O Pug é um dos melhores cães para criar. É dócil, amigável e charmoso, que são algumas das características mais pertinentes que os amantes do Pug procuram!
Os cães foram descritos como o melhor amigo do homem. Nenhuma raça de cachorro encarna esse ditado antigo mais do que a raça Pug. Estes cães destacam-se de outras raças devido à sua estrutura curta e compacta e focinho plano.
Pugs são uma das raças de cães mais populares em todo o mundo! Eles são amados por sua aparência peculiar e personalidade!
Índice
Principais Especificações
Características da Raça Pug
Cachorro Pug
- Pugs são mais velhos que Jesus. Os pugs parecem ser uma raça relativamente moderna, criada para ficar em casa em apartamentos, mas na verdade são bastante antigos.
- Os pugs têm muitos nomes diferentes: Lo-sze (China), Mopsi (Finlândia) e Doguillo (Espanha).
- Existe um grupo fraterno chamado Ordem do Pug: Por volta de 1740, os católicos romanos formaram um grupo fraterno secreto chamado Ordem do Pug.
- O Pug tem propensão a resfriado. Pugs são muito mais propensos a pegar resfriados do que a maioria dos cães de sua raça, porque seus narizes são muito mais curtos.
- Os pugs são fáceis de cuidar, mas é notável que eles não se saem bem em climas quentes e úmidos e devem ser observados cuidadosamente quanto à insolação..
- Eles foram criados para serem cães de colo: O objetivo original dos Pugs era servir de cãozinho para imperadores chineses. É por isso que os Pugs não precisam de tanto exercício quanto as outras raças.
- Pugs são sociáveis: Pugs tendem a se dar bem com outros cães e são fortes o suficiente para se dar bem com as crianças.
- Os Pugs tem tendência de se tornarem obesos:Por isso, sua dieta e exercícios devem ser observados com cuidado.
- Tenha cuidado com os olhos do Pug: Os olhos proeminentes do Pug são facilmente machucados e é preciso tomar cuidado para mantê-los úmidos.
- Eles não estão relacionados a bulldogs: Pugs às vezes são chamados de “Bulldogs Holandeses”, mas isso é um pouco impróprio. Testes de DNA provaram que Bulldogs e Pugs não são realmente relacionados.
História
Teorias sobre a origem do Pug causaram muitos debates ao longo dos anos, alguns achando que a raça se desenvolveu no Extremo Oriente, outros achando que ela se desenvolveu na Europa.
Agora, é geralmente aceito que o Pug originou-se na China, de onde se espalhou para o Japão e depois para a Europa. Também é altamente provável que o Pug de nariz curto, cruzado com outras raças europeias de rosto mais comprido, esteja por trás de muitas das outras raças de cabeça mais curta.
Na China, existe uma raça de cachorro conhecida como Happa, que é semelhante a um pequinês de pelagem lisa. De fato, muitas pessoas acreditam que o Happa pode ser o progenitor do Pug.
O nome “Pug”
Em 1731, a palavra “pug” foi definido em um dicionário como um apelido para um macaco ou cachorro. Os saguis eram populares como animais de estimação na época, e o rosto esmagado do Pug provavelmente causou o mesmo nome.
Outra possibilidade é que o nome tenha se originado da palavra latina pugnus, que significa punho, pois algumas pessoas pensavam que o formato do rosto do Pug lembrava um punho fechado.
A Raça na China e Europa
Na China, os cães eram frequentemente tratados quase como a realeza, mesmo com títulos atribuídos a alguns deles. Eles foram cuidadosamente guardados, e muitos tinham empregados para cuidar deles e ver que eles desfrutavam de todo conforto.
O Pug desfrutou de grande popularidade na China pelo menos até o século XII, mas a partir de então o interesse pareceu diminuir e houve pouca menção à raça até o início do século XVI.
Antes de chegar ao Ocidente, o Pug era popular em toda a Ásia e parece ter ido para a Europa via Rússia. O Pug está muito ligado à Holanda, pois tem sido muito popular lá, embora nos primeiros anos eles fossem conhecidos como “Mastins Holandeses”. Os pugs da Holanda certamente estavam destinados a ter uma grande influência na disseminação da raça por toda a Europa.
