O Spitz Alemão é gracioso, talentoso e ativo. O Spitz, ou Lulu da Pomerânia, é um cão que transborda energia e carinho. É um companheiro para todos os membros da família. Brincalhão, alegre, enérgico e fiel, é uma delícia de companhia para crianças e idosos!
Se você já possui um Spitz e quer saber mais detalhes, está no lugar certo. E, se está pensando em ter um, vai descobrir tudo sobre ele aqui! Continue a leitura!
Índice
- Principais Especificações
- Características da Raça Spitz Alemão
- Cachorro Spitz Alemão
- História
- Personalidade do Spitz Alemão
- Saúde
- Cuidados
- Alimentação
- Pelagem
- Cores do Spitz Alemão
- Spitz Alemão Filhote
- Preço do Spitz Alemão
- Perguntas frequentes sobre o Spitz Alemão
- 1 – Qual a diferença do spitz alemão para o Lulu da Pomerânia?
- 2 – Qual a origem do spitz alemão?
- 3 – Quanto tempo vive um Spitz Alemão?
- 4 – O Spitz alemão pode tomar leite?
- 5 – Posso dar ração úmida ao Spitz Alemão?
- 6 – O Spitz pode comer várias vezes ao dia?
- 7 – Crianças podem brincar com o Spitz?
- 8 – O Spitz late muito?
- 9 – O Spitz pode ser tosado?
- 10 – O Spitz Alemão tolera clima quente?
- 11 – O Spitz Alemão é um bom cão de guarda?
- Fotos de Spitz Alemão
Principais Especificações
Características da Raça Spitz Alemão
Cachorro Spitz Alemão
Antes de entrarmos a fundo sobre o Spitz Alemão, vamos às curiosidades sobre ele.
- Surpreendentemente ele adora um colo, e pode ser cão de guarda! Neste caso, tamanho não é documento, ele facilmente avisa o seu dono, caso perceba algum risco.
- Que ele é fofo já sabemos, mas com relação ao seu pelo, a fofura se deve a sua dupla camada de pelagem e ampla gama de cores. A primeira subcamada é luminosa e macia. A segunda camada é externa, mais áspera e suave. Isso faz jus a sua fofura encantadora.
- O Spitz Alemão é da família Spitz. Sua origem é da Alemanha, sua função é a companhia.
- Além do nome “originalmente conhecido”, também é reconhecido por Spitz Alemão Anão/Pequeno.
- O Spitz está na 23ª posição, com relação a sua inteligência.
- Se você gosta de cores, então o Spitz Alemão é ideal. Ele tem um leque de opções em suas cores. Sendo algumas delas; avermelhado, canela, marrom, cinza e o branco. O mais complicado será mesmo escolher uma não é mesmo?
- Os primeiros spitz pesavam em torno de 10kg, ou seja, eram muito mais pesados dos que os atuais.
Ele ficou popular na Grã Bretanha, após a rainha Victoria ficar encantada com a raça. Ela viajou em 1888 para Itália, e levou alguns deles, e a partir disso ficou popular. - Por último, e não menos importante, um Spitz pode gerar gêmeos. É um fenômeno raro entre os cães. Eles são envolvidos no mesmo saco de embrião, mas usam o mesmo cordão umbilical. Ainda assim, podem ser gêmeos diferentes, pois não é comum terem as mesmas características no caso de serem gêmeos.
História
O Spitz alemão tem uma origem bem antiga, porém os números da idade se perderam, com relação ao início de sua existência. Existem algumas teorias, e uma delas, é que eles sejam descendentes dos primeiros cães a serem domesticados pelo homem.
O spitz é “parente” do cachorro nórdico, que eram da fronteira do Báltico e da Sibéria. Ele é um ótimo exemplo de continuidade da raça, com relação a evolução histórica. A raça não perdeu nada, pelo contrário, manteve a característica morfológica, que resultam em sua tão brilhante inteligência.
