O Staffordshire Bull Terrier com certeza chama a atenção das pessoas que cruzam o seu caminho. Ele impõe respeito devido à sua cara de bravo. Entretanto, por trás dessa aparência há uma personalidade incrível.
Conhecendo melhor esse cão você perceberá como o seu coração é grande e o quanto ele é maravilhoso! Se você tiver a oportunidade de ser tutor de um cão dessa raça, aprenderá com ele como é realmente amar e ser amado.
Esse cão chega em sua casa e entra em sua família realmente passando à integrá-la como mais um membro. Dessa forma fica difícil não amar esse cão! Então, apesar de toda a sua história marcada por violência, atualmente esses animais são considerados tranquilos e carinhosos.
E quando criado com amor e carinho esse cão se torna um excelente companheiro de todos os membros da família, o que inclui as crianças. Se você quer saber mais sobre esse cachorro maravilhoso, acompanhe todas as informações contidas aqui!
Índice
- Principais Especificações
- Características da Raça Staffordshire Bull Terrier
- Cachorro Staffordshire Bull Terrier
- História
- Personalidade do Staffordshire Bull Terrier
- Saúde
- Cuidados
- Exercícios físicos
- Alimentação do Staffordshire Bull Terrier
- Pelagem do Staffordshire Bull Terrier
- Staffordshire Bull Terrier – Cores
- Staffordshire Bull Terrier Filhote
- Staffordshire Bull Terrier Preço
- Perguntas sobre o Staffordshire Bull Terrier
- 1 – Os cães dessa raça latem muito?
- 2 – Os Staffordshires Bull Terriers são destruidores?
- 3- Os animais dessa raça são muito agitados?
- 4 – O Staffordshire Bull Terrier é adequado para apartamento?
- 5 – Esse cão se dá bem com as crianças?
- 6 – Os Staffordshires Bull Terriers ficam bem sozinhos?
- 7 – Essa raça tem muita queda de pelos?
- Fotos de Staffordshire Bull Terrier
Principais Especificações
Características da Raça Staffordshire Bull Terrier
Cachorro Staffordshire Bull Terrier
- A raça Staffordshire Bull Terrier faz parte do grupo de cachorro dos pitbulls;
- Por isso eles tem características em comum com cães de raças como american Pit Bull e o American Staffordshire Terrier;
- O Staffordshire Bull Terrier deu origem ao Staffordshire Americano;
- O nome da raça foi dada devido à sua origem que se deu na região de Staffie na Inglaterra;
- Essa raça tem diversas denominações, como bull terrier de staffordshire, am staff, staffie, staffbull;
- Nos estados unidos esses cães não podem circular em locais públicos assim como os Pit Bull;
- Apesar de a lei para o Pit Bull existir também em países como Nova Zelândia e Austrália, nesses locais o Staffordshire Bull Terrier não tem sua circulação proibida;
- A fama desses cães não é muito boa, pois eles ficaram conhecidos como cães agressivos. Mas isso é um erro pois cães dessa raça são muito carinhosos;
- Inclusive eles são tidos como bons cuidadores de criança devido à ótima relação que costumam ter com os pequenos;
- O Staffordshire Bull Terrier ocupa a 49ª posição na lista dos cães mais inteligentes do mundo.
História
O Staffordshire Bull Terrier, assim como os outros cães do grupo terrier é uma raça que foi desenvolvida para a caça. Entretanto, eles foram muito utilizados também em brigas e caçadas sanguinárias. Por isso com o tempo eles ficaram conhecidos como cães violentos e, isso os estigmatizou durante muitos anos.
No século XIX na Inglaterra esses cães foram muito utilizados na caça à touros na arena. Essa pratica se assemelhava muito ao que conhecemos atualmente como rodeios.
Os seus ancestrais, os Buldogues já eram muito conhecidos como gladiadores devido à forma como eles eram frequentemente utilizados por seus donos em batalhas.
Mas, essas caçadas eram realmente sangrentas e, com o passar do tempo ficou óbvio que esses cães precisavam de uma nova função. No ano de 1835 todo tipo de esporte tido como “sangrento” foi banido do círculo público.
