O poodle, originário da França, está na lista dos cachorros mais amados pelos homens. Isso porque, sua alegria e sua vontade de brincar alegram o dia a dia de qualquer pessoa que o adquira.
Assim, além desse humor amável e alegre, a raça também pode facilmente ser adestrada, facilitando o convívio com os humanos.
Além disso os poodles são também conhecidos por sua inteligência e energia, sendo capazes de dominar vários truques e brincadeiras, sem contar o seu companheirismo e carinho pelo dono.
Os poodles são muito famosos. Esses lindos animais já foram os cachorrinhos de companhia escolhidos por muito artistas e celebridades.
Entre as celebridades mais conhecidas pelos indivíduos podemos citar: Beethoven, Marilyn Monroe, Ana Maria Braga, Elvis Presley, entre outros.
Conheça mais sobre essa raça amigável!
Índice
Principais Especificações
Características da Raça Poodle
Cachorro Poodle
- O poodle é um cachorro cobiçado por muitos humanos, pois, além de ser brincalhão, companheiro e alegre, possui diversos tamanhos, que você poderá escolher.
- Nos Estados Unidos, mais especificamente no Alabama, Taffy Gayle, um cão da raça poodle, viveu 27 anos, idade surpreende para esses animaizinhos que costumam viver até no máximo 18 anos.
- O poodle mini é normalmente mais tímido com estranhos, mas adora o seu dono e as pessoas com quem convive. Ele pode pesar de 4 a 7 quilos.
- Tanto o poodle toy como o poodle mini medem cerca de 25 centímetros de altura.
- Esses animaizinhos vivem cerca de 10 a 18 anos, e são muito companheiros.
- Alguns circos e empresas de entretenimento também se utilizam de poodles para realizar truques e performances.
- Por fim, os poodles estão na lista das raças de cachorro mais inteligentes do mundo. Em decorrência disso, são muitas vezes escolhidos para realizar truques e poses em filmes e espetáculos.
História
A palavra poodle deriva do alemão pudel ou pudelim (apesar de a raça ser proveniente da França) e quer dizer “espirrar na água”, demonstrando a grande capacidade natatória desses animais.
No seu país de origem (França), os poodles são também conhecidos como Caniche. Isso ocorre para fazer referência a habilidade dessa raça de nadar atrás dos patos e com eles em lagos franceses e também em outras partes do mundo. De fato, os poodles são grandes fãs de água.
A origem dos poodles ainda é muito controversa até os dias de hoje. Isso decorre do fato de que, embora existam diversos registros de sua existência em várias partes do mundo, não existem informações 100% precisas.
Mas existem alguns registros da raça em artefatos e esculturas romanas e gregos, homenageando os animais. Assim, alguns pesquisadores afirmam que já na Roma e Grécia antiga eles eram domesticados.
Essa controvérsia sobre a origem dos poodles gerou entre os pesquisadores algumas hipóteses, aceitas por uns e negadas por outros.
O Poodle teve origem na França ou Alemanha?
Então, uma dessas hipóteses é de que a raça tenha se originado na Alemanha e não na França e esse surgimento teria se dado através do cruzamento entre diversos tipos de cães d’água franceses, espanhóis, húngaros, portugueses e alemães.
Essa teoria é defendida principalmente na Alemanha, mas ainda existem algumas evidências que negam a sua veracidade.
Outra hipótese afirma que a raça possui como antepassado principal os barbets franceses e que, de fato, teria surgido na França como variante do barbet.
Além disso, existe uma teoria que afirma que os poodles são descentes de cães pastores da Ásia trazidos a Alemanha um longo tempo atrás por tribos ostrogadas e góticas desse país.
Tipos de Poodle
Assim, existem mais algumas teorias, entre elas: os poodles são descendentes de cães das estepes asiáticas que, junto com os cães mouros do século VIII, surgiram em Portugal após a conquista dos berberes ao norte da África.
A posteriori, acredita-se, dentre os principais historiadores de raças de cachorros europeus, que os tipos menores da raça, assim como o poodle toy e o poodle miniatura, surgiram em 1400, frutos de cruzamentos feitos para agradar os burgueses de Paris.
Então os tipos miniatura e standard foram inseridos na cultura francesa como caçadores de patos e trufas, alimentos muito utilizados na cozinha francesa até hoje.
Poodle Toy
A menor variante da raça é o poodle toy que, em virtude de seu tamanho, é normalmente escolhido por famílias que vivem em ambientes pequenos ou que viajam demais.
Então você poderá facilmente levar o seu poodle toy em uma bolsa própria para cães quando for viajar ou passear em algum lugar. Esse animalzinho pesa de 2 a 3 quilos, em média.
