Considerado, numa visão popular, como o melhor amigo do homem, o cachorro é, sem dúvidas, mais do que um animal doméstico.
Quem tem cachorro sabe do que estou falando. Eles costumam ser companheiros e bons ouvintes.
São afetuosos e cheios de personalidade. Sempre dispostos e disponíveis para os donos e para quem ele considera ser amigo.
No entanto, infelizmente, estão expostos a vários tipos de problemas. Umas raças mais que outras.
A caspa em cachorro é um desses problemas que pode afetar qualquer raça de cachorro, podendo causar muito mal ao seu bichinho. Vamos entender melhor este problema e como pode ser feito o tratamento.
Índice
Como identificar a caspa em cachorro
Uma das primeiras coisas a se ter em mente antes de ter um cachorro é aceitar o fato de que ele precisará de muito cuidado e atenção.
Uma vez que eles têm sentimentos muito específicos e podem também adoecer. Por isso, ter um cachorro é sinônimo de responsabilidade.
Afinal de contas, nós queremos que eles vivam muito bem, não é mesmo? Assim, podemos aproveitar todo o tempo que temos junto deles.
Mas o que fazer quando um problema como a caspa surge? Primeiramente saber como identificar e ter certeza de que realmente se trata disso.
Afinal, o que é a caspa canina?
A caspa canina não é uma especificidade ou uma moléstia que ocorre em alguma raça em particular, qualquer cão pode sofrer com este problema.
Problema que pode ter muitas causas, desde pele seca até relacionado à infestações de parasitas. Saber identificar a causa é de extrema importância, pois cada caso receberá o tratamento adequado.
A caspa canina é nada mais nada menos que uma descamação excessiva do couro cabeludo do animal, que se estende por todo o corpo do pet.
O organismo elimina normalmente minúsculas partículas de pele velha, para que seja formada uma nova camada, no entanto não é aparente.
Quando acometido pela caspa, é bastante notável o aparecimento de pequenas escamas esbranquiçadas no pelo do animal, parecidas com “flocos de neve”.
Essas escamas podem ser facilmente vistas em áreas como o pescoço do seu animal, nádegas e nas costas.
Se você percebe que o seu cão está se coçando com muita frequência, apresentando um cheiro desagradável e forte, além de espalhar pelos pela casa, fique atento e observe se essas escamas irão aparecer.
O que pode causar a caspa em cachorro
Além da descamação natural da pele para retirar tecido e células velhas, para dar origem a uma nova camada de pele, a caspa pode ser causada por outros motivos.
Outras causas pode ser as seguintes: falta de higiene, falta de gordura na pele, a insuficiência de nutrientes naturais do corpo de seu bichinho, falta de exercício, e várias outras causas.
Por isso, nessa etapa de identificação da causa é imprescindível a análise e o acompanhamento de um veterinário, uma vez que ele saberá a melhor forma de prosseguir com o tratamento mais indicado.
Causas específicas da caspa de cachorro
Fatores como higiene e cuidado com seu cão são imprescindíveis para a prevenção da caspa. No entanto, outras causas podem ser relacionadas a esse aparecimento.
Como é o caso também de uma enfermidade que é, em 90% casos, a causadora da caspa, chamada de dermatite seborréica.
Essa enfermidade consiste em uma inflamação do couro cabeludo do animal, causando vermelhidão e descamação no corpo todo ou parte dele.
A dermatite seborréica pode ser classificada em dois tipos, que são: Dermatite seborréica primária e dermatite seborréica secundária.
Tipos de dermatite seborreica que causam a caspa de cachorro
A Dermatite seborreica primária pode ser causas devido à deficiências nutricionais, falta de higienização, de origem medicamentosa ou até mesmo de causa endócrina.
A Dermatitte seborreica secundária, por sua vez, tem como causa principal o surgimento de carrapatos, pulgas e ácaros. Também pode ser de origem química, como: produtos de limpeza, produtos tóxicos, entre outros.
O fungo comumente associado à caspa canina relacionada com a seborreia é o da Malassezia. Já o parasita associado à caspa é o ácaro Cheyletiella, que afeta especialmente os filhotes e cães com baixa imunidade.
Lembrando que para uma boa imunidade, o cão deve tomar todas as vacinas e remédios necessários, ter uma alimentação saudável e ter qualidade de vida.
Outras causas para o aparecimento da caspa em cachorro
Outro motivo comum para o aparecimento da caspa no seu cão é o alérgeno, que consiste em uma substância que provoca uma reação alérgica.
As caspas relacionadas à alergia são comumente causadas por alergia a alimentos, ao ambiente ou relacionado.
Como, por exemplo, toxinas e substâncias irritantes, como poeira, pólen, produtos de limpeza, etc. Todos esses podem levar o seu animalzinho a desenvolver caspa.
Além disso, a alimentação do seu cão também pode ser uma das principais causas da caspa. Ela pode, inclusive, estar diretamente ligada ao aparecimento desse problema.
Por isso, é muito importante ter cuidado com o tipo de dieta que você oferecendo para o seu cachorro. Eles não podem comer de tudo e não podem ter insuficiência de nenhum nutriente e vitamina.
Outras causas possíveis são os distúrbios endócrinos e doença de Cushing. Além disso, infecções de pele, bacterianas ou fúngicas, também podem causar caspa.
Uma maneira de descobrir a causa da caspa é determinar se ela está espalhada por todo o corpo ou localizada em uma área. Essa observação irá ajudar e muito o veterinário na hora de analisar o seu cachorro.
Fatores também como o clima possui uma influência bastante significativa neste aparecimento.