Naquela época o Staffordshire Bull Terrier não era exatamente o mesmo que é visto atualmente. Eles eram um cruzamento de buldogue com terrier, e tinhas uma personalidade furiosa somada à um corpo forte.
Mas posteriormente, a raça ficou sob responsabilidade de James Hinks, de Birmingham, que se ocupou de reproduzir cães com outras características consideradas mais apropriadas.
Dessa forma, esses cães apresentaram uma enorme evolução tanto no que diz respeito à sua personalidade, quanto à conformação de seu corpo.
Assim, eles passaram a ser disseminados em diversos países do planeta, saindo das fronteiras do continente europeu.
E foi por volta de 1880 que o Staffordshire Bull Terrier chegou até os Estados Unidos já com uma personalidade mais tranquila e um corpo mais robusto.
Desde então, passaram a ser considerados excelentes cães de companhia que adoram a convivência com a sua família. Por isso, começaram a se popularizar em todo o mundo.
Personalidade do Staffordshire Bull Terrier
Primeiramente, você precisa saber que todo cãozinho pertencente ao grupo terrier precisa ser muito bem criado para que aprenda a se comportar adequadamente.
Eles tem uma forte tendência à tentar assumir o controle das situações, assim como de seus donos. Por isso é preciso mostrar desde cedo quem realmente manda no pedaço.
Então, assim que seu Staffordshire Bull Terrier filhote chegar em sua casa, você vai precisar contratar um adestrador que se ocupe de ensinar as regras de bom comportamento ao seu cãozinho. Assim, se isso não acontecer, você e seu cão podem ter problemas de convivência mais tarde.
Além disso, é necessário que você se preocupe com a socialização tanto com pessoas desconhecidas quanto com outros animais.
O treinamento pode não ser tão fácil porque o cão pode tentar assumir o domínio da situação, mas com calma e carinho é possível adestra-lo sem problemas. Esses cães são relativamente inteligentes, capazes de reproduzir os comandos adequadamente.
Além disso, esses cães tem uma disposição invejável, além de serem muito ágeis. Apesar de seu corpo pequeno, ele é muito forte, musculoso e atlético. Eles são também alegres e dispostos, entretanto, são também muito quietos, latindo somente quando isso se faz realmente necessário. Nesse quesito eles diferem bastante dos outros cães Terrier.
Staffordshires Bull Terriers com crianças e estranhos
A relação dos Staffordshires Bull Terriers com seu dono é muito boa. Esses cães são muito amorosos e, do mesmo modo que doam adoram também receber muito carinho. Assim, eles facilmente se apegam à todas as pessoas da família, se tornando realmente ótimos companheiros de todas as horas.
Inclusive, se dão muito bem também com as crianças, sobretudo as mais velhas que já sabem brincar melhor. Mas, eles também são muito carinhosos e cuidadosos com bebês. Apesar disso, é aconselhado que a criança e o cão sejam supervisionados.
Contudo, se por um lado eles são amáveis com a família, com desconhecidos eles podem ser bastante desconfiados e pouco amigáveis. É preciso um pouco de jogo de cintura para fazer amizade com cães dessa raça.
Com relação aos outros cães, o Staffordshire Bull Terrier costuma ser agressivo. Isso ocorre sobretudo se ambos forem do mesmo sexo.
Portanto, os machos geralmente são muito territorialistas e podem brigar para disputar seu lugar. Essas brigas podem ter um caráter bem violento devido ao instinto desse cão. Por isso é preciso ter muito cuidado ao misturar animais, sobretudo se forem do mesmo sexo. Então, vale ressaltar novamente a importância da socialização para reduzir a incidência desse comportamento.
Saúde
O Staffordshire Bull Terrier de maneira geral é forte e saudável. Entretanto, existem algumas doenças que aparecem com mais frequência na raça.
É ideal que você tenha conhecimento sobre elas para que seja capaz de identificar os primeiros sinais indicativos de que há algo errado com o seu cão.
Então, veja agora quais as condições mais frequentes na raça:
Problemas hormonais
Os hormônios são responsáveis por regular diversas funções no organismo dos animais. Portanto, quando se fala em problemas hormonais isso implica e muito mais coisas.