Mas se você busca por algo mais versátil, o poodle mini é o mais indicado para você. Isso porque, ele pode se adaptar a qualquer tamanho de casa e de família também.
Poodle Standart
O poodle standard, conhecido como poodle gigante. Ele irá precisar de um pouco mais de espaço, em virtude de seu grande porte. É ideal para quem vive em casas com grandes quintais e áreas de lazer.
Mas o poodle gigante é, por sua vez, um excelente atleta e muito extrovertido com os humanos, seja com seus donos ou, até mesmo, estranhos. Ele pode chegar a pesar até 32 quilos, com cerca de 38 centímetros de altura.
Por outro lado, o poodle toy permaneceu como sendo animal de estimação, devido a sua docilidade, sobretudo de comerciantes e dos nobres ricos.
Então, os ciganos, povo nômade e sem pátria que percorre grande parte do continente europeu, que perceberam a inteligência da raça. Sendo assim, começaram a ensinar esses cães para que eles aprendessem a se exibir em circos.
Os poodles realizavam muitos truques impressionantes, conseguindo ser facilmente adestrados para fins de obtenção de lucros. Mas deixando as teorias e hipótese de lado, o primeiro registro oficial que se tem de um poodle data de 1874.
Esse registro foi feito pelo Kennel Club of England, clube frequentado pela aristocracia inglesa do século XIX.
Personalidade do Poodle
Primeiramente os poodles possuem como característica principal a sua alegria, inteligência e lealdade. Essa raça gosta muito de brincar e adoram ficar com seus donos.
Com um bom treinamento e adestrador, podem ser muito bonzinhos e obedientes.
Além disso, os poodles também possuem um instinto de proteção: eles irão te avisar se houver qualquer perigo iminente.
Além disso a raça é muito cooperativa e calma, sendo indicada para famílias que possuem crianças e idosos. A sua inteligência também permite que ele aprenda os mais variados truques.
Sendo assim, por serem cães inteligentes, pode ser difícil lidar com o poodle quando ele aprende maus hábitos. E com certeza eles aprendem muito rapidamente tanto o que é certo quanto o que é errado.
Poodle e a ansiedade de separação
Faz-se necessário o treinamento de um adestrador competente para reverter e evitar comportamentos inadequados.
Os poodles podem ser facilmente adestrados e, quando são bem ensinados, geralmente se tornam mais tranquilos e amáveis.
Porém se o adestramento não for feito de forma adequada ou se os cães forem deixados sozinhos por muito tempo ou sem muita atenção, podem se tornar verdadeiros destruidores.
Em muitos casos, famílias viajam e deixam seus poodles sozinhos ou em lugares onde eles não recebem muito carinho e atenção. Ao voltar para casa, os donos encontram um ambiente totalmente destruído pelo animalzinho.
A raça gosta muito e preciso de companhia. Por isso, se você for deixar muito tempo o seu bichinho de estimação sozinho ou sem atenção, a sua aquisição não é recomendada.
Então os poodles podem, mais do que outras raças de cachorro, sofrer com ansiedade de separação, uma síndrome de caráter emocional e comportamental que acontece quando o cão é deixado muito tempo sozinho.
Lembre-se de que o tempo passa diferente para você e para o seu cachorro. O que para você são apenas alguns dias, para ele pode significar um tempo maior e desencadear uma síndrome de solidão.
As atividades preferidas dos poodles é procurar objetos, caçar e também realizar treinamentos de agilidade e obediência.
Saúde
Primeiramente deve-se dizer que os poodles são uma raça que foi geneticamente modificada a partir de outra ao longo dos anos.
Por isso, todas as suas três variantes possuem uma predisposição maior que as outras raças caninas ao desenvolvimento de uma série de doenças congênitas. Os problemas mais recorrentes entre esses animais são:
- Problemas no quadril: a displasia nessa região é muito recorrente entre os poodles. Esse problema consiste em uma má formação do membro, que piora com o tempo. O principal sintoma é quando o pet passa a mancar ou ter outras dificuldades para se locomover.
- Doenças dos olhos: atrofia progressiva da retina (APR) consiste em um conceito utilizado para designar alguns problemas que acometem os olhos que podem levar a cegueira. Entre os poodles, as mais frequentes são a catarata e o entrópico (inversão da pálpebra, se voltando para dentro do olho). Então é importante que você faça exames e testes oftalmológicos regularmente, devido a essa predisposição genética para problemas nos olhos.
- Problemas na pele: o poodle possui uma predisposição ao aparecimento de dermatites e sofrer com descamação, devido ao seu pelo encaracolado. Assim, fique atento aos sintomas (dor e coceira) e leve seu pet ao veterinário para exames de prevenção.