Basta lembrar-se de quando o clima está quente ou seco: sentimos-nos mal, não produzimos direito. É um verdadeiro transtorno.
Imagine só para os bichinhos de quatro patas, é um verdadeiro sofrimento! Alguns cães são muito mais afetados pelas condições climáticas do que outros, e geralmente aparecem condições como a caspa.
Mas eles sofrem também quando os níveis de umidade baixam significativamente, o que acontece nos meses de inverno.
Essa queda de umidade representa falta de umidade no ar, bem como no pelo, e na pele do seu cachorro.
Dessa forma, os cães se coçam com mais frequência e consequentemente, se arranham e a sua pele fica ainda mais seca e escamosa.
O clima realmente influencia muito na qualidade de vida dos pets e no surgimento de vários problemas. Pequenos ou não.
Por problemas com alergias em outros períodos do ano, como na primavera, seu cão também pode apresentar caspa.
Portanto, as trocas de estações do ano, as mudanças bruscas na temperatura, a redução da umidade do ar e a exposição a substâncias alergênicas ou a produtos de limpeza são alguns dos fatores ambientais.
Desidratação e falta de gorduras saudáveis na alimentação estão ligados à dieta. Na manutenção dos pelos os fatores seriam: escovar pouco os pelos, dar banho em excesso ou deixar o cachorro em más condições gerais de higiene.
Pele seca ou descamando pode ser o resultado de banhos em excesso. Para que a oleosidade natural da pele seja preservada, o ideal é dar a quantidade de banhos sugerida pelo veterinário.
Higiene e o aparecimento de caspas em cachorro
Outro quesito que merece destaque é a higiene do ambiente no qual o seu cachorro permanece a maior parte do tempo.
É de suma importância que se mantenha um local higienizado e constantemente bem cuidado.
Os cuidados adequados são tão importantes quanto a boa alimentação que você proporciona ao seu cão.
A limpeza deve ser sempre mantida, a fim de que se minimizem infecções e
infestações. O que está muito ligado ao problema das caspas.
Além disso, a limpeza garante que não se proliferem outros agentes causadores de caspa, como parasitas externos.
Sabendo disso, outro ponto bastante importante e interessante de saber é que existem também alguns tipos de caspa.
Mesmo que aparentemente elas pareçam e mesma coisa, definitivamente elas possuem características que as diferenciam. É o que veremos a seguir.
Variações de caspas de cachorro
Como vimos, a Dermatite seborreica tem duas variações. Do mesmo modo, a caspa também apresenta dois tipos: a caspa oleosa e a caspa seca.
Como o próprio nome já diz, a caspa oleosa tem um aspecto mais engordurado. Possui a mesma característica de parecer um floco de neve, só que mais denso.
Algumas raças têm uma predisposição genética a desenvolverem este tipo de caspa.
São elas: Cocker Spaniels, Basset Hounds, Labrador Retrievers, Inglês Springer Spaniels, Shar-Peis, e o Bull Terrier.
Com relação ao outro tipo de caspa, a caspa seca, o seu aspecto é mais leve, sendo mais aparente no pelo do animal. Tem uma aparência semelhante com farinha que consumimos na alimentação.
As raças que costumam desenvolver esse tipo de caspa são as seguintes: Dobermam, Dachshunds e Pastor Alemão.
Sinais de que o seu cachorro tem caspa
Alguns sinais da caspa são muito óbvios, como a presença dos flocos brancos no pelo do seu cachorro, além de uma rotina em coçar-se com mais frequência.
No caso das infestações por fungo ou ácaros, coçar ou morder a pele excessivamente são sinais, assim como as feridas causadas por estes hábitos.
Mas alguns outros sinais clínicos também aparecem quando o animal é acometido por essa doença, como ressecamento da pele, inquietação, alopecia local ou generalizada, entre outros.
O importante é que o cachorro sempre seja cuidadosamente observado, Ele não tem como pedir ajuda ao seu dono ou dizer o que está incomodando, onde e o que está doendo e coisas desse tipo.
Portanto, é o olhar atencioso e amoroso do dono que garantirá a saúde e o bem estar desse animal que tem tanto amor para oferecer.
Dito isto, falaremos agora de algumas maneiras de tratar o problema da caspa em cachorro.
Como tratar a caspa em cachorro
Para tratar o problema da caspa no cachorro o diagnóstico é o primeiro passo. Ele é feito e dado somente por um veterinário, que é quem possui conhecimento necessário.
Na maioria das vezes, ela é feita por um exame clínico a partir dos sinais apresentados pelo animal acometido.
Prevenção e tratamento da caspa em cachorro
A prevenção é um ponto chave para evitar que muitos problemas aconteçam com o seu pet, inclusive o aparecimento das tão indesejadas caspas.
Em muitos casos, o que mais influencia no aparecimento das caspas, é o manejo que o dono emprega na criação dos peludos.
É imprescindível que o banho do animal seja com shampoos e sabonetes próprios para cães, jamais utilize shampoo contra caspas de humanos, pois podem até ser tóxicos para os cachorros.
Nunca banhe o seu cão todos os dias, escove sempre os pelos dele. Proporcione uma boa dieta para ele e troque os produtos do banho.
Não deixe que seu cão entre em contato direto com produtos de limpeza e sempre que possível leve ele ao médico para avaliações.
O tratamento da caspa em cachorro não é complexo, só necessita de pomadas e shampoos especiais e específicos.
Mas se a caspa for causada por outros motivos, o veterinário saberá orientar você para o melhor tratamento do seu companheiro canino.
Deixe uma resposta