Sendo assim, cães que apresentam esse tipo de problema tem algumas manifestações bastante perceptíveis como aumento do peso, maior queda de pelos, indisposição, entre outras. Aliás, nessa raça geralmente os descontroles hormonais estão relacionados à problemas na glândula tireoide.
Displasia Coxofemoral
A displasia de quadril é uma condição que se manifesta em muitas raças de cães de médio e grande porte.
Então, ela é hereditária e pode ser evitada cruzando somente animais que não apresentam essa condição. Mas vale ressaltar que mesmo que os pais não manifestem a doença, ainda há uma chance de que o filhote venha a apresentar.
Sendo assim, essa condição atrapalha muito a movimentação do animal, reduzindo muito a sua qualidade de vida.
Mas se o seu diagnóstico for precoce o cão pode ser submetido à fisioterapia e também consumir remédios que reduzem o incomodo.
Palato Alongado
O palato mole alongado é uma condição marcante em cães de focinho curto e achatado. Portanto, esse problema anatômico provoca dificuldade respiratória e de deglutição. Então, devido à isso o cão pode vomitar e desmaiar com frequência.
Contudo, se a identificação do problema for feita precocemente, é possível corrigir a condição por meio de cirurgia.
Problemas digestivos
Muitos Staffordshire Bull Terrier possuem problemas digestórios que podem ser facilmente percebidos quando o cão apresenta flatulência excessiva.
Então, para que isso seja evitado, é preciso que o cão receba um alimento de qualidade. Mas visitas periódicas ao veterinário se fazem necessárias.
Portanto, se você tiver cuidado com o seu cãozinho e estiver sempre atento aos sinais que ele manifesta, conseguirá perceber claramente quando ele estiver doente e poderá leva-lo ao veterinário rapidamente.
Dessa forma, o profissional poderá iniciar o tratamento que quando feito precocemente tem maiores probabilidades de sucesso.
Cuidados
Se você pretende ter um Staffordshire Bull Terrier ou já possui um exemplar da raça, precisa saber quais os cuidados básicos que esse cão exige para manter seu bem estar. Então, veja abaixo os principais:
Exercícios físicos
Esse cãozinho tem bastante energia que precisa ser gasta diariamente por meio de atividades físicas que incluem caminhadas e brincadeiras. No entanto, é preciso ter cuidado com a dificuldade respiratória que animais dessa raça possuem. Por isso os exercícios não devem ser muito intensos para não sobrecarregar o cão.
Então fique sempre atento aos sinais de cansaço. Aliás, quando isso acontecer deixe que o cão retome suas energias por alguns minutos.
Escovação
Apesar de sua pelagem curta, é importante escovar o cão pelo menos uma vez por semana para remover sujeiras, pelos mortos e espalhar o óleo natural do cão.
Dessa forma você perceberá que seus pelos ficarão mais bonitos, vistosos e brilhantes.
Unhas
As unhas do Staffordshire Bull Terrier devem ser aparadas uma vez ao mês para que o seu comprimento não atrapalhe a movimentação do animal.
Entretanto, é importante ter muito cuidado para não machucar o animal. Então o ideal é que o corte seja feito por um profissional.
Dentes
A escovação semanal dos dentes do Staffordshire Bull Terrier é essencial para evitar o acúmulo de placa bacteriana.
Mas se você conseguir, pode escovar diariamente. Assim, isso será mais eficiente contra o mau hálito.
Por fim, lembre-se de que os cães dessa raça nem sempre são tão fáceis de lidar. Por isso é importante acostumar o animal com as escovações desde filhote.
Orelhas
Limpe as orelhas de seu Staffordshire Bull Terrier semanalmente para evitar o acúmulo de sujeiras que podem causar infecções no conduto auditivo do animal. Assim, aproveite para verificar sempre se a região não está avermelhada ou cheia de secreção. Então, caso isso ocorra, você deve levar seu cão ao veterinário.
Alimentação do Staffordshire Bull Terrier
Primeiramente, para se falar na alimentação do Staffordshire Bull Terrier é necessário ressaltar que esses animais tem problemas de peso. Por isso eles podem engordar facilmente.
