja acostumado com isso desde filhote para que não haja dificuldades posteriormente.
Dentes
O Cavalier King Charles Spaniel tem propensão a desenvolvimento de problemas orais. Por isso a limpeza da região bucal é de fundamental importância para evitar essa condição.
Crie uma rotina de escovação desde cedo, iniciando enquanto o cão ainda for filhote. Assim ele se acostuma com a escovação e poderá manter a sua saúde bucal sempre em dia.
Orelhas
Devido à sua pelagem, o Cavalier King Charles Spaniel frequentemente apresenta acúmulo de umidade no conduto auditivo.
Então, após os banhos, procure secar muito bem a região, pois a umidade pode levar à proliferação de fungos e bactérias causadores de doenças de ouvido.
Do mesmo modo, o acúmulo e sujeira também pode provocar essa condição. Por isso limpe as orelhas do animal muito bem pelo menos uma vez por semana e esteja sempre atento ao aparecimento de qualquer sintoma diferente.
Alimentação
O Cavalier King Charles Spaniel assim como todas as outras raças necessitam de uma boa alimentação para que tenha um desenvolvimento saudável e adequado.
Por isso, busque opções de qualidade e que ao mesmo tempo agradem o paladar do seu cão.
É necessário estar atento para adquirir uma ração de boa qualidade, preferencialmente super premium, que seja adequada ao tamanho, raça e à idade do seu cão.
Fornecendo os nutrientes corretos você contribui para que muitas doenças sejam evitadas e, portanto a qualidade de vida do seu cão será muito melhor.
Algumas considerações sobre a alimentação do Cavalier King Charles Spaniel:
- Para o Cavalier King Charles Spaniel, é indicada a utilização de uma ração para cães de porte pequeno.
- Até os doze meses o cãozinho ainda é filhote e deve ingerir um alimento próprio para essa fase. As quantidades variam entre 90 e 225g.
- Posteriormente, quando adultos a quantidade diária recomendada é de aproximadamente 125g/dia. Mas o ideal é que o veterinário especialista em nutrição animal faça os cálculos da recomendação diária para cada cão individualmente.
- Por fim, o Cavalier King Charles Spaniel tem forte tendência à engordar porque eles são bastante gulosos. Por isso recomenda-se não oferecer muitos petiscos ao cão, além de controlar muito bem as porções diárias de alimento.
Pelagem
A pelagem do Cavalier King Charles Spaniel é lisa, longa e bastante sedosa. Inclusive o padrão oficial da raça não aceita que a pelagem do cão seja enrolada. Mas uma leve ondulação nas orelhas é permitida.
A tosa dos pelos do cão deve ocorrer frequentemente, sobretudo na região dos olhos, traseira e genitália. Além disso, ocasionalmente podem ser realizadas também tosas em todo o corpo do cão para ajudar à evitar a formação de bolos de pelos.
Cores do Cavalier King Charles Spaniel
A raça Cavalier King Charles Spaniel apresenta como padrão official da raça tanto cores sólidas como duplas e triplas, com padrão malhado ou não.
Frequentemente são vistos cães brancos e castanhos, que são conhecidos como Blenheim pelos criadores. Além deles, o tricolor, mistura das cores branca, castanha, e preta também são bastante comuns.
Então, frequentemente os animais dessa raça são:
- Branco e castanho
- Branco, castanho e preto.
Cavalier King Charles Spaniel Filhote
Se você estiver pensando em adquirir um Cavalier King Charles Spaniel filhote, deve estar atento à todas as necessidades desse animal durante as primeiras semanas de sua vida.
Primeiramente, saiba que ele tem muita energia, se mostrando bastante ativo e brincalhão desde os seus primeiros dias de vida.
Ele já demonstra seu caráter sociável desde cedo, fazendo amizade e interagindo com todas as pessoas e animais que o cercam.
Além disso, desde filhotinhos esses cães já são bastante carentes e se apegam com facilidade aos seus donos. Então, considere que quando levar um cão dessa raça para a sua casa, você deverá ter muito tempo disponível para dedicar à ele.
Outro ponto muito importante é a escolha do cão, pois como eles tem propensão à desenvolver problemas hereditários, é preciso que os cruzamentos sejam planejados.
Cuidado ao adquirir filhote
Jamais adquira um cão dessa raça de um criador inexperiente. Mas mesmo que ele seja de procedência é muito importante que logo nas primeiras semanas de sua vida, sejam realizados diversos exames para certificar que o cão não apresenta nenhum problema grave.
