Muitos tutores tendem a ficar se preocupar quando o cachorrinho resolve dispensar uma refeição. Todavia, o fator nem sempre está relacionado com uma questão de saúde do seu pet. De qualquer forma, você ainda pode estar se questionando: meu cachorro não quer comer o que fazer?
De acordo com especialistas na área de veterinária, algumas raças tendem a escolher mais no momento das refeições. Por isso, os tutores podem sentir mais dificuldade na hora de escolher a ração e demais integrantes do cotidiano alimentar do mascote.
Geralmente, essa seletividade está vinculada as raças pequenas. Tais como: o poodle, o Yorkshire, o Chihuahua, entre outros. Com relação aos cachorros de grande porte, eles são bem mais esfomeados e raramente recusam algum tipo de alimento.
Todavia, esse problema acontece com mais regularidade nos períodos mais quentes do ano. Uma vez que os pets costumam ficar mais preguiçosos e acabam por perder o apetite.
No entanto, mesmo que essa preferência seja uma marca desses grupos, é de vital importância prestar atenção para que o animal não fique mais de um dia sem se alimentar corretamente.
Para que o questionamento “meu cachorro não quer comer e está fraco” não se torne algo recorrente, é preciso ficar de olho. Afinal, o tutor tem a responsabilidade de impedir que essa vontade de pular as refeições vire costume.
Para ajudar nesses momentos conturbados, dá para definir horários para as principais refeições e não exagerar nos lanchinhos.
Índice
- Meu cachorro não quer comer!
- 1 – Por que meu cachorro não quer comer ração?
- 2 – Aconteceu alguma variação no dia a dia do seu cachorro?
- 3 – Apetite do seu cachorro sumiu com a troca de estações?
- 4 – Meu cachorro está com febre e não quer comer, e agora?
- 5 – Quando tempo os cachorrinhos de pequeno porte podem ficar sem se alimentar?
- 6 – Meu cachorro não quer comer devido a ansiedade, o que fazer?
- O que fazer para o seu cachorro voltar a comer corretamente?
Meu cachorro não quer comer!
Qualquer pessoa que conte com um amiguinho de quatro patas por perto sabe da necessidade de cuidar do seu bem estar. Por isso, quando ele passa mais de 24 horas sem sequer tocar na sua comida é sinal de que algo precisa ser revisto. Confira a seguir algumas possibilidades!
1 – Por que meu cachorro não quer comer ração?
O que pode esclarecer a sua dúvida por que meu cachorro não quer comer são várias possibilidades. Algumas delas são:
Assim como os seres humanos, os animais também ficam enjoados de receber a mesma refeição dia após dia. Por isso, uma forma de tentar resolver essa questão é experimentar substituir a ração por outra parecida. Além disso, o ideal é tentar alimentar o pet ainda com frutas, legumes e petiscos.
Só que se deve ter muito cuidado. Não é porque o mascotinho não está aceitando mais a mesma refeição que você precisa dar alimentos que não recomendados e nada saudáveis.
Mas, vale lembrar que chocolate, alimentos salgados ou temperados devem passar longe do seu bichinho, está certo? Afinal, esses itens podem prejudicar o bem estar do seu cão.
2 – Aconteceu alguma variação no dia a dia do seu cachorro?
De fato, os animais de estimação são facilmente influenciados, especialmente, pelo que se sucede a sua volta. Portanto, qualquer modificação no cotidiano, como a mudança de casa, a permanência em um local novo ou em um hotel, se afastar dos seus tutores por algum tempo e outros fatores podem influenciar e até reduzir o apetite canino.
Aliás, a perda de um ente querido tanto humano quanto animal também interfere no apetite dele. Isso porque, exatamente como as pessoas, os animais sofrem e sentem saudades.
Sendo assim, os pets podem apresentar modificações comportamentais, assim como qualquer outro ser que está tentando expressar as suas emoções.
3 – Apetite do seu cachorro sumiu com a troca de estações?
Outro fator que pesa e pode responder a sua dúvida do porque meu cachorro não quer comer é a alteração na temperatura, bem como nas estações do ano. As variações de temperatura, ou seja, dias de calor ou frio extremo, são horríveis para o organismo animal. Portanto, o cão tende a ter o seu apetite reduzido ou totalmente perdido.
Além disso, esse problema ocorre com a chegada de uma estação e o encerramento de outra. Essa mudança de comportamento se torna mais evidente nos períodos com temperaturas mais baixas e também mais altas.
Então, é preciso manter o cachorrinho muito bem hidratado e sob a sua vista para que essa questão de falta de fome não passe de um dia conturbado.
Caso esse estado de espírito ultrapasse às 24 horas, busque por atendimento de um veterinário. Essa agilidade na procura por um especialista é de vital importância para que o seu animal de estimação não corra o risco de desenvolver depressão ou uma doença ainda mais grave.
4 – Meu cachorro está com febre e não quer comer, e agora?
A falta de fome de um cachorro também pode ser causada por alguma enfermidade. Infelizmente, existe uma série de doenças que possuem a falta de apetite como um dos principais sintomas. Todavia, se essa for a razão, o seu pet pode não aceitar nenhum tipo de comida.
Sendo assim, você deve se perguntar meu cachorro não quer comer e está vomitando ou vomitando amarelo. Meu cachorro está com febre e não quer comer. Além disso, o seu animal de estimação pode estar recusando alimentos por causa de dores de dente.
Já que não é somente nas pessoas que esse tipo de dor é algo extremamente inconveniente. Uma dor de dente no seu cão pode fazer até com que ele sofra para mastigar e, consequentemente, evite se alimentar com a freqüência habitual.
