Escutar o seu cachorro chorando é algo que traz muita angústia e preocupação para os donos, principalmente pela dificuldade de entender o que está se passando com o seu cãozinho.
Mas, ao contrário dos humanos, onde o choro sempre significa tristeza ou dor, cachorro chorando pode ter diversos significados.
Então, o choro de cachorro pode ir desde uma simples manhã até realmente um desconforto grave, que precisa de atendimento veterinário.
Isso porque, o choro dos seus amiguinhos peludos é uma das formas que ele possui para se comunicar com o dono, assim como outros meios de expressão, como o latido.
Mas como identificar cada situação e, principalmente, solucioná-la?
Índice
Cachorro chorando: como identificar?
Antes de mais nada é preciso saber identificar quando o seu cachorro está chorando.
Diferente dos humanos, que choram por meio de lágrimas, os cachorros não liberam lágrimas ao chorar.
O choro canino se dá por meio de uma vocalização específica. É aquele som fino e sentido que os animais emitem, mostrando desconforto, e que nos deixam de coração partido quando escutamos.
Para lidar com a situação da forma correta é preciso saber identificar os motivos pelos quais o seu cachorro está chorando.
Para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos uma lista com as principais causas de choro em cachorro, com dicas de como resolver cada uma delas.
Filhote de cachorro chorando
Essa é uma das situações mais comuns: você chega em casa super feliz com o seu cachorrinho bebê e ele começa a chorar insistentemente.
Esse choro sentido do cachorro filhote é muito comum e acontece na maioria dos casos.
Ele normalmente significa que o seu cachorrinho sente falta da família canina. Isso porque até uns dias antes ele estava ao lado da mãe e dos irmãozinhos.
Sim, é isso mesmo. O motivo de você encontrar o seu cachorro chorando, quando ele é filhote, é saudade.
E essa situação se intensifica à noite exatamente porque é nesse momento que você também vai descansar. É quando ele se sente ainda mais sozinho, sem a família e sem o novo dono por perto.
A boa notícia é que essa é uma situação passageira e que a medida que ele for crescendo e quanto mais ele se sentir acolhido por você, mais rapidamente irá superar essa fase.
A dica neste caso é fazer o seu filhotinho se sentir em casa o mais rápido possível, preparando o ambiente para acolhê-lo e, principalmente, dando muito carinho.
Cachorro chorando de fome
Os cachorros criam formas de comunicação com os seus donos, para expressar os seus sentimentos e emoções.
Para mostrar que está com fome ou avisar para o seu dono que ele está com sede, por exemplo, alguns cachorros escolhem brincar com a vasilha de água ou de comida, para chamar atenção.
Enquanto que, outros cachorros preferem latir para avisar sobre as suas necessidades. E, finalmente, o que pode ser o caso do seu animalzinho, ele escolhe usar o chora para chamar a sua atenção.
Para identificar essa situação é importante perceber o horário que ele chora, para ver se coincide com os horários das alimentações e também se o choro cessa logo após você colocar a comida ou a ágia.
Se ele parar de chorar, bingo! Você conseguiu identificar um sinal de comunicação do seu cachorrinho e vai ser mais fácil atendê-lo das próximas vezes.
Vontade de ir ao banheiro
Assim como o seu cãozinho pode chorar querendo comer, cachorro chorando pode ser uma forma dele avisar que deseja ir passear para fazer as suas necessidades fisiológicas.
Esse é mais um caso do choro fazer parte, na verdade, da linguagem encontrada pelo animalzinho para conversar com você e lhe contar o que está querendo.
Para identificar essa situação, é importante ficar atento aos sinais. Normalmente, nesses casos, o cachorro chora e olha para a porta ou para a coleira, para avisar que precisa “ir ao banheiro”.
Essa situação é mais comum nos casos de cachorros adestrados, que aprenderam a somente fazer xixi e cocô fora de casa.
Nesse caso, deixe a preguiça de lado e saia o mais rápido possível com o seu bichinho, pois, se ele está chorando, ele está querendo dizer que está apertado.
Cachorro chorando pode ser manha
Isso mesmo. O seu cachorrinho pode ter aprendido, desde pequeno, quando chorava com saudade da família enquanto se adaptava ao novo lar, que através do choro ele consegue chamar a sua atenção.