Personalidade do Pug
Uma característica dos Pugs que fará você se apaixonar por eles é sua personalidade. Eles oferecem a melhor companhia entre todas as raças de cães, devido à sua natureza amigável.
Um Pug se sentirá mais à vontade com você do que na companhia de outras raças de cães. Estes cães são adoráveis e fáceis de treinar. Além disso, eles são menos propensos a sofrer de ansiedade de separação.
Apesar de seu tamanho, esses cães têm força de vontade, mas nunca são agressivos. Isso os torna adequados para famílias que têm filhos. Por conta própria, os Pugs podem ser um pouco dóceis e silenciosos.
Ao jogar, eles tendem a se tornar provocadores e vivazes. Um Pug sempre será sensível às suas emoções e, como resultado, estará ansioso para agradá-lo.
Saúde
Embora os Pugs sejam animais de estimação com baixa manutenção, é importante estar ciente dos sinais e sintomas dos problemas de saúde mais comuns que podem afetar o bem-estar do seu cão.
1. Questões respiratórias
A síndrome de obstrução das vias aéreas braquicefálicas ocorre em cães como Pugs com comprimento de crânio reduzido e resulta do excesso de tecido mole nas vias aéreas, que pode obstruir o fluxo de ar.
Os sintomas podem incluir o seu cão ofegando por ar e lutando para respirar durante quantidades moderadas de exercício.
Se você notar esses sintomas, é importante consultar o seu veterinário. Às vezes, a cirurgia pode ser necessária; no entanto, o impacto dessa condição pode ser reduzido, mantendo o pug fresco no clima quente, evitando exercícios excessivos, fornecendo muita água fresca e mantendo o cão com um peso saudável.
2. Problemas oculares
Infelizmente, os olhos esbugalhados dos pugs são propensos a vários problemas oculares graves que podem causar dor e irritação crônica.
Com seus olhos grandes, os Pugs correm um alto risco de danificar acidentalmente seus olhos, encontrando obstáculos.
Os sintomas de outros problemas oculares incluem esbarrar em móveis e outros objetos, olhos chorosos, manchas descoloridas no olho e quaisquer aparências incomuns dentro ou ao redor do olho.
É importante que você consulte o seu veterinário assim que notar algum desses sintomas, pois a ação rápida geralmente é crítica.
3. Distúrbios da pele
Pugs são propensos a alergias que causam coceira na pele. Além disso, suas dobras de pele enrugada podem prender a sujeira e a umidade, proporcionando um local convidativo para o desenvolvimento de infecções bacterianas da pele (Pyoderma).
Seu veterinário pode tratar uma condição bacteriana da pele com xampus medicamentosos ou ajustando a dieta do seu cão.
4. Problemas ósseos e articulares
Os pugs têm pernas pequenas que sustentam um corpo robusto e essa estrutura músculo-esquelética única os predispõe a problemas ósseos e articulares.
Luxar a patela é uma condição que faz com que o joelho fique deslocado. Os sinais de que o seu Pug está passando por essa condição é quando ele tem dificuldade em subir e descer. Casos graves podem exigir cirurgia.
5. Convulsões
Às vezes, os pugs podem sofrer convulsões e, nesse caso, é importante consultar o seu veterinário o mais rápido possível para determinar a causa. As convulsões são o principal sintoma da epilepsia, que não é incomum em Pugs, e podem ser tratadas através de medicamentos e exames veterinários regulares.
PDE é uma inflamação hereditária do cérebro que tende a afetar Pugs jovens aos de meia-idade. O principal sintoma da PDE são as convulsões, mas os cães que sofrem dessa condição também podem parecer letárgicos, apáticos ou exibir uma falta de coordenação muscular.
A maioria dos Pugs vive uma vida longa e feliz, mesmo que esses problemas de saúde precisem ser gerenciados por meio de atendimento veterinário adequado e um tratamento dedicado.
