Quer saber como criar cachorro em apartamento e manter seu cãozinho alegre e saudável? Essa não é uma tarefa difícil e com algumas dicas você vai aprender a tirar de letra qualquer dificuldade.
Criar cachorro em apartamento é uma realidade cada vez mais comum nos dias atuais.
Assim como as pessoas foram mudando seus estilos de vida, saindo de casas e ocupando apartamentos, os seus fiéis escudeiros caninos acompanharam essa tendência, passando a viver em espaços reduzidos.
Apesar dessa não ser a situação ideal, pois os cachorros precisam de espaço, é totalmente possível manter seu cãozinho feliz e saudável dentro de um apartamento, desde que tomando alguns cuidados para garantir o seu bem estar.
Índice
Cachorro em Apartamento: o que é importante?
Antes de mais nada, para criar cachorro em apartamento, você deve ter em mente duas coisas:
- a primeira é organizar os espaços do cachorro no apartamento, para que ele também se sinta em casa
- e a segunda é criar uma rotina de atividades para que ele cresça e se desenvolva, sem se sentir enclausurado entre quatro paredes.
Como preparar o ambiente do cachorro em apartamento?
Ter um animal em casa é como ter um filho, merece toda a nossa atenção, cuidado e todos os detalhes são importantes.
Isso porque o integrante canino da família tem suas necessidades específicas e, por isso, o apartamento também precisa ser preparado para recebê-lo. Afinal, tudo o que queremos é garantir o bem estar e principalmente, a sua segurança, não é mesmo?
Por esse motivo, existem três preocupações básicas na hora de definir os espaços do seu cãozinho dentro do apartamento::
- local do sono
- onde ele irá comer
- espaço para o banheiro
Esses espaços, antes de mais nada, precisam ficar separados uns dos outros e não podem mudar a todo momento. Cachorros precisam de treino para aprender algo e com os espaços não seria diferente.
Além disso é fundamental que todos os moradores da casa respeitem esses cantinhos. O seu cachorrinho precisa compreender que aquele é o lugar dele, para associar cada espaço a uma necessidade básica.
Portanto, para que você não esqueça nenhum ponto importante quando estiver arrumando os cantinhos do seu pet, preparamos um check list com os principais cuidados que você deve ter.
Onde colocar a caminha do cachorro em apartamento?
Assim como o seu quarto, o lugar onde o seu cachorrinho dorme precisa ser um local tranquilo, quente, confortável e perto da família, para que ele se sinta acolhido em seu momento de descanso.
Por isso, o ideal é que, desde os primeiros dias que seu cãozinho chegar em seu apartamento, ele já seja apresentado a uma caminha para associar o local ao seu cantinho de relaxamento.
Nesse sentido, preparamos algumas dicas para ajudá-lo nessa tarefa:
- A caminha pode ser uma almofada ou um cobertor fofinho.
- A escolha do local deve priorizar o descanso do animal. Nada de colocar a caminha em um local de movimento constante de pessoas, como um corredor, por exemplo, ou em um local barulhento. Um espaço tranquilo é fundamental para não atrapalhar o sono do seu animalzinho.
- Os cães têm necessidade de ficar fisicamente junto dos seus donos, então leve isso em consideração e escolha locais próximos dos locais de onde a família costuma estar.
- O seu animalzinho pode ter mais de uma caminha dentro de casa. Se você trabalha em casa, por exemplo, ele pode ter uma caminha próxima à sua mesa de trabalho, onde você provavelmente passa a maior parte do dia, e outra caminha no seu quarto, para o sono noturno.
- Se você mora em um lugar frio, evite colocar a caminha dele em um corredor de vento. Assim como nós, eles também gostam de descansar em lugares quentinhos.
Como escolher o lugar para água e comida?
A alimentação é fundamental para garantir a saúde do seu bichinho. E, assim como o sono, é preciso que o local das refeições também seja tranquilo, para que ele tenha paz na hora de comer.
Se você tiver mais de um bichinho em casa, alimente-os em locais separados. Os cães, acostumados com a vida em matilha, só comem após o líder da matilha comer. Então, se estiverem juntos, um irá esperar a aprovação do outro para se alimentar e poderá acabar sem comer o suficiente.
Além disso, Lembre-se de ter duas vasilhas, uma exclusiva para água e outra para a ração. Como os peludinhos costumam molhar o bigode quando bebem água, um tapetinho absorvente colocado embaixo da vasilha de água ajuda a manter o local seco e sempre limpo.
A água deverá ser oferecida de forma constante, em livre demanda. Sempre que os bichinhos sentirem sede, eles saberão onde poderão se hidratar.
Por outro lado, em relação à comida, os veterinários costumam recomendar que a vasilha só seja oferecida nos horários das refeições, salvo em condições específicas. Se o cachorro não comer em 30 minutos, a vasilha deve ser retirada.
Se alimentar corretamente e em horários definidos e constantes fará o organismo dele funcionar melhor e ajudará a regular também os horários de xixi e cocô.
Finalmente e não menos importante: não esqueça de lavar as vasilhas diariamente. A saúde do seu bichinho vem sempre em primeiro lugar, ok?
Banheiro do cachorro em apartamento: qual o local ideal?
O momento que o seu cãozinho precisa ir ao banheiro não deve virar um drama. Você pode adestrar seu cachorro, ensinando para ele o cantinho onde ele pode fazer as suas necessidades ao longo do dia.
Em apartamentos, a varanda, um banheiro sem muito uso ou a área de serviço costumam ser os locais mais indicados para instalação do cantinho do xixi.
A escolha desse local merece alguns cuidados:
- deve ser distante de onde o cachorro se alimenta e bebe água.
- é importante também que esse espaço não seja um local de passagem, e sim um cantinho mais isolado e de pouco trânsito de pessoas.