Por isso, além de exercícios físicos diários é preciso que o cão tenha também acompanhamento de sua alimentação.
Assim, se faz muito importante o controle das porções diárias de alimento que são fornecidas à ele. Portanto, você precisa seguir as recomendações à risca e deve evitar deixar comida o dia todo à disposição dele.
Apesar de não exigir alimentos específicos, o Staffordshire Bull Terrier precisa ter acesso à uma ração de boa qualidade, preferencialmente super premium para que se desenvolva corretamente.
Assim, as quantidades de alimento diárias recomendadas podem variar entre 90 e 340 gramas dependendo do sexo, peso, idade e nível de atividade física do animal.
Por isso, o ideal é que a recomendação individual seja feita por um profissional.
Lembre-se de que até os 12 meses o Staffordshire Bull Terrier ainda é considerado filhote e, por isso deve comer um alimento especifico para essa fase de sua vida.
Contudo, procure evitar petiscos que podem provocar aumento de peso no animal. Se quiser agradar seu cão, ofereça algo natural como uma cenoura, por exemplo.
Por fim, lembre-se de deixar sempre água à disposição do cão. Aliás, vale ressaltar que eles geralmente bebem bastante, além de derrubar o líquido de seus potes. Então fique atento.
Pelagem do Staffordshire Bull Terrier
A pelagem do Staffordshire Bull Terrier é simples, curta, lisa e bem inserida rente ao seu corpo compacto e forte.
Staffordshire Bull Terrier – Cores
De acordo com o padrão da raça, o Staffordshire Bull Terrier pode apresentar cinco colorações diferentes, sendo elas:
- Azulado
- Branco
- Castanho
- Preto
- Vermelho.
Entretanto, independente da cor que o seu cão apresentar, o branco sempre terá presença marcante na pigmentação. Portanto, essa é uma forte característica dessa raça.
O branco aparece principalmente em regiões como o peito, focinho, e raramente pode aparecer inclusive nas orelhas.
No entanto, apesar das cores padrão, dependendo do cruzamento que for realizado as colorações podem se alterar e se misturar formando padrões diferenciados de mescla. Inclusive os resultados podem ser bem bonitos e interessantes.
Staffordshire Bull Terrier Filhote
Primeiramente, antes de comprar o seu filhote de Staffordshire Bull Terrier, procure por um canil especializado nessa raça, que tenha experiência na reprodução desses animais.
Aliás, o ideal é que você converse com o responsável para obter o máximo de informações possível sobre o local, os animais, a forma como são criados, a personalidade e etc. Além disso:
- Aproveite esse momento para tirar todas as suas dúvidas à respeito desses animais. Afinal quando você levar o seu para casa vai precisar saber muito bem como cuidar dele.
- Informe-se também sobre a saúde do animal. Então, se possível exija um certificado que comprove que o cão é saudável e teve todas as vacinas e que foi vermifugado.
- Organize a sua casa de modo que o pequeno Staffordshire Bull Terrier possa se sentir bem, confortável e também seguro.
No mais, vale lembrar que esses cães tem bastante energia. Por isso invista em brinquedos que possam distraí-lo. Assim, ele vai exercitar o maxilar e coçar os dentinhos nos brinquedos e não em seus móveis e objetos! Mas fique atento ao material de que o brinquedo é composto, pois o Staffordshire Bull Terrier é muito forte tem a mandíbula potente. Dessa forma eles costumam destruir as coisas com certa facilidade.
Além disso, você não deve permitir que o filhote morda as pessoas durante suas brincadeiras, pois quando ele tiver os dentes grandes e a mandíbula potente você não vai querer isso. Então, é preciso ensinar o cão a brincar de maneira comportada logo cedo.
No mais, lembre-se de que o adestramento e a socialização do Staffordshire Bull Terrier é fundamental que você tenha um adulto obediente e equilibrado. Portanto, invista nisso logo nas primeiras semanas de vida do cão.
Por fim, vale lembrar que todos os membros da família devem ser capazes de se impor com o cão. Caso o contrário ele certamente tentará dar um jeito de dominar e se tornará um adulto difícil de controlar.