Cuidados
O Pug é propenso a infecções fúngicas da pele e problemas oculares, portanto é uma raça que requer muita higiene. É melhor seguir um cronograma em relação a essas tarefas.
Banhos
Dê banho no Pug uma vez a cada 3 semanas, mesmo que seu filhote ou cachorro não pareça estar sujo. Isso ajudará a evitar maus odores, manter a pele adequadamente hidratada e soltar os pelos mortos da pelagem.
Como o Pug possui pele sensível, use um xampu com pH entre 6,5 e 7,5 e que não contenha agentes de sabão, parabenos, pthalatos, sulfatos, conservantes químicos, cores artificiais e surfactantes como cocamida-MEA. Não se esqueça de um condicionador de lavagem. As cutículas do cabelo se abrem durante o processo de lavagem e um condicionador as suaviza.
Manutenção dos olhos
Os olhos do Pug são grandes e ligeiramente esbugalhados, o que significa que são propensos a captar detritos que podem irritar os olhos ou arranhar a córnea. Pequenas partículas de comida são as principais culpadas.
Mantenha a área dos olhos limpa, limpando-a pelo menos uma vez ao dia e sempre após cada refeição.
Manutenção de rugas
Os pugs têm muitas rugas profundas na cabeça e no rosto, tornando essas áreas propensas a infecções da pele; portanto, atenção deve ser dada para manter essas dobras limpas e secas. Limpe as rugas pelo menos uma vez até 3 vezes ao dia, abrindo cada dobra e limpando-a com um pano.
Escovação
Pugs são pesados, muitos dos pelos mortos ficam alojados no pelo e alguns caem no chão. Portanto, mesmo se você não notar muita perda de pelo, é importante escovar seu Pug regularmente.
Assim, filhotes jovens podem ser escovados uma vez por semana, mas os Pugs adultos devem ser escovados pelo menos a cada dois dias e sempre uma vez por dia.
Use peitoral no pug ao invés da coleira
Pug é uma raça braquicefálica que é muito propensa a problemas respiratórios. Quase todos os Pug de raça pura têm algum nível de narinas estenóticas (narinas estreitas) que podem dificultar a respiração e o palato alongado.
O uso de uma coleira exerce pressão sobre a traqueia. Portanto, parte do cuidado com um Pug envolve o uso de acessórios que não impedem a respiração. Por esse motivo, um peitoral para cachorro.
Siga os requisitos e restrições de exercício físico
Apesar da reputação de serem preguiçosos, os Pugs podem ter uma boa quantidade de energia. Além disso, convém fazer isso mantendo o Pug em movimento, por vários motivos:
- O exercício desempenha um papel importante na saúde física de um Pug; é bom para o coração e os pulmões, regula o metabolismo, ajuda a manter a composição muscular adequada e estimula o sistema imunológico.
- O exercício também desempenha um papel vital na saúde mental de um cão; Ele permite que um cão libere qualquer inquietação que se acumule e permite a dessensibilização e socialização.
Ao mesmo tempo, muito esforço em duração ou intensidade pode levar a dificuldades respiratórias ou superaquecimento para esta raça braquicefálica. Portanto, o objetivo deste elemento de cuidado é exercitar seu Pug regularmente, mantendo em mente as limitações do seu cão.
Pugs se sentem melhor com pelo menos duas caminhadas por dia. Cada sessão deve durar no mínimo 20 minutos, mas pode se estender até 45 minutos ou mais se o seu Pug estiver bem.
As pausas devem ser feitas na metade do caminho de uma curta caminhada, a cada 15 a 20 minutos para uma caminhada mais longa, ou sempre que um Pug estiver respirando notavelmente mais forte que o normal.
Traga o seu Pug para a sombra e ofereça água fresca, garantindo que a respiração volte ao normal antes de iniciar novamente. Sessões de cardio leves a moderadas também podem ser adicionadas, com um emocionante jogo de busca.