O spitz alemão, provavelmente é um descendente do spitz japonês, isso lá no início da raça. Não se sabe ao certo quando ele começou a ser gerado no tamanho pequeno.
A raça do spitz foi reconhecida pelo Kennel Club no ano de 1870. Porém só tornou-se popular no final do século XIX.
Que ele é fofo não há dúvidas, e foi assim que tornou-se uma celebridade. Hoje ele é mais popular, por isso há tantas variações. No século XIX era chamado de Lulu da Pomerânia ou Loulou.
Já teve até o apelido de Concierge Dog, pois em Paris, era costumeiro que tivessem spitz nos albergues mais populares da época. Hoje é conhecido como o Spitz Alemão.
No fim dos anos 70, houve muito esforço dos criadores para melhorar a pele, a morfologia e as cores que são tão procuradas.
Eles são classificados como: “Cães de tipo primitivo”, ao passo que tem até hoje características que vieram dos lobos. Como por exemplo o focinho, orelhas eretas e viradas bem para a frente, bem como a cauda comprida. Além disso, devido o spitz ser bastante resistente ao frio, ele suporta tranquilamente temperaturas bem baixas.
Personalidade do Spitz Alemão
O Spitz Alemão é um animal bem inteligente, como já falamos anteriormente, por este motivo ele deve ser sempre estimulado pelo dono. Por ter essa personalidade intelectual, ele tem segurança de si mesmo, e é bem dócil com os seus respectivos donos.
Quando são bem socializados, podem tolerar cães e estranhos desconhecidos, mas podem entrar em conflito com cães do mesmo sexo. Já com outros animais de estimação em sua casa, você não terá problemas.
Com os seus amigos e família, não precisa se preocupar, pois ainda que fique com receio, ele consegue aceitar os parentes e amigos, o que rende boas brincadeiras e carinhos.
De fato, devido sua intelectualidade, o Spitz Alemão aprende os “famosos” truques rapidamente, e você pode explorar essas habilidades do animal. Aproveite essa personalidade única dele, e treine-o para ser um cão obediente e leal.
Saúde
Com relação a saúde do Spitz Alemão, eles possuem um sistema imunológico muito bom. A expectativa de vida é alta e eles raramente adoecem.
As doenças do sistema urinário
O Spitz Alemão é uma raça de cão conhecida por predispor à hiperuricosúria. É uma condição que causa excesso de ácido úrico no sangue e na urina e predispõe à formação de cálculos urinários. Existe tratamento médico e tem como objetivo dissolver cálculos urinários e distribuir uma dieta adaptada ao animal. Existe um teste de DNA para esta doença hereditária em Spitz.
Afecções oculares
O Spitz pode ter uma predisposição à atrofia progressiva da retina. É uma degeneração progressiva das células da retina que leva à perda progressiva da visão em cães. Existe um teste de DNA para essa condição no Spitz.
Luxação da patela
Falamos de deslocamento da patela quando esta sai de sua posição normal, durante movimentos de flexão e extensão do joelho. Essa condição ortopédica congênita é responsável pela claudicação de um ou de ambos os membros posteriores. Tratamentos médicos e cirúrgicos são possíveis, dependendo do grau de luxação.
Alergias
Alguns spitz podem ter alergias, com muitas coisas. Elas podem ser desde alimentícia, até a dermatite.
A dermatite em específico pode causar a queda do pelo. Caso isso ocorra, será necessário um tratamento específico com medicamentos.
Epilepsia
A epilepsia é uma doença neurológica, e as convulsões também estão presentes. O Spitz Alemão pode desenvolver essa doença. Entretanto o índice é baixo, mas fique atento!
Displasia de Anca
A displasia de anca é conhecida popularmente como descadeiramento. É uma má formação de articulações que estão unindo as pernas. Essa má formação pode ocasionar dificuldades para que o animal ande. Todavia, não fique preocupado, o relato desta doença é bem baixo no Spitz Alemão.