O choro, nesse caso, pode ser uma forma de manipulação que ele usa para obter o que deseja e receber o que ele mais gosta: o seu afago e carinho.
É isso mesmo, você pode ter uma cachorrinho mimado aí do lado.
Você vai conseguir detectar se é manhã ou não, partindo da exclusão dos outros motivos apresentados nesse artigo e, especialmente, se o choro passa logo que você pega ele no colo ou começa a brincar.
O adestramento pode ser uma das soluções para enfrentar esse tipo de problema. O cachorro poderá ser educado para aprender que nem todos os seus desejos poderão ser imediatamente atendidos.
Cachorro chorando e tremendo
Agora, infelizmente, nem todos os choros dos cachorros significam fome, vontade de brincar ou ir ao banheiro.
Há casos onde o animalzinho poderá estar realmente sofrendo e precisando da sua ajuda.
Para conseguir diferenciar essas situações, você vai precisar observar o comportamento do seu pet com atenção.
Um choro preocupante vem, normalmente, acompanhado de outros sinais.
Se o cachorro chora e treme ao mesmo tempo ele pode estar apenas com frio, o que seria facilmente solucionado ao trocar ele de lugar e lhe dar um cobertor quentinho.
Mas, choro e tremor podem também significar casos mais graves. O animal poderá estar sentindo dor, estar com alguma doença infecciosa ou até mesmo ser uma situação de envenenamento.
Nesses casos mais graves, sintomas adicionais como saliva excessiva, febre e uivo podem ajudar no diagnóstico, além de um comportamento mais abatido.
A providência a ser tomada nestas situações é procurar rapidamente o veterinário da sua confiança, que analisará o animal e fará os exames para detectar a causa do mal estar. Na consulta, não esqueça de relatar o histórico do comportamento do seu bichinho.
Mesmo sem os tremores, quando você ver o seu cachorro chorando e perceber nele um comportamento apático, mais quieto que o habitual, sem sair da caminha, por exemplo, deve ficar atento. Este também é um sinal de preocupação cuja recomendação é procurar o veterinário, o mais breve possível, para descartar possíveis dores e mal estar.
Seu cachorro pode estar chorando de medo
Outro motivo que pode trazer angústia e tristeza para o seu bichinho é o medo.
Acontecimentos que o seu cachorro pode detectar como traumáticos podem provocar um choro de resposta a estas situações.
Nesse sentido o choro é uma forma de expressão. Através dele o cachorro pode demonstrar os seus sentimentos e emoções.
Alguns casos que podem despertar o medo nos seus animaizinhos são:
Barulhos excessivos vindos de fora
Fogos de artifício durante partidas de futebol ou na noite de ano novo, trovões e barulhos de motos são exemplos de ruídos intensos que podem desencadear traumas e medo no seu cãozinho.
Isso acontece porque o canal auditivo dos cachorros é bem maior que o dos humanos, o que faz com que os sons sejam ouvidos mais altos.
O raciocínio é simples: sempre imagine que se você se sentir incomodado com algum barulho forte, o seu cachorrinho está incomodado muitas vezes mais.
Ida ao veterinário
Nem sempre a ida ao veterinário é um momento confortável para o seu cachorrinho, por mais carinhoso e atencioso que seja o profissional que atende o seu filho canino.
Isso porque diversos procedimentos que o veterinário precisa realizar no seu bichinho, inerentes ao atendimento normal de consultório, podem causar algum desconforto e até mesmo uma dor leve.
E isso se dá quando falamos de atividades rotineiras no consultório, como aplicação de vacinas, avaliações de ouvido ou coleta de sangue para exames, por exemplo.
Agora, se procedimentos simples como esses podem causar medo no seu animal, situações onde ele tenha que passar por algum tratamento mais invasivo ou até mesmo uma cirurgia aumentam consideravelmente as possibilidades do seu cachorro se mostrar traumatizado com as visitas ao veterinário.
Nesse caso, não há nada a fazer, uma vez que o seu bichinho precisará continuar recebendo o acompanhamento médico para garantir a sua boa saúde e bem-estar, chorando ou não.