- Problemas nas glândulas: os poodles possuem uma predisposição genética a adquirir a doença de Addison (hipoadrenocorticismo primário). Essa doença geralmente pode causar a atrofia das glândulas suprarrenais, impedindo o funcionamento correto desses. Leve seu pet para fazer exames frequentemente mas fique atento aos principais sintomas da doença, que são: depressão, falta de apetite, vômitos, desmaios, perda de peso, fraqueza, diarreia, entre outros.
- Problemas no coração: o poodle apresenta algumas condições genéticas que geram problemas no coração. Os principais sinais de algumas doenças cardíacos nos poodles são: cansaço, tosse e dificuldade respiratória.
- Colapso traqueal: o colapso traqueal é uma doença do trato respiratório. É caracterizada por um colapso da traqueia que obstrui as vias aéreas e pode levar à asfixia. Poodles toy estão entre as raças predispostas ao desenvolvimento de colapso traqueal.
Cuidados
Os poodles são excelentes companheiros e não exigem cuidados complexos.
Esses cachorros podem se adaptar facilmente a qualquer ambiente de qualquer tamanho. Dessa forma, consistem em animais perfeitos para quem mora em cidades, principalmente em apartamentos ou casas pequenas.
Caso você precise deixar o seu pet sozinho por muito tempo frequentemente, consiga um amiguinho animal para que ele não se sinta abandonado.
Para manter em dia a saúde do seu poodle, não são necessários cuidados especiais, muito pelo contrário, apenas o básico e comum a maioria das raças de cães. Confira os principais cuidados com o seu pet!
Exercícios
Assim como a maioria das raças caninas, os poodles precisam de uma dose de exercícios moderados diária. Então não deixe de levá-los para um passeio ao ar livre, apenas alguns minutos por dia já são o suficiente.
Os cachorros da raça poodle não podem ficar muito tempo sozinhos e sem atenção, pois podem desenvolver depressão e outras síndromes.
Os poodles possuem uma excelente capacidade de natação. A raça de cachorros poodle possui uma incrível capacidade de nadar e se locomover na água. Isso ocorre devido a sua pelagem especial adaptável a água.
Higiene do Poodle
Leve seu poodle para tomar banho no mínimo duas vezes por mês. Essa frequência se deve ao fato de os seus olhos e suas orelhas serem áreas propensas para a contração de inflamações e infecções, devendo ter cuidados especiais.
Escovação dos pelos do Poodle
O pelo dos poodles é extremamente sensível, então é de suma importância uma escovação adequada e frequente.
E lembre-se de que essa deve ser feita por uma boa escova de cerdas longas e macias, para não machucar o pelo e a pele do animal.
Ademais, a falta de uma escovação frequente e bem feita pode ocasionar, no animal, os mais variados problemas de pele.
Manutenção das orelhas, olhos e dentes do Poodle
Os cuidados com as unhas dos poodles não fogem dos padrões realizados com as demais raças caninas. Sendo assim, procure sempre manter as unhas do seu pet bem cortadas e não muito longas, para evitar machucados nele e até em você mesmo.
Um erro muito comum entre os donos de poodles é deixar os cuidados com os dentes do cão do lado. Sendo assim procure sempre manter os dentes do seu pet bem limpinhos, através de escovas de dente caninas e biscoitos higiênicos.
Não deixe de conferir o estado das orelhas do seu poodle. Isso porque, muitas vezes sujeira e outros dejetos se acumulam no ouvido do animal, podendo ocasionar infecções e inflamações.
Devido a suas orelhas longas, os poodles são mais propensos a ter infecções de ouvido, pois seu canal auditivo se encontra constantemente úmido. Dessa forma, procure sempre higienizar a orelha do seu animal.
Alimentação
A alimentação dos poodles deve ser moderada e balanceada. Isso porque, essa raça possui uma predisposição a ganhar peso, podendo prejudicar sua saúde.
O alimento do seu poodle deve ser escolhido com muita atenção, pois a raça é, de certa forma, sensível. Sob hipótese alguma dê para o seu poodle alimentos humanos, uma vez que esses são extremamente prejudiciais ao animal.
Sempre que possível, compre para o seu poodle rações específicas para a sua raça e idade. Escolha também, de preferência, alimentos compostos por ingredientes naturais e com mais nutrientes.
Pelagem
Primeiramente saiba que o pelo do Poodle é bem exclusivo da sua raça. Ele é cacheado, encaracolado, macio, bem espesso e farto.