Colapso traqueal
O Spitz pode apresentar tosse crônica, ela pode ser seca ou pode ser pesada. Esse é um dos sintomas. O colapso traqueal trata-se de uma conjunção, onde a traqueia que leva o ar ao pulmão, sofre danos e causa o colapso.
Problemas dentários
A mandíbula do Spitz alemão é inegavelmente frágil. Não se sabe o motivo disto, mas especula-se que seja algo genético. Desta forma, é normal que eles tenham perda de dentes logo pequenos.
Cuidados
Os cuidados com o Spitz Alemão requer bastante atenção.
Primeiramente, a água deve sempre estar limpa, deve ser regularmente trocada e fresca. E, se possível, dê água tratada ou filtrada. Isso previne futuros problemas no intestino.
O Spitz deve ser sempre levado ao médico de sua confiança, ele irá orientar da forma correta em como cuidar bem do seu pet. Ele é como uma criança, então atente-se sempre as cuidados!
Exercícios
O Spitz Alemão é dinâmicos, mas pode liberar suas energias com caminhadas diárias e sessões de jogos. Todos podem se adaptar bem à vida no apartamento, mas é melhor ter um pequeno jardim para as raças maiores (spitz grande e médio). Raças menores, como o spitz pequeno, não precisam de jardim.
Higiene do Spitz Alemão
Com relação ao banho, opte sempre por produtos que são próprios para cães, lembrando que isso só pode ocorrer, após ele completar o ciclo de vacina.
Nos meses de frio, não dê banho, apenas limpe-o. Mas cuidado, os olhos e o nariz são sensíveis, então tenha cautela para não irritar essas partes.
Procure sempre dispor de um tempo para um banho de sol. O horário da manhã é sempre melhor, pois o clima está mais ameno. Quando o animal já estiver adulto, você pode deixá-lo mais à vontade na exposição ao sol.
Escovação dos pelos do Spitz Alemão
Antes de considerar a adoção de um Spitz, devemos estar cientes do tempo que levará para manter seu pelo saudável.
Assim, a manutenção semanal é necessária e até diariamente durante os períodos de muda.
Se você não conseguir seguir essa rotina, você pode fazer isto no mínimo duas ou três vezes por semana. Além disso, ter escovas próprias para cães irá facilitar este processo.
Para escovar o pelo, você os reparte com as mãos, e escove para baixo, apenas tenha cuidado com a pele do cão. Como já falamos nas curiosidades, o spitz alemão realmente tem uma pelagem dupla, e seguindo este passo a passo, o pelo ficará com uma camada natural e saudável.
Com relação aos cuidados com os pelos, devemos nos atentar para algumas questões, por exemplo, ter uma alimentação saudável irá impactar nos pelos do spitz. Logo, o cão deve ter uma dieta balanceada e se possível indicada por um veterinário.
Outro cuidado estético, é com a água muito quente, acredite, ela pode gerar buracos ou causar coceiras no cão. Uma vez que a pele dele é bastante sensível, então isso deve ser evitado.
Shampoos e cremes são super indicados, procure o produto ideal para a raça.
Manutenção das orelhas, olhos e dentes do Spitz Alemão
As unhas do Spitz não exigem uma manutenção muito grande por parte do proprietário. Se o cão passear suficientemente em solo abrasivo, suas unhas não precisarão ser cortadas, pois se desgastarão naturalmente.
Os olhos do Spitz Alemão requerem uma limpeza regular para evitar a formação de crostas irritantes na pálpebra e a estagnação de secreções que provavelmente causam complicações.
Para fazer isso, basta embeber compressas estéreis de soro fisiológico, em seguida, limpar cuidadosamente o olho do seu Spitz Alemão.
O canal auditivo do Spitz Alemão deve ser limpo somente se você notar a presença de secreções e/ou cerume.
Use uma solução adequada para o ouvido e compressas estéreis ou um tecido muito macio para limpar.
As mandíbulas pequenas, os dentes tensos do Spitz Alemão e uma dieta úmida podem promover a instalação de tártaro e a ocorrência de problemas bucais neste pequeno cachorro. Portanto, mais do que nunca, é necessário escovar diariamente os dentes do Spitz.