Alimentação
O que você escolher para alimentar seu Pug terá consequências a curto e a longo prazo, afetando tudo, desde a manutenção do peso às alergias até a saúde intestinal.
Os filhotes devem ser alimentados 3 vezes ao dia e isso pode passar para duas vezes por dia, na marca dos 9 meses. Vários lanches secos devem ser dados entre as refeições e guloseimas úmidas para recompensar o bom comportamento, como treinamento em casa e obediência aos comandos.
Esta raça geralmente tem um apetite muito saudável e isso, juntamente com sua intolerância a exercícios prolongados, facilita o ganho de peso.
Procure fornecer alimentos totalmente naturais que não contenham conservantes químicos, corantes ou aromatizantes artificiais.
O Pug precisa beber bastante água
É importante que esta raça se mantenha adequadamente hidratada e isso é particularmente verdade no verão, quando está quente e no inverno, quando o ar está seco.
Pelagem
Pugs são considerados uma raça que perde muito pelo, no entanto, pode haver uma diferença entre pelos pretos e castanhos. O nível de perda de pelo varia de moderado a grave (às vezes). Outros fatores entram em jogo, como idade (filhote de cachorro x adultos) e estação do ano. Mas, uma coisa é clara: se você tem um Pug, precisa estar preparado para o que está envolvido em ter um cachorro que tem muita queda de pelo.
Por que os Pugs soltam muito pelo?
Existem várias razões pelas quais os Pugs perdem tanto pelo:
- Pelagem dupla: A maioria dos Pugs não pretos e alguns Pugs pretos têm pelagem dupla, uma camada interna macia e uma camada externa curta. Com o dobro do pelo, você tem o dobro de queda de pelo em comparação com uma raça de revestimento único.
- Estação. Embora os pelos dos Pugs se espalhem o ano todo, pode haver um aumento significativo no outono e na primavera. Embora esse período sazonal seja um pouco dependente das mudanças de temperatura, também é desencadeado por mudanças nas horas de luz do sol. Quando os dias começam a ficar mais curtos, isso faz com que o corpo solte pelos à medida que cresce um pelo de inverno mais espesso. Quando os dias começam a ficar mais longos na primavera, isso envia um novo gatilho ao corpo para tirar o pelo de inverno.
- Idade: Filhotes de Pug têm menos perda de pelos em comparação com os adultos. Quando um Pug atingir a marca de 1 a 1,5 ano, a queda de pelo aumentará.
- Ciclo de calor, para fêmeas: As fêmeas não castradas que entram em ciclos de calor podem ter queda de pelo extremo à medida que o ciclo está acabando. Isso está conectado a níveis hormonais.
Pug – Cores
Já imaginou quantas cores o Pug tem? Vamos dar uma olhada nas cores padrão desta raça, bem como nas que não são reconhecidas pelo FCI e outros clubes do canil.
O AKC (American Kennel Club) reconhece apenas duas cores de pelagem, que são preto e castanho. Cães com pelagem tigrada não estão dentro do padrão e NÃO são reconhecidos pelo AKC. Essa raça também pode ser encontrada em branco, prata, damasco ou até mesmo rajado.
Pug castanho
Não demorará muito para ver o popular pug cor de castanho, porque este é o tipo mais comum de se ver. Isso ocorre porque 2/3 dos Pugs são castanhos. Essa é a cor que a maioria das pessoas pensa quando procura um Pug.
Pug preto
O Pug todo preto é muito semelhante ao Pug castanho em termos de tamanho, estrutura facial, constituição e etc. A única diferença é a cor da pelagem e as marcações.
Um Pug preto saudável terá uma cor preto brilhante. Alguns poderão ter uma mancha branca em sua pelagem. Sabe-se que o gene preto é mais dominante, mas os Pugs castanhos são mais populares.
Pug Filhote
Pugs são alguns dos melhores cães para ter em sua casa. Eles não são apenas fofos, mas também fáceis de manter. Sua natureza dócil os torna adequados para famílias com crianças. Com eles em casa, você será entretido o dia todo.