Staffordshire Bull Terrier Preço
Se você se encantou pelo Staffordshire Bull Terrier e ficou com vontade de levar um filhotinho para a sua casa, deve estar se perguntando quanto custa um exemplar.
Então, no Brasil os preços variam entre R$2.500,00 e R$4.000,00. Essas diferenças ocorrem de acordo com os pais, o sexo do filhote e também o canil.
É muito importante que você não dê atenção somente ao valor, mas sim à qualidade do exemplar que você irá adquirir.
Contudo, você precisa estar atento ao canil onde comprará o seu exemplar. Assim, o criador deve ser responsável e experiente, além de estar atento ao bem estar animal.
Decerto, existem muitos criadores que querem apenas ganhar dinheiro, sem se importar realmente com os cães.
Perguntas sobre o Staffordshire Bull Terrier
Veja agora quais são as principais perguntas que os tutores e futuros donos dos animais possuem sobre a raça.
1 – Os cães dessa raça latem muito?
Se o latido de cachorro te incomoda, pode ficar sossegado pois o Staffordshire Bull Terrier não costuma latir muito.
Mas é claro que esse cão estará sempre alerta para te informar sobre qualquer problema que ele perceba e, nesse caso ele vai latir.
2 – Os Staffordshires Bull Terriers são destruidores?
Geralmente esses cães não apresentam comportamentos de destruição. Entretanto, isso depende muito de como o animal for criado.
Portanto, se ele for deixado sozinho, por exemplo, pode se sentir triste e roer os seus móveis.
Igualmente, isso ocorre também se o cão não tiver a sua energia gasta por meio de atividades físicas diárias, que incluem também a brincadeiras.
3- Os animais dessa raça são muito agitados?
De maneira geral o Staffordshire Bull Terrier não é um cão agitado, mas ele tem muita energia reprimida que precisa ser gasta diariamente com caminhadas ao ar livre e brincadeiras.
Dessa forma, com amor, carinho e brincadeiras o seu cão se sentirá muito feliz e tranquilo.
4 – O Staffordshire Bull Terrier é adequado para apartamento?
Apesar de não ser um cão grande, o Staffordshire Bull Terrier é um animal de grande energia, que necessita de bastante espaço para se desenvolver.
Caso ele não tenha suas necessidades atendidas, pode ficar triste e frustrado. Por isso, o ideal é que esse animalzinho tenha espaço para se movimentar e brincar.
Então, o confinamento e casas pequenas demais não são adequadas para esses cãezinhos.
5 – Esse cão se dá bem com as crianças?
Apesar de seu passado marcado por violência e agressividade, esses cães são extremamente dóceis e carinhosos.
Aliás, com as crianças eles se mostram bastante cuidadosos e amorosos. Entretanto, apesar disso você deve estar sempre atento e jamais deixar a criança sozinha com o cão.
6 – Os Staffordshires Bull Terriers ficam bem sozinhos?
Esses cães demandam bastante carinho e atenção de seus tutores para que se sintam amados e protegidos.
Por isso, se forem deixados sozinhos por muito tempo podem sofrer de ansiedade de separação. Então, é possível que seu cão comece a apresentar comportamentos para chamar a sua atenção.
Isso pode incluir desde fazer suas necessidades em lugar indevido até comportamento destrutivo e agressividade.
7 – Essa raça tem muita queda de pelos?
Apesar de sua pelagem curta, o Staffordshire Bull Terrier tem queda de pelo que pode se acentuar durante alguns períodos do ano.
Por isso, as escovações são necessárias para reduzir esse incomodo. A frequência deve ser aumentada quando você perceber que o cão está soltando mais pelos do que o normal.
Agora que você já conhece as particularidades do Staffordshire Bull Terrier, pode refletir sobre levar um cão dessa raça para viver em sua casa. Pense em todas as suas necessidades e veja se ele se encaixa em sua rotina e sua vida.
Se a resposta for sim, com certeza vocês serão ótimos companheiros e, não vai faltar carinho nessa relação!
Deixe uma resposta