- evite mudar o banheiro de lugar, pois é muito provável que ele acabe se confundindo e fazendo xixi em locais indesejados.
No lugar escolhido, você pode forrar o chão com jornal ou experimentar alguma das alternativas criadas pela indústria pet, tais como:
- banheiros prontos: opção de caixa composta por uma bandeja na base e uma grade no topo, que se encaixam. Toda a urina fica guardada na base, sem deixar o chão molhado e sem sujar as patinhas do bichinho.
- tapetes higiênicos: eles são como os jornais, mas com a diferença de serem feitos de um material absorvente e toque seco, como as fraldas de bebê. Muitos deles ainda possuem um cheirinho para disfarçar eventuais odores de xixi canino.
Seja qual for a opção escolhida é importante saber que cachorro gosta de fazer xixi em locais absorventes. Por isso, na natureza, a grama costuma ser a opção escolhida por eles.
Também leve em conta que os animais têm dificuldade em fazer necessidades em locais sujos.
Se ele encontrar o lugar sujo de xixi ou com fezes, provavelmente ele irá procurar outro lugar do apartamento para aliviar suas necessidades.
Então, é fundamental que o banheiro do seu pet seja mantido sempre limpo, para que não acumule fezes e nem cheiros indesejados.
Janelas e varandas merecem atenção
Não pense que é excesso de cuidados. Quem mora em apartamento e tem cachorrinhos em casa, precisa sim se preocupar com a segurança deles em relação à janelas e varandas.
O recomendado é instalar grades de proteção na janelas para garantir que não ocorra nenhum acidente.
Plantas e cachorros: o que levar em consideração?
E finalmente, cuidado com as plantas em casa. Certifique-se de só levar para dentro do apartamento espécies não venenosas, para evitar acidentes.
Seus bichinhos são como crianças. Muitas vezes eles podem, por brincadeira ou mesmo querer chamar a sua atenção e experimentar uma folhinha do seu jardim.
Rotina de atividades de cachorros em apartamento
Agora que o espaço do apartamento está todo preparado para o bem-estar do seu cãozinho, devemos pensar também na rotina de exercícios dele.
Os animais, com seus instintos naturais, não foram feitos para viver enclausurados.
Para que eles fiquem bem e felizes, é preciso que você inclua na sua rotina diária, momentos para que seu cãozinho possa brincar e liberar sua energia.
Afinal, ninguém quer um cachorro destruindo tudo dentro de casa. Certamente, seus sapatos e os pés dos seus móveis irão agradecer, e o seu bolso também.
Passeio diário
Reserve pelo menos 30 minutos todos os dias para descer com o seu cãozinho. Pode ser um passeio no quarteirão, ao redor do seu apartamento, ou mesmo ficar brincando lá embaixo, caso o seu condomínio tenha espaço.
Muito provavelmente esse passeio se transformará no principal momento do dia para que ele faça suas necessidades. Isso é ótimo porque reduz o trabalho de limpeza lá em cima. Mas, não esqueça de levar um saquinho para recolher as fezes do seu animal. Nada de deixar cocô na rua, combinado?
Aos finais de semana, você pode estender essa atividade e fazer um passeio em algum parque ou praça próximo à sua casa. Seu bichinho de quatro patas vai adorar e vocês viverão ótimos momentos juntos.
Dentro do apartamento
Separe também um horário para brincar e dar atenção a ele. Se você trabalha fora de casa, ele provavelmente passará o dia inteiro ansioso, esperando a sua chegada.
Reserve um tempinho para o carinho e as brincadeiras, fazendo com que o seu bichinho possa gastar a energia acumulada ao longo do dia.
Um dos problemas enfrentados por cachorros de apartamento é o excesso de peso. Por passarem o dia em casa, com movimentos restritos, eles acabam não gastando todas as calorias que consomem diariamente.
Brinquedos, como bolinhas, são bem vindos nesse momento, para estimular o seu animal a movimentar-se dentro de casa.
Rotina de Banho
Para manter cachorros em apartamento é preciso também não descuidar da rotina de limpeza do bichinho.
Aqui não é apenas uma questão de vaidade, mas também da saúde do animal.
Apesar de estarem em casa, eles acabam se sujando durante as idas ao banheiro e, depois de alguns dias, passam a acumular cheirinhos desagradáveis.
Uma rotina semanal de banho, que pode ser dado em casa mesmo ou no pet shop, resolve todo o problema e mantém o seu bichinho limpinho.
A prática de frequentes tosas higiênicas, especialmente na região dos genitais, patinhas e focinho, ajuda a manter os cachorrinhos cheirosos por mais tempo.
Cachorro em apartamento: o que fala a legislação?
A legislação brasileira assegura o direito de propriedade. Isso quer dizer que qualquer pessoa pode cachorro em apartamento, desde que não coloquem em risco a integridade física de outras pessoas.
Em 2019, o Supremo Tribunal Federal decidiu por unanimidade, que os regulamentos de condomínios não podem proibir que seus moradores possuam cachorro em apartamento. A decisão assegura ainda que, se os bichinhos não colocarem em risco a segurança e tranquilidade dos demais moradores, eles não poderão ser barrados das áreas comuns do condomínio.
Para garantir que o convívio dos seu bichinho e seus vizinhos ocorra de forma mais harmônica possível, sempre utilize coleira ao passear pelas dependências do edifício.
Lembre-se que é sua responsabilidade zelar para que a paz dos outros moradores não seja perturbada pelo seu animalzinho. Assim, manterá todos felizes, em uma saudável convivência.
Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a perder o medo de criar cachorro dentro de apartamento. De forma simples você poderá manter o bem estar do seu animalzinho dentro do apartamento, não importando o tamanho, nem do animal, nem da casa.
Deixe uma resposta