Seja por febre ou dores nos dentes, a melhor saída é marcar uma consulta para o seu mascote com um médico veterinário. Afinal, o animal terá de ser avaliado e apenas um especialista tem a condição de realizar os exames necessários, recomendar os medicamentos e o tratamento em questão.
5 – Quando tempo os cachorrinhos de pequeno porte podem ficar sem se alimentar?
Como citado anteriormente, o tutor deve prestar atenção quando nota que o cachorro não quer comer. Especialmente quando o animal de estimação pertence as raças de pequeno porte. Não somente os cães de raças toy, como o chihuahua ou o pinscher, bem como os filhotes, possuem pouca reserva de gordura corporal.
Isso significa que esses bichinhos tem pouquíssima tolerância para passar um longo espaço de tempo sem receber a devida alimentação. Portanto, no caso de ficar mais de meio-dia sem comer qualquer coisa, esses cachorrinhos contam com extrema facilidade de lidar com um quadro de hipoglicemia.
Vale salientar que a hipoglicemia se trata por um problema gerado pela baixa quantidade de glicose na corrente sanguínea. Nesse cenário, o cachorrinho se apresenta estranhamente apático, letárgico e sem energia.
Assim, é necessário ficar de olho no pratinho de comida e no relógio para que as refeições sejam feitas nos horários tradicionais.
6 – Meu cachorro não quer comer devido a ansiedade, o que fazer?
Você sabia que os cachorros também sofrem com crises de ansiedade? Pois é! Animais tanto com ansiedade quanto com estresse também podem desenvolver problemas de falta de apetite. Essa questão ocorre, principalmente, quando o pet permanece sozinho na sua residência por muito tempo.
A partir daí, o cachorro fica cada vez mais inquieto enquanto está aguardando o tutor chegar em casa.
No entanto, essa vigília animal se apresenta de modo quase obsessivo com choro constante e latidos para chamar a atenção de qualquer pessoa. O pet imagina que o tutor pode voltar mais cedo por causa desse barulho.
Além da atenção necessária, o tutor ainda pode oferecer brinquedos com a devida interação. Ursinhos de pelúcia e peças de roupa que contem com o seu cheiro também são bons aliados quando se precisa se despedir do seu cachorro por um considerável espaço de tempo.
O que fazer para o seu cachorro voltar a comer corretamente?
A verdade é que o tutor necessita prestar atenção quando o cachorro começa a dar indícios de dificuldades com a sua alimentação, afinal, você é o responsável e possui a missão de zelar e proteger o animal. Já que o bichinho lhe encara como um porto seguro, uma fonte de carinho e zelo.
Além disso, a dedicação que eles dão em troca faz com que todo e qualquer cuidado seja recompensado. Se lembre que o seu parceirinho de quatro patas estará ao seu lado em todos os momentos, nas horas de alegria e tristeza. Afinal, o cachorro é o melhor amigo do ser humano há séculos, não é?
Estabeleça horários para a alimentação
O meu cachorro não quer comer nada, e agora? Uma forma de fazer com que a alimentação acontece de forma espontânea e tranquila é desenvolver o costume de servir a ração e outros lanches em horários fixos.
Os especialistas recomendam três refeições principais para os filhotinhos, outras duas vezes para os pets adultos. Coloque o alimento, espere até meia-hora e tire. Retire mesmo que o animal não tenha consumido nada.
Caso você se sinta culpado (a) por essa ação, é possível tentar mais uma investida cerca de dez minutos depois. E, posteriormente, apenas na próxima refeição. Gradativamente, o mascote vai se ajustar a programação diária e consumir a alimentação adequadamente.
Mantenha a normalidade na hora de servir a comida
Além disso, o tutor não deve agir de modo distinto ao colocar a comida para o seu pet. Apenas deixe a refeição no local habitual e saia do ambiente. Não forneça petiscos com muita regularidade e nem quando o horário estabelecido para a refeição está chegando.
Priorize os alimentos de fontes nobres
Outra possibilidade é repassar alimentos mais saudáveis e oriundos de fontes de qualidade. Por isso, a alimentação natural é uma excelente opção, desde que você tenha a liberação do seu veterinário após apresentar todo o cardápio.
Se, eventualmente, você não possui tempo disponível para fazer todas as refeições em casa, o ideal é adquirir itens certificados e classificados como balanceados.
Não desista de organizar a programação alimentar canina
Inicialmente, a tentativa de definir toda a programação alimentar o seu cachorro não será fácil. No entanto, você não pode desistir. Afinal, a alimentação é uma espécie de atividade de adestramento. Não desista!
Acostume o pet com outras pessoas antes de viajar
Como visto anteriormente, a resposta ao temor de meu cachorro não quer comer pode ter a ver com a saudade do tutor e a estranheza de quem serve as refeições.
Ao marcar uma viagem é preciso montar uma programação a fim de que o animal passe a se acostumar a ser alimentados por outros indivíduos.
Sendo assim, você não precisa ficar se preocupando no tempo fora e o bichinho permanece saudável e muito bem alimentado.
Fique atento a comportamento fora do comum
Então, se o seu cachorro apresentar comportamento estranho, é preciso acender o sinal vermelho imediamente.
Ou seja, quando você notar que o companheirinho peludinho está lento, preguiçoso ou indisposto para brincar, passear ou apanhar a bolinha, vá prontamente até o seu veterinário de confiança. Sempre priorize o bem estar do seu bichinho!
Kátiane says
Meu pet e um pastor alemão e tem três meses não quer comer nada mudo diariamente a ração mais ele nao quer come pouco cedo depois só bebe água nada mais coloquei ele só olha nada estou dando vitamina comecei agora dois dias glicofarm.o que seda que tá acontecendo com ele