Além disso, quando filhotes, os pugs adoram brincar com brinquedos ou insistem em tirar uma soneca demorada. Encontrar um filhote de cachorro pug perfeito não deve ser muito difícil, pois esta raça é conhecida por sua atitude ousada e amorosa.
Preço do Pug
Bonito, pequeno e um pouco palhaço, o Pug é uma raça de cães muito amada com características distintas e uma personalidade carismática. Se você está olhando para essa raça de cães, uma das primeiras coisas em sua mente provavelmente é o preço do Pug.
É uma boa pergunta, e que você deve entender completamente antes de se comprometer com um novo animal de estimação.
Primeiro, há o custo inicial da compra de um Pug que é em média de R$2.500,00 à R$ 5.000,00. Depois, há todas as outras despesas que acompanham o cão, desde alimentos, guloseimas e suprimentos até as contas do veterinário, treinamento e preparação.
Não importa qual seja o preço do Pug, os proprietários desta raça dirão que vale a pena. Afinal, quem pode resistir àquele rosto doce e engraçado?
Perguntas Frequentes sobre o Pug
Os Pugs realmente roncam?
Sim! Quase todo Pug ronca. Além disso, alguns podem até ser barulhentos o suficiente para serem confundidos com uma pessoa que ronca. Pugs também bufam, fazem chiados e grunhidos. Para alguns, esses sons são doces e fofos, mas para outros podem ser estressantes.
Por que os Pugs não podem ficar ao ar livre?
Os pugs não podem tolerar altas temperaturas e umidade. Os cães ficam ofegantes e suas línguas e narizes compridos proporcionam mais área de resfriamento. Os pugs praticamente não têm área de resfriamento para seus corpos; portanto, eles podem literalmente superaquecer e morrer em menos de 30 minutos ao ar livre, sob alta temperatura.
Os Pugs se dão bem com outros animais?
Pugs são geralmente muito amigáveis e fáceis de lidar. Mas isso não quer dizer que os Pugs sempre se dão bem com outros animais. Pois o dependerá das personalidades de ambos os animais, também de idade e tamanho. É importante estar ciente de que os gatos podem causar danos permanentes aos olhos de um Pug com suas garras afiadas – o mesmo com pássaros e répteis.
Os Pugs são bons cães de guarda?
Embora alguns Pugs possam alertá-lo quando alguém estiver na porta ou latir quando ouvirem um carro parar, eles não são considerados bons cães de guarda. Bem, é isso que a maioria das pessoas pode pensar… mas são inteligentes, tenazes, fortes, leais e heroicos.
Os Pugs são cães pegajosos?
Obviamente, haverá exceções, mas a resposta a essa pergunta é quase sempre sim. Pugs, por natureza, amam as pessoas. Eles gostam de estar com seu povo e, portanto, geralmente são encontrados aos seus pés, no seu colo ou ao seu lado o tempo todo.
O pug pode viver em apartamento ou espaços pequenos?
Os Pugs são super adaptáveis e não precisam de muita atividade. Esta raça altamente popular ama nada mais do que estar com seus humanos; portanto, para um Pug, um apartamento ou casa é um bom lugar.
Os Pugs são de alta manutenção?
Pugs são cães de baixa manutenção, porque eles adoram relaxar por aí. A menos que eles estejam jogando, eles adoram dormir o dia inteiro.
Pugs também são bastante relaxados quando comparados a outras raças. Eles não tendem a ser tão destrutivos. É claro que eles precisarão de algum exercício físico e estímulo mental, mas, como regra, eles são bastante felizes e gelados.
O Pug é um cachorro inteligente?
O Pug é um cachorro inteligente, mas um tanto quanto teimoso. Sua colocação no livro A Inteligência dos Cães de Stanley Coren é a de número 57, o que mostra que o Pug não precisa de tantas repetições para aprender um comando, mas precisa que eles sejam sempre praticados.
Como é muito leal à família, vale sempre reforçar os comandos para que o bichinho não acabe dominando a casa. Gostam de agradar e fazem de tudo para ver seus humanos felizes.
Deixe uma resposta