Além disso, lembre-se de que a vacinação e vermifugação são essenciais para ter um cão feliz e saudável em sua casa.
Os vermífugos irão eliminar parasitas que fazem mal ao cão, enquanto que as vacinas são responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico do animal.
Dessa forma evita-se que ele seja acometido por diversas doenças virais que poderiam levá-lo facilmente à morte, como a parvovirose e a cinomose, por exemplo.
Nessa fase de vida, é fundamental também que você ensine os primeiros comando ao seu cão e vá mostrando à ele como deve se comportar.
Por fim, lembre-se de que se o seu cão não for acostumado com algumas coisas que devem fazer parte de sua rotina, como escovação dos pelos, limpeza bucal e limpeza de ouvido, isso pode se tornar um problema.
Então, desde cedo vá acostumando o animal com a sua rotina, fazendo com que esses momentos se tornem prazerosos tanto para você quanto para o seu cão. Assim, você pode brincar e acariciar o Cavalier King Charles Spaniel enquanto escova seus pelos ou limpa suas orelhas.
Preço do Cavalier King Charles Spaniel
Antes de falar do valor cobrado por um filhote de Cavalier King Charles Spaniel, deve-se ressaltar que a aquisição de um filhote jamais deve ser feita sem que se tenha conhecimento sobre o local de criação.
Além disso é ideal que se conheça também os pais e, que se verifique o estado de saúde deles. Isso porque existem muitas pessoas que fazem a criação de animais somente para ganhar dinheiro, sem se preocupar com o bem estar dos mesmos.
Agora que você já sabe disso, deve estar imaginando que um exemplar de boa proveniência deve custar bem caro. De fato um cão dessa raça costuma ter um valor que gira entre R$ 7.500 e R$ 10.000 , lembrando que a raça é rara em nosso pais.
Perguntas frequentes sobre o Cavalier King Charles Spaniel
1 – O Cavalier King Charles Spaniel late demais?
Esses cães não latem muito, mas costumam uivar e chorar ocasionalmente.
2 – A raça costuma ser destruidora?
O Cavalier King Charles Spaniel filhote pode até mordiscar algumas coisinhas, mas se for ensinado desde cedo, esse cão costuma ser muito comportado.
3 – O Cavalier King Charles Spaniel é agitado?
Apesar de ter um nível de energia bastante elevado, os cães dessa raça sabem como se comportar em cada situação.
Assim, eles adoram brincar, mas quando devem se acalmar, sabem bem como fazer isso. Então, são considerados cães bastante tranquilos.
4 – O Cavalier King Charles Spaniel lida bem com a solidão?
Animais dessa raça são muito dependentes de seus donos e, não ficam bem quando estão sozinhos. Portanto, eles gostam mesmo é de estar sempre em meio à muitas pessoas.
5 – Esse cão solta muito pelo?
O Cavalier King Charles Spaniel não está entre as raças que mais soltam pelos, mas eles eliminam alguns fios sim. Para lidar com isso, duas escovações semanais devem ser suficientes.
Se você se apaixonou por essa raça e deseja adquirir um exemplar, além de precisar de muito dinheiro, você precisa ter compatibilidade com o cão.
Além disso, é necessário ter muito tempo disponível para se dedicar à ele, suprindo todas as suas necessidades básicas.
6 – O Cavalier King Charles Spaniel é inteligente?
Este cão de estimação é muito inteligente, principalmente por causa de sua incrível capacidade de adaptação.
7 – O Cavalier King Charles Spaniel é fácil de educar?
Ele não é difícil de educar; no entanto, às vezes é difícil obter toda a sua atenção.
Ele sabe muito bem usar seu charme e tirar proveito da fraqueza de seu dono para sair da sessão de educação. Por outro lado, se a educação é iniciada precocemente e uma motivação muito boa é encontrada (como comida, por exemplo), é muito fácil obter cooperação.
8 – O Cavalier King Charles Spaniel é um bom cão de guarda?
Esse cachorro é mais como um cão de alerta do que um cão de guarda, estritamente falando. Não está acostumado a suspeitar e claramente não é um impedimento para um invasor.
Morgana Flôr says
Como faço para educar o eu filhote de cavalier, sendo que ele não perceber quando me estou a zangar com ele (a dizer não), como faço para ele fazer as necessidades no local correto ?