Apesar do pelo encaracolado (na forma de cachinhos) ser o mais tradicional da raça, existem também variantes. Alguns poodles apresentam o pelo encordoado, como os cães pertencentes a raça Puli e Komondor, por exemplo.
Essa raça não costuma soltar muito pelo, exigindo, dessa forma, apenas uma manutenção básica semanal. Não deixe também de escovar o seu poodle diariamente para evitar a formação de nós em seu corpo.
Cores do Poodle
Primeiramente os poodles possuem um pelo de cor uniforme e bem sólida. A variedade de cores varia do preto ao branco, existindo também as cores creme, marrom, cinza, azul e avermelhada.
Ademais, na maioria das vezes, a cor dos filhotes de poodle se mantém a mesma quando o animal se torna um adulto.
Dentre os poodles com variação de pelo mais escura, existem tons variados na mesma cor, podendo ser mais escuros ou mais claros nas orelhas ou no focinho.
Os poodles também podem possuir uma cor de tom mais acizentado. Em competições, dá-se preferência a cores mais claras, sem nenhuma variação de tom.
As cores são as mais variadas podendo ser:
- Marrom
- Preto
- Branco
- Cinza
- Abricó
- Avermelhado
Poodle Filhote
Os filhotes de poodle costumam ser muito brincalhões e possuem extrema facilidade para serem adestrados, portanto procure um treinador preferencialmente enquanto seu pet ainda é filhote.
Além disso nessa fase, os poodles costumam ser mais apegados aos seus donos e adoram receber atenção.
Procure não deixar seu filhote muito tempo sozinho nessa fase, pois ele irá sentir uma falta extrema, podendo até mesmo desenvolver síndromes e depressão.
Mas no caso de você já ter outros cachorros adultos, lembre-se de que os filhotes necessitam de uma alimentação especial nos primeiros meses de vida.
Utilize rações especificas para a fase em que o seu poodle se encontra, pois essa irá atender as suas necessidades específicas.
Preço do Poodle
Se você está pensando em adquirir um poodle, certamente já se perguntou quanto deve custar um filhote dessa raça. No Brasil, um filhote de poodle pode custar de no mínimo 1000 reais até, no máximo, 6000 reais.
Caso você decida adquirir um filhote de poodle fora do país, saiba que os seus preços podem variar bastante.
Perguntas frequentes sobre o Poodle
1 – Como a raça se comporta com crianças, estranhos e outros animais?
Os poodles normalmente se dão bem com crianças, porém é sempre bom tomar um cuidado especial, pois os pequenos podem não ter muita noção ao tratar um cachorro e, dessa forma, acabarem se machucando.
Essa raça costuma se dar bem com outros animais, ainda mais se ambos crescerem juntos.
Entretanto, se seus poodle for o único animal da casa, ele poderá estranhar ao receber a visita de outros animais ou, até mesmo, de outras pessoas.
2 – O poodle late muito?
Depende muito do cachorro e do ambiente em que esse vive.
O poodle é uma raça muito protetora. Em decorrência disso, é muito provável que ele vá latir ou rosnar para carteiros ou outros cachorros. Mas, se ele se encontrar em seu ambiente habitual, sem a presença de estranhos, dificilmente ele irá se mostrar barulhento em demasia.
Outro fator determinante, além do ambiente em que vive, é a diferença entre as variações da própria raça. Assim o mini poodle geralmente se mostra um pouco mais barulhento que as duas outras variantes (o poodle toy e o standard).
Esse barulho em excesso pode ser causado, principalmente, se o cachorro ficar muito animado e alegre com uma brincadeira ou com a chegada de um estranho em casa.
3 – A raça destrói muito as coisas?
Pode ser, mas depende do ambiente e de como ele é criado. Mas por estar na lista dos cachorros mais inteligentes do mundo, o poodle é capaz de aprender bons hábitos como também aprender hábitos e atitudes ruins.
4 – O poodle é um cão agitado?
Mesmo sendo um animal muito alegre e energético, em geral o poodle costuma ser bem tranquilo. Assim, seu nível de energia e agitação é bem menor se comparado a outras raças caninas, como labrador e o Golden.
Então, mais uma vez o adestramento é importante para evitar um comportamento muito agitado.
Se o poodle receber um treinamento adequado de disciplina e socialização, as chances de ele se tornar agitado ou bagunceiro são mínimas.
5 – Os poodles são agressivos?
Em geral, não. Entretanto a agressividade de um cachorro depende da forma como ele é criado e não tanto de suas características genéticas.
Mas ainda assim, é sempre bom tomar cuidado com estranhos e visitas que entram na sua casa, pois nunca se sabe como o cachorro irá reagir.
Sônia says
Amo essa raça sempre quis ter um desse tamanho porte pequena