Alimentação
Não dê sobras de comidas, doces, ossos ou algum alimento que possa ter partes que machuquem no processo de mastigação.
A carne de porco não deve ser dada em nenhuma situação, e se for dar carne, que ela não seja crua.
Você pode dar frutas ou legumes, a maçã e a cenoura por exemplo, são cheias de vitaminas, além de tudo isso, ainda são gostosas ao paladar dos cães.
Se possível, dê sempre a ração que é adequada para idade e atividade do seu spitz. Muitas vezes, os donos querem alimentar com a comida que os humanos comem, mas isso pode fazer mal, uma vez que o metabolismo dos animais de forma geral, é diferente.
Pelagem
O Spitz Alemão tem uma pelagem dupla, longa, reta e espalhada, e um subpelo curto e grosso.
A cabeça, as orelhas, os lados anteriores dos membros anteriores e posteriores têm pelos curtos e densos. O resto do corpo tem um pelo longo e abundante.
Observação: Qualquer cor que tenha o fator merle desqualifica o Spitz Alemão.
Cores do Spitz Alemão
As cores são variadas, do preto ao laranja, algumas cores em específico abaixo:
Spitz cinza
O Spitz, normalmente é cinza sombreado, com um aspecto prateado e com as pontas dos pelos pretas. Já as orelhas e o focinho tem uma cor mais escura.
Spitz marrom
No caso spitz marrom, a cor é mais uniforme e escura, portanto não há tanta variação na cor.
Spitz preto
Já o spitz preto, tem um pelo mais brilhante. O subpelo também é preto e neste caso já não tem marcas brancas, ou de outra coloração.
Spitz branco
O encantador Spitz branco, normalmente tem a cor pura mesmo, o que pode ocorrer em alguns casos, é que as orelhas podem ter um tom mais amarelado. Mas é mais raro. Mas o mais tradicional é puramente branco.
Spitz laranja
O Spitz alemão laranja, tem uma variação uniforme do tom alaranjado, mas de forma média.
Outros tons de cores
Essas outras cores, se referem a cores como: creme, castanho com o preto e o alaranjanjado.
Spitz Alemão Filhote
O Spitz filhote é encantador, e se adequa a um pequeno espaço, o que torna fácil mantê-lo em apartamento, por exemplo.
Em torno de 4 meses de vida, ele troca de pele, e nasce uma nova pelagem já de adulto. Lembrando que nesta troca, ele pode ficar com um tom mais claro ou mais escuro. E com 3 anos de idade ele já chega no máximo de cor, e não muda mais.
Bem como os adultos, eles gostam de um colo, e gostam de estar e acompanhar os seus donos. Eles gostam também da companhia de outros animais, mas assim como os adultos, pode ocorrer uma certa desconfiança com estranhos.
No quesito inteligência, essas fofuras são já desde pequenos inteligentes, assim podem ser facilmente adestrados.
Os filhotes precisam ter um nível de exercícios mais moderado, porém se você o levar para um passeio ou quiser brincar, ele estará bem aberto para isso.
Os adultos precisam ser tosados, já os Spitz filhotes não, e também não cheiram mal. Assim, os banhos são recomendados uma vez por mês, se for feito mais que isso, pode prejudicar o seu subpelo. Além disso, nos filhotes, fazer uma escovação por semana é o ideal.
Por fim, depois que ele desmamar, que normalmente ocorre até o terceiro mês de idade, você pode dar vitaminas específicas, elas podem ser dadas até o oitavo mês de idade. Mas procure um veterinário, não faça por conta própria.
Preço do Spitz Alemão
O preço varia de R$ 1.500 até R$ 2.500. Se for um filhote, normalmente será os R$ 1.500 e se for o adulto R$ 2.500. No caso da fêmea, poderá ter valor maior, uma vez que é a reprodutora da espécie.
Não dá para definir um valor exato, pois existem também alguns outros aspectos que podem interferir, Por exemplo, se você está comprando de uma pessoa física, ou em um estabelecimento, que que emita nota fiscal e etc.