Uma dica para lidar melhor com a situação pode ser promover associações positivas à ida a clínica veterinária. Você poderá oferecer recompensas ao final da visita por exemplo, para tentar dissolver as associações negativas que o animal criou em episódios anteriores.
Ida ao Pet shop para banho e tosa
Esse é um momento que pode assustar muitos cachorros, mas que, à princípio não deveria.
Muitos animais se mostram desconfortáveis e chegam a chorar quando são levados ao pet shop para os banhos semanais de rotina.
Se isso estiver acontecendo com o seu bichinho é importante que a causa seja investigada. Apresentamos algumas possibilidades que podem estar gerando medo no seu cachorrinho:
- medo de água
- barulho do secador e/ou calor excessivo
- medo de algum funcionário específico. Essa é definitivamente a causa menos comum, mas como estamos tentando identificar todas as possibilidades, não poderíamos deixá-la de fora dessa relação.
Para resolver o problema, da mesma maneira como em relação à clínica veterinária, tente criar associações positivas no lugar. A realização de brincadeiras no próprio pet, antes e depois do banho, bem como oferecimento de recompensas, são boas e efetivas estratégias para contornar o desconforto.
Logo, logo o seu cachorrinho estará indo feliz da vida para o pet shop, sabendo que sairá de lá limpinho e cheiroso para ganhar a sua melhor recompensa: o colo do seu dono.
Mudança de casa
Situações novas, assim como em nós humanos, também podem desencadear episódios de medo no seu cachorrinho, que responderá da maneira que ele conhece: chorando.
Mudanças de casa, ao alterarem o ambiente que o seu cachorrinho já está habituado, podem provocar insegurança no animal, que perde o seu referencial de espaço.
Assim como com uma criança, o animalzinho vai precisar se adaptar ao novo espaço e você precisa ser paciente com ele, para ajudá-lo a superar essa etapa.
Brinque bastante com o cachorrinho no novo lar, para que ele possa associar a mudança a experiências positivas.
Cachorros que ficam sozinhos
Outra comum causa de choro percebida em cachorros que passam o dia em casa longe dos donos é a separação.
Nestes casos, costuma ser um dos vizinhos quem avisa que escutou o seu cachorro chorando durante todo o dia.
Esse choro sentido é saudade. Essa é uma das formas dos cachorros expressarem a tristeza que sentem por estarem sozinhos, já que são seres sociais. O comportamento pode, inclusive, interferir na alimentação do animal.
Para lidar com essa situação e resolver a angústia que o seu animalzinho está sentido, é recomendável criar em casa um ambiente mais atrativo para os bichinhos.
A medida é uma forma de distração para que eles consigam ocupar o tempo com atividades divertidas e se desconectem um pouco da espera pela sua chegada.
Algumas dicas de como tornar o espaço mais atrativo para o seu amiguinho de quatro patas são:
- espalhe brinquedinhos pela casa para criar possibilidades de interação e distração dentro do ambiente
- crie obstáculos para dificultar o acesso do cachorro aos seus locais favoritos da casa. Isso trará desafios e manterá o seu cãozinho distraído por umas boas horas.
uma horta em casa, com pés de manjericão e hortelã, por exemplo, poderá trazer um estímulo olfativo que irá distrair o animal.
Interação com outros cachorros
Uma causa menos comum, mas que também acontece, é o cachorro chorando para interagir com outros animais na vizinhança.
Se no seu prédio ou nas casas próximas existir uma cadela no cio, por exemplo, pode se preparar para lidar com episódios de choro do seu animalzinho, que está se comunicando com os outros representantes da sua espécie.
Ele chora, neste caso, pela impossibilidade de se aproximar da cadelinha.
Como vocês puderam observar, são inúmeras as causas que podem fazer o seu cachorrinho chorar. Elas podem ser divididas em três grandes blocos:
- causas comportamentais
- dificuldades psicológicas
- e motivos físicos
A boa notícia é que para tudo existe uma solução, como você acompanhou.
Portanto, seja qual for o motivo do choro, há formas de resolver a situação, sempre tratando a causa e eliminando o desconforto que está fazendo o seu animalzinho de estimação chorar.
Se, mesmo com essas dicas, você não conseguir resolver e o problema persistir não hesite em procurar ajuda profissional de um médico veterinário ou de um adestrador de animais, conforme o caso.
Deixe uma resposta