Perguntas frequentes sobre o Spitz Alemão
1 – Qual a diferença do spitz alemão para o Lulu da Pomerânia?
Essa pergunta seja talvez uma das mais frequentes, o Spitz Alemão e o Lulu da Pomerânia são o mesmo cachorro. Então não há diferença. O que existe são duas formas, ou dois nomes para a mesma raça.
2 – Qual a origem do spitz alemão?
Pode parecer um pouco óbvio, mas nem sempre é assim. Mas a origem do Spitz Alemão como vimos na história é Alemã (Alemanha).
3 – Quanto tempo vive um Spitz Alemão?
O spitz alemão anão, vive de 12 a 16 anos. Aproveite bastante, pois é um tempo considerável.
4 – O Spitz alemão pode tomar leite?
Essa pergunta é importante, em hipótese alguma dê leite ao spitz, uma vez que ele pode desenvolver infecção intestinal.
5 – Posso dar ração úmida ao Spitz Alemão?
Se possível não, a ração umedecida fermenta rápido, e como eles tendem a comer rápido eles podem ter diarreia ou até mesmo uma infecção intestinal.
6 – O Spitz pode comer várias vezes ao dia?
O recomendado é que a alimentação seja fracionada, entre 4 e 3 vezes ao dia, apenas até o 4º mês de vida. Do 4º ao 6º mês de vida a fração deve ser de 3 vezes. E quando ele atingir 6 meses, pode diminuir para duas vezes ao dia.
Uma dica importante: fique atento com relação a fezes mole, isso pode indicar que ele está comendo demais, então diminua um pouco a quantidade de vezes.
7 – Crianças podem brincar com o Spitz?
Embora sejam bem socializados, geralmente não são bons cães para crianças muito pequenas. É um cão muito reativo. Além disso, o pequeno Spitz ou Lulu da Pomerania é muito pequeno e frágil para ser animal de estimação de crianças pequenas. Por outro lado, são bons companheiros para os crianças grandes que sabem cuidar e respeitar o seu cão.
8 – O Spitz late muito?
Sim, ele não hesita em mostrar todos os seus talentos de cantor ao menor ruído suspeito. Embora adaptado para morar em um apartamento, isso pode ser um obstáculo definitivo aos bons relacionamentos que você espera manter com seus vizinhos.
Portanto, é necessário ensinar a esse cachorrinho que é bom avisar, mas ficar quieto quando solicitado é ainda melhor!
9 – O Spitz pode ser tosado?
Sim, não há nenhuma restrição com relação a tosa, só deve-se tomar cuidado, pois tosar antes dos primeiros 12 meses de vida, pode corroborar de forma negativa a saúde do cão. Caso você decida tosar por conta própria, poderá comprometer o crescimento dos pelos, fazendo com que eles demorem a crescer.
10 – O Spitz Alemão tolera clima quente?
O Spitz Alemão é muito tolerante a climas frios e temperados, mas não toleram climas quentes. Por causa de sua capa protetora, eles podem morar fora, mas é melhor que morem dentro de casa porque precisam da companhia de sua família.
11 – O Spitz Alemão é um bom cão de guarda?
Embora seu tamanho não seja muito intimidador, ele é um bom cão de guarda, capaz de proteger o seu dono.
Além disso, é preciso estar vigilante, pois o Spitz não tem medo de nada e não tem realmente a noção de perigo e pode se colocar em situações de risco, na frente de carros ou com outros animais, por exemplo.
De natureza ciumenta e possessiva em relação a seus donos, esse cão pode ter atitudes de guarda inesperadas.
Sempre alerta e corajoso, ele não hesita em latir ao menor ruído suspeito para alertar seus senhores de uma possível invasão.
Boa noite,
Compro spitz alemao, cor laranja, tipo lobinho que fique no tamanho médio a grande.
Que tenha pedigree. Pago a vista.
Para contato
waniaquintao@gmail.com